Início Notícias Pesquisa de Mercado Brasileiros estão consumindo mais bebidas sem acompanhamento de alimentos fora de casa,...

Brasileiros estão consumindo mais bebidas sem acompanhamento de alimentos fora de casa, aponta pesquisa

Consumo fora do lar aos finais de semana superou os patamares do pré-pandemia, com destaque para coxinha, chocolates e sorvetes

0
Reprodução/Instagram

Um novo hábito de consumo fora do lar vem surgindo entre os brasileiros, que, para driblar a inflação dos preços de alimentos e bebidas, têm aumentado exponencialmente o consumo de bebidas sem acompanhamento de qualquer tipo de comida fora de casa. O mais novo relatório Consumer Insights da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, registrou um aumento de 15% em ocasiões só de bebidas nos dias de semana e 22% aos finais de semana nos 12 últimos meses terminados em setembro passado na comparação com o mesmo período de 2021.

O destaque em crescimento de ocasiões entre as bebidas ingeridas fora do lar são refrigerantes (+16%) e cervejas (+63%) no almoço, jantar e lanche, e cafés e outras bebidas quentes no café da manhã (+11%).

No mesmo período, o consumo fora do lar avançou em todos os momentos, mas cada vez mais frequente nas ocasiões de lanches, com destaque para coxinhas, chocolate e sorvetes, que representaram um crescimento de 20% e contribuíram com 177.850 ocasiões, enquanto almoços tiveram 76.088, jantar 63.841 e café da manhã 24.157.

Os momentos de jantar e lanche fora de casa aos finais de semana, aliás, superaram os patamares de 2019. Essas ocasiões cresceram 9,7 pontos percentuais (p.p) e +17,5 p.p. respectivamente, nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022 (ano móvel) na comparação com o mesmo período de 2019, portanto, antes das restrições sociais impostas pela pandemia de Covid-19.

A inflação dos preços de alimentos e bebidas gerou uma diminuição de itens comprados por saída (-1%) e um gasto médio que cresce 21%, somado a uma frequência maior do consumo fora de casa em 11%. Esses fatores resultaram em um crescimento de 12% em unidades de alimentos e bebidas compradas fora do lar em 2022.

Bares e restaurantes foram os canais que mais contribuíram com o crescimento no ano, com variações de volumes vendidos de +26% e +16%, respectivamente, nos últimos 12 meses terminados em setembro passado versus o mesmo período de 2021.

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, em que o Painel Fora de Casa (Out of Home) contempla 4.000 indivíduos brasileiros de 7 Regiões metropolitanas (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza), alcançando todas as classes sociais do país. A amostra representa 47,4 milhões de indivíduos do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui