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EBITDA recorrente da GOL supera R$1 bilhão no 4T22

Neste trimestre, a GOL avançou na retomada de capacidade (ASKs), atingindo cerca de 86% do patamar do 4T19, com pico de 88,5% em dezembro.

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Divulgação

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (“GOL” ou “Companhia”) (B3: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior Companhia aérea doméstica do Brasil, anunciou hoje o seu resultado consolidado do quarto trimestre de 2022 (4T22). No trimestre, a Companhia registrou seu maior EBITDA desde o início da pandemia, resultado do foco contínuo da Administração em alcançar maior produtividade por meio do aumento dos yields, da redução de custos unitários excluindo combustível e da melhor utilização da frota. A combinação de maior produtividade com forte demanda turística resultou em uma melhora significativa nas margens operacionais durante o quarto trimestre.

 

Celso Ferrer, Diretor-Presidente, comentou: “Este ano foi marcado pelo retorno às operações normais em muitos aspectos. Focamos no controle de custos e no aumento de nossas margens, e nossos fortes resultados no quarto trimestre são evidências de que nossa abordagem está funcionando. A demanda dos Clientes continua a crescer, principalmente dos viajantes a negócios e “bleisure”. No trimestre, também reativamos mais rotas de Congonhas e Santos Dumont para atender o segmento corporativo, importante fonte de continuidade do crescimento de receitas. Ao entrarmos em 2023, manteremos a consistência de nosso desempenho operacional e fortaleceremos nossa malha aérea com rotas que aumentem ainda mais nossos níveis de produtividade. A GOL segue rumo ao sucesso. Gostaria de agradecer a todos os nossos Clientes, Time de Águias, fornecedores, parceiros e acionistas pela confiança depositada em nossa Administração, que foi fundamental para chegarmos a este ponto da evolução da Companhia.”

Todas as informações nesse release são apresentadas em Reais (R$), de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS) e com métricas ajustadas, disponibilizadas para possibilitar a comparabilidade desse trimestre com o mesmo período do ano anterior (4T21). Indicadores ajustados (recorrentes) excluem os gastos não recorrentes relacionados ao resultado do trimestre, e estão detalhados nas respectivas tabelas.

Informações Financeiras não Auditadas

As informações financeiras relativas ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2022 e ao período de três meses findo em 31 de dezembro de 2022 constantes deste documento não foram auditadas ou objeto de revisão limitada pelos auditores da GOL. As demonstrações financeiras completas referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2022 ainda se encontram em processo de revisão pelos auditores independentes da Companhia e serão divulgadas ao mercado após a conclusão dos respectivos trabalhos pelos auditores independentes. A GOL não antecipa que será necessária a realização de ajustes ou alterações nas informações ora divulgadas. Não obstante, caso seja necessária a realização de quaisquer ajustes, a Companhia manterá o mercado devidamente informado.

Sumário dos Resultados do Quarto Trimestre de 2022 (vs. 4T21)

· O número de Passageiro-Quilômetro Transportado Pago (RPK) aumentou 25,1%, enquanto o total de Assento-Quilômetro Ofertado (ASK) cresceu 29%;
· A Receita Líquida aumentou 61,7%, atingindo recorde de R$4,7 bilhões. As Receitas Auxiliares, principalmente de SMILES e GOLLOG, triplicaram para R$340,7 milhões;
· A taxa de ocupação média (load factor) diminuiu 2,5 pp para 80,1%. A taxa de ocupação doméstica registrada foi 80,6%, 2,1 pp inferior à do 4T21, enquanto a taxa de ocupação internacional foi de 75,6%;
· A utilização das aeronaves foi de 11,6 horas por dia;
· O número de passageiros transportados pela Companhia foi de 7,8 milhões, um aumento de 18,6%;
· A Receita Líquida por Assento-Quilômetro Ofertado (RASK) evoluiu 25,3% para 41,5 centavos (R$);
· O yield médio por passageiro cresceu 24,8% para 48,2 centavos (R$), maior patamar da história da GOL;
· O Custo por Assento-Quilômetro recorrente aumentou em 2,0% para 35,35 centavos (R$). O CASK Combustível cresceu 40,9% para 16,25 centavos (R$), devido ao aumento de 43,6% nos preços do querosene de aviação (QAV). O CASK Ex-Combustível recorrente reduziu em 17,4% para 19,09 centavos (R$), ou 3,6 centavos (US$);
· O EBITDA recorrente foi R$1,2 bilhão com margem de 25%, enquanto o EBIT recorrente foi de R$706 milhões com margem de 15%;
· A Companhia gerou aproximadamente R$0,8 bilhão de caixa no 4T22 decorrente do maior volume de faturamento e de iniciativas de capital de giro, parcialmente compensado pela alta no preço do querosene da aviação;
· O lucro líquido foi de R$230,9 milhões (R$0,55/ação e US$0,21/ADS), enquanto o prejuízo líquido recorrente foi de R$381,6 milhões (-R$0,91/ação e -US$0,35/ADS); e
· A relação dívida líquida (incluindo 7x os pagamentos de arrendamento anuais e excluindo o bônus perpétuo) sobre o EBITDA recorrente UDM foi de 9,5x em 31/12/2022, 0,2x menor em relação à alavancagem no final de 2021. Em dezembro foi emitido US$200 milhões em Secured Amortizing Notes, e realizado maior pagamento de arrendamento corrente no trimestre.

Comentários da Administração

No ano passado, a GOL iniciou uma nova fase caracterizada por alta eficiência e menores custos. O 4T22 foi marcado pelo maior yield da história da Companhia e pela maior margem operacional desde o início da pandemia. A GOL registrou uma forte recuperação na demanda por viagens aéreas em todos os segmentos, transportando mais de 7,7 milhões de passageiros no trimestre, elevando o total de viajantes em 2022 para aproximadamente 27,3 milhões. Posteriormente, a Companhia expandiu o Assento-Quilômetro Ofertado em 29% no 4T22, em comparação com o 4T21.

Ao mesmo tempo, a GOL permaneceu comprometida com o seu modelo de negócios de baixo custo e alta produtividade, adotando uma abordagem racional para as rotas operacionais. Os níveis de utilização de aeronaves da Companhia estão entre os mais altos da indústria – uma vantagem competitiva que reduz os custos unitários e impulsiona a geração de caixa. Esse modelo de negócios é apoiado ainda mais pela otimização da frota da GOL, com a conversão de aeronaves não operacionais em cargueiros e a substituição dos 737 NG por novas aeronaves MAX 737. No quarto trimestre, a GOL adicionou uma nova aeronave MAX-8, totalizando 38 aeronaves MAX que representavam 26% da frota total no final de 2022.

Em dezembro, a GOL emitiu Secured Amortizing Notes no valor de aproximadamente US$200 milhões, visando estender certas obrigações diferidas de arrendamento em um ano adicional até 2026 e reduzir o desembolso com pagamentos de arrendamento ao longo de 2023, devido ao período de carência de 12 meses. Essas Notes têm garantia de recebíveis não onerados, um custo médio de capital para GOL de 4,3% a.a. e representam uma nova e inovadora iniciativa para o programa de liability management da Companhia. Esse financiamento foi obtido com sucesso em um ambiente de mercado de capitais pouco propício a novas emissões, refletindo assim a confiança na força dos negócios da GOL e na sua Administração.

Esses resultados puderam ser alcançados graças à excelência do Time de Águias, em conjunto com contínuos investimentos em tecnologia e na melhoria da experiência dos Clientes, além da confiança de nossos Clientes, parceiros, fornecedores e acionistas.

Recorde de Receita e Faturamento

No 4T22 a GOL alcançou receita operacional líquida de R$4,7 bilhões – a maior da história da Companhia. A GOL se concentrou em várias iniciativas estratégicas importantes durante o trimestre, tais como: assegurando uma malha aérea mais ampla para destinos de lazer no Nordeste, a introdução de novos mercados regionais, a retomada dos mercados corporativos nas rotas RJ-SP, e a melhoria nos canais digitais da Companhia. Combinadas, essas iniciativas ajudaram a aumentar significativamente o RASK em 25,3% e o yield em 24,8%, comparativamente ao 4T21.

A Companhia também alcançou o maior patamar de vendas em um trimestre, gerando cerca de R$5,4 bilhões. Isso foi conquistado pela gestão eficiente do estoque de tickets e pelo crescimento das unidades de negócio SMILES e GOLLOG, que expandiram 25% e 18% respectivamente em relação ao 4T21, e registraram um faturamento conjunto de aproximadamente R$1,3 bilhão. Em novembro, mês caracteristicamente forte para as vendas devido à Black Friday, a GOL superou os patamares diários de venda versus o 4T19, mesmo com a desaceleração observada no varejo no Brasil.

“O crescimento dos yields ao longo dos últimos trimestres demonstra a força de nossa malha aérea altamente atraente aos viajantes de bleisure. Esperamos que a recuperação do mercado corporativo no quarto trimestre continue a se intensificar durante 2023 e a contribuir para a expansão do mercado de aviação em geral. Apesar do maior custo de vida, os brasileiros desejam viajar. A GOL permanece comprometida em controlar os custos e oferecer uma excelente experiência para melhor atender seus Clientes,” comentou Eduardo Bernardes, Chief Revenue Officer (CRO).

Capacidade, Produtividade e Diluição de Custos

Neste trimestre, a GOL avançou na retomada de capacidade (ASKs), atingindo cerca de 86% do patamar do 4T19, com pico de 88,5% em dezembro. A gestão da oferta da Companhia busca maximizar a rentabilidade de cada voo. Apesar da GOL ter permanecido como a única aérea no mercado com capacidade inferior aos patamares de 2019, ela já atingiu o custo unitário excluindo combustível do período pré-pandêmico (19,09 centavos (R$)). A Companhia espera reduzir continuamente o seu custo unitário excluindo combustível, à medida que retoma toda a sua capacidade nos próximos trimestres.

A utilização da frota operacional no 4T22 atingiu 11,6 horas por dia, um aumento de cerca de 1% comparativamente ao trimestre anterior. É importante ressaltar que outros indicadores de produtividade também apresentaram evolução, alcançando patamares superiores quando comparados a 2019, como o ASK por número de Colaboradores, em 0,81 (+28,3% vs. 4T21 e estável em relação ao 4T19), e o consumo de combustível por hora-bloco operada, em 2,7 (-3,7% vs. 4T21 e -7,3% vs. 4T19).

Unidades de Negócio SMILES e GOLLOG como Alavancas de Receita Auxiliar

As Receitas Auxiliares, principalmente de SMILES e GOLLOG, triplicaram para R$340,7 milhões no 4T22, representando cerca de 7,2% da receita líquida total da GOL.

A SMILES encerrou o 4T22 com 20,9 milhões de Clientes (6% acima do 4T21) e quase 1 bilhão de milhas resgatadas (26% superior ao 4T21), atestando sua posição de liderança no mercado como o melhor programa de milhagem da região. O faturamento foi de R$1,1 bilhão no trimestre, e os ganhos provenientes da sinergia após a incorporação pela GOL continuaram a ser capturados, demonstrando a força dos investimentos realizados pela Companhia e a consolidação de um forte instrumento de capital de giro.

A GOLLOG, em parte pelo seu contrato de operação dedicada com a MELI até o momento para duas aeronaves, elevou seu faturamento para R$189 milhões, o maior patamar histórico trimestral. O contrato junto ao MELI prevê uma operação de até seis aeronaves para o ano de 2023, com opção para adição de outras seis, e será um importante fator no aumento da presença da GOL no mercado de transporte de cargas, que possui demanda crescente nos últimos anos.

Expansão da Malha e Recuperação do Mercado Corporativo

O quarto trimestre foi caracterizado pela forte demanda por voos de lazer no início da alta temporada do Brasil. A GOL expandiu a conectividade de sua malha aérea internacional, oferecendo voos adicionais entre Brasília e Orlando, além de inaugurar voos entre o aeroporto de Galeão, no Rio de Janeiro, conectando-se à capital do Uruguai, Montevidéu. Durante este trimestre, a Companhia também reativou rotas para as cidades de Córdoba e Rosario na Argentina, servindo 100% de seus destinos pré-pandêmicos naquele país. Finalmente, em dezembro, a GOL fez seus voos inaugurais entre Manaus e Miami com o Boeing 737-MAX 8, conectando o norte do Brasil aos Estados Unidos.

No mercado doméstico, em resposta à recuperação da demanda corporativa, a Companhia aumentou em 40% a oferta para o Rio de Janeiro e atingiu recorde de assentos em Congonhas. A GOL está se preparando para ofertar novos destinos a partir do primeiro trimestre de 2023, além dos seis aeroportos que passaram a ser atendidos a partir de outubro: Santa Maria (RIA), São José do Rio Preto (SJP), Uberaba (UBA), Uruguaiana (URG), Ipatinga – Vale do Aço (IPN), Araçatuba (ARU) e Juiz de Fora – Zona da Mata Mineira (IZA), que são operados por meio do acordo com a Voepass.

Em novembro, a GOL anunciou a ampliação das operações no Centro-Oeste, conectando capitais da região em voos diretos para o Sul e Nordeste durante a alta temporada. Ainda em novembro, a GOL inaugurou o voo entre Salvador e Lençóis. No Sul, a Companhia também consolidou sua presença por meio de voos inaugurais entre Santa Maria e São Paulo, além de novas rotas que ligam Curitiba a Florianópolis e Porto Alegre.

“Temos adotado uma abordagem cuidadosa e planejada para aumentar a capacidade e retomar as rotas nos mercados domésticos e internacionais. Queremos garantir que a demanda realmente exista, além de buscar otimizar a utilização de aeronaves e reduzir o custo unitário, excluindo combustível. Temos a flexibilidade necessária para retornar a outros mercados corporativos em 2023, se e quando a demanda estiver presente, por meio da combinação de uma frota eficiente com a alta produtividade,” concluiu Celso Ferrer.

Plano de Transformação de Frota

No 4T22, a Companhia recebeu uma aeronave nova do modelo Boeing 737-MAX 8, totalizando 38 737-MAX 8 ao final de 2022, o que representou 26% da sua frota. A Companhia devolveu duas aeronaves Boeing 737-NG no trimestre.

Em 2023, e apesar dos impactos nas cadeias logísticas globais, a Companhia espera receber 15 novas aeronaves, elevando para 53 o total de aeronaves Boeing 737-MAX 8 em sua frota.

Investimentos para Melhorar a Experiência do Cliente

Nos últimos três meses findos em dezembro de 2022, a Companha inaugurou iniciativas importantes visando o aperfeiçoamento da experiência dos seus Clientes, que vão desde o novo serviço da GOLLOG (CHEGOL), que auxilia Clientes com itens esquecidos em voos, até a estreia de operação de ‘ponte aérea’ entre Buenos Aires e São Paulo, em conjunto com a parceira Aerolíneas Argentinas, promovendo maior flexibilidade para os Clientes visitarem a capital argentina.

Em outubro, a Companhia foi reconhecida pelo Jornal Folha de S.Paulo, pela quinta vez consecutiva, como a marca Top of Mind na categoria empresas aéreas. Em novembro, a GOL novamente recebeu da APEX (Airline Passenger Experience Association) o prêmio Four Star Low Cost Carrier, um reconhecimento aos esforços da Companhia em oferecer o melhor produto aos Clientes por meio do ‘Jeito GOL de Servir’. Por fim, em dezembro, a GOL foi premiada como a marca de aérea mais admirada pelos cariocas, em pesquisa realizada pelo jornal O Globo em parceria com a Troiano Branding.

“Buscamos oferecer um produto diferenciado para os nossos Clientes, principalmente no segmento corporativo. Nosso produto é o somatório de serviço de bordo, opções de voos, flexibilidade, tecnologia para a jornada do Cliente, e um programa de milhagem consistente e com benefícios tangíveis. Buscamos a excelência em todas essas áreas. No centro disso está a história de GOL como pioneira na aviação e seu investimento contínuo no engajamento e na alavancagem do nosso Time de Águias para ir ao alto e além,” disse Carla Fonseca, Diretora de Experiência do Cliente e Presidente da SMILES.

Desenvolvimentos em ESG

No 4T22, a GOL recebeu a certificação IenVA Estágio 2 e registrou uma melhora no seu índice CDP, agora com rating B-. Por intermédio da MOSS, a GOL já oferece aos seus Clientes a possibilidade de neutralização de carbono na compra de passagens aéreas. Em novembro, a GOL e a GLOBO firmaram nova parceria para também neutralizar emissões em viagens corporativas essenciais, uma medida inédita na indústria. Em dezembro, a segunda rota 100% Carbono Neutro do Brasil, que conecta Congonhas a Bonito, também completou um ano de existência, neutralizando um total de 2.700 toneladas de CO2 em mais de 210 voos de ida e volta.

A Companhia criou e consolidou grupos de Diversidade e Inclusão para atender a pluralidade do seu Time de Águias, abordando temas como: Equidade Racial, Equidade de Gênero, LGBT+, Acessibilidade, Gerações e Ambiental. Este grupo está responsável pela criação de indicadores de desempenho e por suportar a evolução da Companhia nestes assuntos. No Instituto GOL, a Companhia registrou 19 instituições que foram apoiadas diretamente, fortalecendo o seu pilar Educacional.

Grupo Abra

Em 1º de março de 2023, o acionista controlador da GOL, o Mobi Fundo de Investimento em Ações Investimento no Exterior (“Mobi”) anunciou que o Mobi e alguns dos principais investidores da Avianca assinaram naquela data um aditivo ao Contrato de Contribuição Principal (“Contrato de Contribuição Principal”) que foi objeto de fato relevante da Companhia em 11 de maio de 2022. Como parte da implementação da transação prevista no Contrato de Contribuição Principal, conforme alterado, o Mobi foi transferido para o Grupo ABRA Limited, uma empresa incorporada sob as leis da Inglaterra e no País de Gales (“Abra”), todas as ações emitidas pela empresa realizada pela Mobi.

Após a transferência de ações descritas acima, as ações emitidas pela Companhia mantidas pela Abra serão transferidas para duas empresas incorporadas sob as leis da Inglaterra e do País de Gales, denominadas Abra Mobi LLP e Abra Kingsland LLP. A Abra Mobi LLP, juntamente com os irmãos Constantino, manterá o controle de voto de 50% das ações ordinárias emitidas pela GOL (“ações ordinárias”); e a Abra Kingsland LLP manterá o controle de voto de 50% das Ações Ordinárias. A Abra Mobi LLP será controlada diretamente por Mobi (irmãos Constantino) e a Abra Kingsland LLP será controlada diretamente por Kingsland. Após a implementação dessas etapas, os irmãos Constantino e Kingsland, por meio de suas participações diretas e indiretas, conforme aplicável, manterão cada um 50% das Ações Ordinárias e a Abra manterá 100% dos direitos econômicos sobre as ações da emissão da Companhia contribuído pela Mobi para a capital das Sub-Holdings.

As partes do Contrato de Contribuição Principal entrarão em um Acordo de Acionistas para governar seus direitos e obrigações como acionistas da Abra, com o Mobi (e, indiretamente, os irmãos Constantino) e os principais investidores da Avianca se tornando co-controladores de Abra. A Transação não implica a necessidade de realização de uma oferta pública.

Refinanciamento Transformacional

Em 3 de março de 2023, a GOL emitiu Senior Secured Notes com vencimento em 2028 no valor de até US$1,4 bilhão em uma colocação privada para o Grupo Abra Limited, acionista controlador da GOL. As Notes têm uma taxa de juros de 18%, dos quais 4,5% serão pagos em dinheiro e 13,5% serão payment-in-kind, garantidos pela propriedade intelectual e pela marca da Smiles, o programa de fidelidade líder da Companhia, e também um gravame pari-passu sobre a propriedade intelectual, marca e peças de reposição da GOL.

A emissão é composta de até US$451 milhões em dinheiro para usos específicos, sujeitos a determinadas condições e aprovações, e a contribuição e recompra de US$1.077 milhões em valor nominal dos títulos em circulação da GOL, representando 83% dos títulos que vencem em 2024, 47% dos títulos com vencimento em 2025, 61% dos títulos que vencem em 2026, e 10% dos bônus perpétuos. Esses títulos foram cancelados representando um desconto ao par de US$312,6 milhões. Pro-forma para essa operação, a dívida líquida da GOL será reduzida em mais de US$100 milhões e resultará em mais de US$30 milhões de economias anuais em pagamentos de juros.

A transação representa uma das maiores operações de refinanciamento amplo e de liability management tanto na indústria de empresas aéreas como em mercados emergentes. Ela também representa a décima operação de liability management ou aumento de capital que a GOL completou desde o início da pandemia de Covid-19.

Como resultado dessa eficiente gestão de passivos, a GOL obteve diversos benefícios importantes em sua estrutura de capital e melhoria significativa em seu perfil de crédito, aumentando a maturidade média de seus títulos de 2,5 para 4,4 anos, acessando US$451 milhões em recursos monetários, e reduzindo significativamente os pagamentos anuais de juros.

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