Início Notícias Em um movimento de sustentabilidade, Postos Petrobras oferecem gasolina carbono neutro

Em um movimento de sustentabilidade, Postos Petrobras oferecem gasolina carbono neutro

Exclusiva dos Postos Petrobras, Gasolina Petrobras Podium carbono neutro terá compensação de suas emissões operacionais e de uso pelos consumidores por meio de créditos de carbono

0

Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra traz para os Postos Petrobras a nova Gasolina Petrobras Podium carbono neutro, a primeira do mercado brasileiro cujas emissões são totalmente compensadas. A compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas em todo o ciclo de vida da gasolina, desde a origem até o uso, por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação florestal de biomas nacionais, será feita pela Petrobras, fornecedora do combustível. Licenciada das marcas Petrobras e Petrobras Podium, a Vibra tem a maior rede de postos do país, a mais confiável e que oferece os melhores produtos e serviços do mercado.

A disponibilização da nova gasolina fortalece a linha de produtos da companhia e reforça sua liderança no setor. A Vibra vem se mobilizando para entregar um portfólio de energias renováveis, na composição de soluções para uma economia de baixo carbono capazes de atender a demanda da transição energética e ajudar na descarbonização de seus clientes.

“Temos a responsabilidade, como a maior distribuidora de combustíveis do país, de dar o exemplo e apoiar nossos clientes em sua transição energética. Ter a gasolina Petrobras Podium carbono neutro em nossos postos é um passo importante nesta missão. Nosso time trabalha visando a evolução, buscando sempre embarcar tecnologia e inovação em nossos produtos. Vamos continuar expandindo a nossa presença e oferta da nova Podium em novas regiões e praças para que os clientes de todo o país tenham acesso a produtos com mais benefícios e atributos”, explica Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.

Neutralizando emissões em todas as etapas do ciclo de vida do combustível
Segundo a Petrobras, a neutralização, via aquisição e aposentadoria de créditos de carbono, tem o objetivo de compensar as emissões de GEE. A Petrobras mensurou os GEEs emitidos em todo o ciclo de vida do produto pela metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do “berço à roda”. Isso inclui as emissões de fontes controladas diretamente pela empresa e, também, as fontes indiretas de emissões no uso do produto.

Embora o combustível seja fóssil e, portanto, emita GEEs durante sua produção e uso, as emissões são compensadas antes da venda ao consumidor. O usuário final vai comprar uma gasolina neutra em carbono, abastecer, rodar com seu veículo, e as emissões geradas já vão ter sido compensadas. Dessa forma, a Petrobras garante a compensação das emissões em toda a cadeia de produção de petróleo, refino, distribuição e consumo da nova Gasolina Petrobras Podium.

Para o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Maurício Tolmasquim, “a Petrobras já reduziu em cerca de 40% suas emissões de GEEs desde 2015. Além disso, anunciamos, recentemente, a intenção de ampliar investimentos em renováveis e soluções de baixo carbono. A aquisição de créditos de carbono é complementar e permite ofertar produtos mais sustentáveis, enquanto apoiamos a descarbonização no Brasil, já que a rubrica de mudança de uso da terra é a mais relevante do nosso inventário nacional. O Brasil apresenta uma das matrizes energéticas mais descarbonizadas do mundo”.

Excelência e inovação disponíveis exclusivamente nos Postos Petrobras
A Gasolina Petrobras Podium, lançada em 2002, sempre foi referência no mercado por estar à frente em tecnologia e inovação. Além da compensação de emissões de GEE e da redução no teor de enxofre, a Podium manteve todos os seus diferenciais: altíssima octanagem RON 102 e teor de enxofre abaixo de 20 ppm (partes por milhão). Trata-se da melhor octanagem de fábrica, obtida com as mais nobres correntes dos avançados processos de refino. Soma-se a isso a tecnologia de aditivação da Vibra, chamada Tecno 3, que garante limpeza, proteção e economia.

 

A gasolina Petrobras Podium é o combustível oficial da Stock Car desde 2015, principal competição automobilística do país, e da equipe Lubrax | Podium Stock Car Team, que tem como pilotos Felipe Massa e Júlio Campos. A Podium permite que motores de alto desempenho alcancem a potência máxima com que foram projetados, e seu menor teor de enxofre preserva sistemas de pós-tratamento responsáveis por reduzir as emissões do veículo.

Fora das pistas, ela é indicada para motos ou veículos a gasolina ou flex com motores com taxa de compressão acima de 10:1, embora qualquer motor possa usufruir de seus benefícios. Sua formulação garante ainda maior estabilidade à degradação, protegendo o tanque e o motor caso o veículo fique parado por um longo período. Para mais informações acesse o site.

A nova Gasolina Petrobras Podium, desenvolvida no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), traz consigo esse histórico de pioneirismo e passa, agora, a ser a única carbono neutro, mantendo o máximo desempenho. Produzida, atualmente, na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), a nova Gasolina Petrobras Podium está disponível exclusivamente nos Postos Petrobras selecionados das principais cidades do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui