Início Notícias Itaú: Curadores de museus de São Paulo visitam a The Town para...

Itaú: Curadores de museus de São Paulo visitam a The Town para explorar a arte de Refik Anadol

Secretaria da Cultura do Estado selecionou representantes de três museus para vivenciarem a experiência digital e imersiva do artista

0
Reprodução

Capital cultural do Brasil, a cidade de São Paulo se tornou também nas duas últimas semanas a capital da música, com a realização da primeira edição do The Town, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo. E o aspecto da arte ganha destaque neste domingo (10), com a visita de curadores e educadores de alguns dos principais museus da cidade ao festival para verem presencialmente a obra do artista turco-americano Refik Anadol – apresentada no Brasil pela primeira no espaço do Itaú Unibanco na Cidade da Música.

Entre os curadores e educadores que foram até o espaço estão os do Museu da Língua Portuguesa, Museu Afro Brasil Emanoel Araujo e do Museu das Favelas. Refik Anadol é um pioneiro na arte digital, que tem liderado a discussão sobre como as novas tecnologias digitais estão redefinindo a cultura contemporânea. Os espectadores de suas obras experimentam um espaço imersivo onde os mundos tecnológico e físico se fundem.

“Levar a obra de Refik Anadol para o The Town teve como objetivo impactar positivamente a vida diária das pessoas, gerando boas experiências e memórias emocionais. Refik é um artista que consegue se expressar por meio da tecnologia mais avançada, conectando com sucesso seu público simultaneamente com futuro e presente. Fazer a ponte deste artista, pela primeira vez no Brasil, com curadores e educadores de alguns dos museus mais relevantes do país é algo que complementa ainda mais o nosso propósito”, afirma Rodrigo Montesano, superintendente de marketing do Itaú.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Itaú (@itau)

‘’É de suma importância que os representantes dos nossos museus visitem a exposição de Refik Anadol, no The Town. A experiência de entrar em contato pela primeira vez com a obra deste artista enriquece o repertório dos educadores e curadores de nossos museus. Refik é uma referência quando se trata de arte e tecnologia, e essa ação está alinhada com nosso propósito de investir cada vez mais em exposições inovadoras e inéditas para o estado de São Paulo”, afirma Marília Marton, Secretária de Cultura do Estado de São Paulo.

O Artista
Refik Anadol ganhou ainda mais reconhecimento quando cativou e envolveu os visitantes do MoMA em Nova Iorque com “Unsupervised”, uma obra imersiva e contemplativa criada em colaboração com a inteligência artificial. Pela primeira vez no Brasil, sua arte é destaque no espaço do Itaú Unibanco no The Town, e pode ser vista por todos os visitantes que aproveitaram os shows na cidade da música.

 

O artista e sua equipe têm sido pioneiros em treinar algoritmos personalizados de aprendizado de máquina para processar esses vastos conjuntos de dados disponíveis publicamente que revelam camadas não reconhecidas de nossas realidades externas, memórias coletivas e sonhos. O estúdio trabalhou com mais de 4 bilhões de imagens e treinou mais de 300 modelos de IA com conjuntos de dados de imagem, som e texto.

O Itaú é apoiador do Museu da Favela e da temporada 2023 do Museu da Língua Portuguesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui