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Projeto Serasa na Estrada desembarca em São Paulo para levar educação financeira e serviços grátis

Mais de 16,7 milhões de paulistas estão inadimplentes e somam dívidas que chegam a R$ 93,9 bilhões, segundo dados do Mapa da Inadimplência de julho;

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A zeladora de serviços gerais Rosângela da Silva Floriano conseguiu renegociar sua dívida com o banco, de R$ 347, com desconto de 70%. Ela foi uma das consumidoras que aproveitou a oportunidade proporcionada pelo Serasa na Estrada, projeto itinerante que chega a São Paulo na próxima terça-feira, 29/08, após ter passado por Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. O atendimento aos paulistanos no emblemático caminhão rosa aconterá até sábado, dia 2/9, em local a ser divulgado nos próximos dias.


Rosângela aproveitou a iniciativa da Serasa para se informar em relação à educação financeira e buscar orientações para evitar a inadimplência novamente, situação que atinge mais de 71,41 milhões de brasileiros, segundo dados do Mapa da Inadimplência da Serasa. “Não é fácil limpar o nome com os juros altos dos dias de hoje”, comenta a consumidora. “Tem que saber se organizar com o salário e aproveitar oportunidades como essa para pagar as dívidas”.

É para beneficiar famílias como a de Rosângela que o projeto Serasa na Estrada está prestando atendimento presencial a milhares de pessoas em busca dos serviços oferecidos pela empresa: além da negociação de dívidas, o caminhão proporciona a consulta de pontuação de Score, solicitação de crédito, proteção de dados pessoais e informações sobre a Carteira Digital Serasa, que organiza todas as finanças pessoais em um só lugar.

São Paulo é a quarta cidade a receber o serviço itinerante, que iniciou sua jornada no dia 8 de agosto, em Porto Alegre. Na capital paulista, os atendimentos ocorrem das 7h30 às 18h na terça-feira; das 9h às 18h de quarta a sexta-feira; e das 9h às 13h no sábado.

A caravana vai passar por 22 cidades de Sul a Norte do país, em uma viagem com seis meses de duração. Com encerramento em Manaus (AM), previsto para fevereiro de 2024, o trajeto contará com 10,5 mil quilômetros rodados.

Inadimplência em São Paulo

No Brasil, os índices de inadimplência quebraram o recorde da série histórica da Serasa em maio deste ano ao atingir 71,9 milhões de pessoas. Entretanto, os números tiveram queda nos últimos dois meses chegando a 71,41 milhões em julho. Ainda de acordo com o Mapa da Inadimplência, 43,72% da população adulta do país tem alguma dívida em atraso.

Dentro deste cenário, mais de 16,7 milhões de paulistas estão inadimplentes e somam dívidas que chegam a R$ 93,9 bilhões, segundo dados de julho. Em média, cada devedor do Estado de São Paulo tem cerca de R$ 5,6 mil em débitos, e o Estado registrou 45,82% da sua população adulta inadimplente – valor acima da média nacional.

A maior parte das dívidas do Estado está concentrada em três setores: Bancos e Cartões (29,23%); Utilities (29,09%), que são contas de gás, água e luz; e Financeiras (18,12%), empresas que concedem crédito mas que não são bancos. Entre as faixas etárias, os maiores inadimplentes têm entre 41 e 60 anos (36,3%), seguidos pela população entre 26 e 40 anos (34,9%) e por pessoas com mais de 60 anos (17,4%).

 

Atendimento personalizado

 

Com roupagem nova e digitalizada, o Serasa na Estrada traz novidades nos serviços oferecidos à população e atendimento. Desta vez, além de seis atendentes presenciais e uma equipe focada nos atendimentos, o caminhão está equipado com um estúdio completo para entrevistas, transmissão de lives, rodadas de conversas, palestras de educação financeira, programas de podcast e gravações de conteúdo.

O “Serasa móvel” está especialmente adaptado para prestar atendimento presencial a milhares de pessoas em busca de serviços que vão além da negociação de dívidas, como consulta de pontuação de score, solicitação de crédito, proteção de dados pessoais e informações sobre a carteira digital Serasa, que organiza todas as finanças pessoais em um só lugar.

“O objetivo é levar os serviços e orientações sobre como lidar com o dinheiro, especialmente, para quem tem acesso digital limitado ou pouca afinidade e confiança na internet”, afirma Clara Aguiar, especialista da Serasa que acompanha a caravana para estimular a mensagem da educação financeira.

Serviços gratuitos disponíveis no veículo:

• Consulta de pontuação de crédito
• Negociação de dívidas
• Solicitação de empréstimos e cartões de crédito
• Unificação de pagamentos e contratação de serviços na carteira digital

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