Início Notícias Em nova política de remuneração, Petrobras reduz dividendos

Em nova política de remuneração, Petrobras reduz dividendos

Essa nova política de dividendos entra em vigor imediatamente e será aplicada ao resultado do segundo trimestre de 2023.

0

Petrobras (PETR4) anuncia nova política de dividendos com aprimoramentos significativos, visando alinhar-se às estratégias do Plano Estratégico 2024-2028 e garantir a sustentabilidade financeira da companhia a longo prazo. Em reunião do Conselho de Administração (CA), aprovou-se por maioria a revisão da Política de Remuneração aos Acionistas, incluindo a possibilidade de recompra de ações, em resposta às mudanças nos elementos estratégicos do PE 2024-28 e ao direcionador de investimento em baixo carbono.


A decisão tomada em 11/05/2023 determinou que a Diretoria Executiva elaborasse uma proposta de aperfeiçoamento da Política, levando em consideração a importância de adaptá-la ao cenário atual. Com a inclusão da recompra de ações, a Petrobras busca alinhar-se às suas principais pares internacionais, que têm implementado robustos programas de recompra como complemento ao pagamento de dividendos.

A nova Política de Remuneração deixa claro que a fórmula para calcular a remuneração aos acionistas será aplicada trimestralmente sobre o fluxo de caixa do consolidado da Companhia do respectivo trimestre. O percentual aplicado sobre o fluxo de caixa livre foi reduzido de 60% para 45%, como parte do aprimoramento da política, com o objetivo de aumentar o nível de confiança na consecução do PE 2024-28.

Além disso, a Petrobras ressaltou que os princípios da Política visam promover a previsibilidade dos pagamentos de proventos aos acionistas, garantindo ao mesmo tempo a perenidade e a sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos, sem comprometer a capacidade de crescimento da companhia.

Com relação à recompra de ações, a Petrobras adotará programas de recompra relacionados à Política de Remuneração, com o objetivo de manter as ações adquiridas em tesouraria e posteriormente cancelá-las. Essa medida permitirá à companhia uma maior flexibilidade na gestão de suas ações, proporcionando benefícios adicionais aos acionistas.

 

Essa nova política de dividendos entra em vigor imediatamente e será aplicada ao resultado do segundo trimestre de 2023. A expectativa é que as mudanças fortaleçam a relação da Petrobras com seus acionistas, promovendo a confiança no crescimento sustentável da empresa e refletindo sua busca contínua por melhores práticas e alinhamento às tendências do mercado global.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui