Início Notícias Start-up Sebrae e AWS promovem treinamento gratuito para 25 mil profissionais de Startups

Sebrae e AWS promovem treinamento gratuito para 25 mil profissionais de Startups

Anunciar a iniciativa em pleno Startup Summit é também uma vitória de um ecossistema que cresce cada vez mais, segundo Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae em Santa Catarina.

0

O Sebrae Startups, plataforma de iniciativas voltadas para startups do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram a iniciativa em conjunto para capacitar gratuitamente 25 mil profissionais do ecossistema de startups do País. O objetivo é desenvolver o conhecimento técnico, promover o acesso à formação profissional em tecnologia e ampliar as possibilidades de futuro e tecnologias para startups de diferentes setores, além de apoiar a jornada de crescimento de empreendedores que queiram começar no setor. As inscrições para a capacitação podem ser feitas a partir de hoje no portal da AWS e Sebrae Startups.

A abertura das inscrições foi anunciada durante o Startup Summit, evento realizado pelo Sebrae Startups em Florianópolis (SC), e será seguida de treinamentos presenciais para 400 startups presentes no evento, que foram previamente selecionadas no Programa 1K+, que está conectando estas empresas com corporates, gestoras de venture capital e missões internacionais.

O treinamento terá conteúdos AWS que também serão oferecidos online: Escale sua startup com aplicações modernas e Inteligência artificial generativa e machine learning para startups. Segundo dados da Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, haverá um déficit de 530 mil profissionais de TI no Brasil até 2025.

“Temos orgulho de ter contribuído para o nascimento de startups brasileiras que hoje se tornaram multinacionais, como o Nubank e a VTEX. Queremos expandir o acesso ao conhecimento sobre nuvem e sobre IA generativa, para que mais empresas se apropriem dessas tecnologias no Brasil”, afirma Andréa Leal, gerente de Treinamentos Massivos da AWS na América Latina. “Poder contar com o apoio do Sebrae Startups faz toda a diferença para alcançar esse objetivo. Juntos vamos educar o ecossistema de startups, fundadores e jovens empreendedores sobre os diferenciais no uso da nuvem e da IA”.

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, destaca que a colaboração faz parte de uma meta ambiciosa do Sebrae Startups, que visa impactar cerca de 10 mil startups até o final de 2023 através da plataforma. “A entidade já é reconhecida por sua capilaridade que permite que as startups façam networking, participem de eventos e diversos programas de capacitação que auxiliam em suas jornadas de negócio. Acreditamos que essa colaboração com a AWS é fundamental para continuarmos fomentando a evolução de negócios inovadores e disruptivos, especialmente por ser acessível e acontecer em um evento já consolidado no ecossistema de startups”.

Anunciar a iniciativa em pleno Startup Summit é também uma vitória de um ecossistema que cresce cada vez mais, segundo Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae em Santa Catarina. “Hoje, o setor de tecnologia e inovação ultrapassa os R$22 bilhões em faturamento no Estado. A união entre o Sebrae e a AWS, anunciada em pleno Startup Summit, é resultado dos esforços das empresas em trazer temas e tendências nacionais e internacionais que são pertinentes para empreendedores que querem investir em tecnologia e inovação”, afirma.

A colaboração entre a AWS e o Sebrae Startups visa desenvolver conhecimento técnico para profissionais de startups brasileiras de diversos segmentos, oferecendo além de capacitação, sessões de mentoria com especialistas. O projeto, que conta com diversas etapas até dezembro de 2024, começa em setembro deste ano com uma sessão informativa e tem o início das aulas programado para outubro. O curso conta com temáticas de conceitos introdutórios de computação em nuvem até módulos que abordam os benefícios do uso da nuvem, segurança e modelos de serviço. É indicado a todos os colaboradores das startups e empreendedores interessados em entrar no setor.

 

Os participantes também terão acesso ao programa AWS Activate, com orientação personalizada, ferramentas, recursos, modelos de infraestrutura pré-desenvolvidos e suporte especializado gratuitos. Os benefícios incluem mais de 40 modelos de solução para criar e implantar produtos, dicas selecionadas por especialistas da AWS para necessidades comerciais específicas, técnicas e treinamento em práticas recomendadas do Aprenda com a AWS.

Entre cursos pagos e gratuitos, a AWS já capacitou mais de 500 mil pessoas no Brasil e 1.2 milhão de pessoas na América Latina desde 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui