Início Notícias Digital YouTube inova em acessibilidade com recurso de audiodescrição pela primeira vez no...

YouTube inova em acessibilidade com recurso de audiodescrição pela primeira vez no clássico entre São Paulo e Corinthians

A plataforma vai disponibilizar a opção do recurso em 6 jogos do campeonato, estreando no próximo dia 29 de janeiro, no clássico entre São Paulo e Corinthians.

0

O YouTube vai dar um passo adiante nas soluções de inovação focadas no usuário, levando mais acessibilidade e inclusão para o Paulistão 2023. Além da narração tradicional, a plataforma disponibilizará audiodescrição em 6 jogos do campeonato, proporcionando uma experiência mais inclusiva para que os torcedores com deficiência visual acompanhem as partidas. No momento, o YouTube já oferece legendas ocultas para usuários com deficiência auditiva. O recurso será utilizado pela primeira vez no clássico entre São Paulo e Corinthians, no próximo dia 29 de janeiro.

O recurso proporciona transmissão esportiva mais inclusiva, beneficiando diretamente as pessoas com deficiência visual e possibilitando uma experiência imersiva através da funcionalidade Multi Áudio do YouTube. Para isso, o YouTube se uniu à Sondery, uma consultoria especializada em acessibilidade criativa, contando com uma equipe de consultores com e sem deficiência para planejamento e co criação da experiência. Para o Paulistão, a equipe de transmissão será formada por narradores, audiodescritores e consultores com deficiência visual.

Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, somente em São Paulo, existem hoje 3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que equivale a 7,29% de toda a população do Estado.

O Campeonato Paulista de Futebol, popularmente conhecido como Paulistão, é a liga de futebol mais antiga do país, com mais de 120 anos de existência e realização ininterrupta desde então, sendo incorporado à cultura da cidade e à vida de milhões de torcedores. Neste ano, pela segunda vez consecutiva, o YouTube transmite o campeonato, que vem batendo recordes de audiência e redefinindo o consumo de conteúdo esportivo no país.

Confira abaixo o calendário das próximas transmissões com audiodescrição do Paulistão no YouTube, incluindo as quartas de final, semifinais e finais de ida e volta do campeonato.

• 29/01 São Paulo x Corinthians
Início da transmissão: 17h25
• 04/02 Palmeiras x Santos
Início da transmissão: 17h25

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui