Início Notícias A história da mulher que pilota uma das maiores aeronaves da LATAM

A história da mulher que pilota uma das maiores aeronaves da LATAM

Aline Gonçalves Canedo é natural de Londrina (PR), cresceu em Tamarana (PR), e transporta cargas dentro e fora do Brasil como copiloto de um Boeing 767 cargueiro da LATAM Cargo

0
Foto: arquivo pessoal/Aline Gonçalves Canedo

Pode-se dizer que a paixão de Aline Canedo pela aviação é uma herança passada de pai para filha. Natural de Londrina (PR) e criada em Tamarana (PR), a copiloto de 31 anos acumula mais de 3 mil horas de voo e sobrevoa os céus do Brasil e do mundo em uma das maiores aeronaves da LATAM, o Boeing 767 cargueiro da LATAM Cargo, com a responsabilidade de transportar cerca de 55 toneladas por voo com segurança e agilidade.

A sua relação com a aviação começou dentro de casa. O pai, Santino, apaixonado por aviões, sempre compartilhou seu sonho de ser piloto, o que despertou o interesse da filha. A certeza veio quando, pela primeira vez, teve a chance de ver um helicóptero de perto em sua cidade. “No momento em que ele saiu do chão, eu percebi que era aquilo que eu realmente queria para minha vida”, conta Aline. Determinada em seguir a profissão, ingressou na faculdade de Ciências Aeronáuticas e foi a aluna de melhor desempenho entre os concluintes. “Lembro que o reitor da universidade ficou surpreso pelo fato de uma mulher ter ficado em primeiro lugar no curso”, compartilha.

A paranaense conta que surgiram diversas oportunidades em outras áreas, mas não abria mão da aviação. Ao concluir o curso de piloto comercial, trabalhou em uma escola de aviação. “Eu era responsável por abrir e fechar o hangar, vender peças, tudo isso só para estar no meio da aviação, mas eu praticamente pagava para trabalhar”. Foi quando surgiu a oportunidade de ser copiloto em uma companhia de táxi aéreo no Pará, onde ficou por quatro anos operando voos cargueiros em aeronaves de pequeno porte.

Em 2019, ingressou na LATAM e, no final de 2022, passou a fazer parte da LATAM Cargo, unidade de transporte de cargas do grupo LATAM e onde transporta cerca de 55 toneladas por voo para diferentes partes do mundo em um Boeing 767 cargueiro. “Quando entro na cabine e lembro de tudo o que passou, sinto um enorme orgulho em operar uma das maiores aeronaves da LATAM”.

Para outras mulheres que sonham em atuar na aviação, Aline deixa uma lição que aprendeu: “A sorte favorece a mente preparada, como minha mãe, Nair, costumava repetir em casa. Por mais penoso que seja o caminho, se tiver persistência e determinação é possível quebrar todas as barreiras e alcançar o que para os outros parece impossível. Tem uma frase que gosto muito: sonhe grande e mire na lua. Mesmo que você erre, estará entre as estrelas se cair”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui