Início Notícias Grupo Boticário promove experimento social para sensibilizar a sociedade sobre a importância...

Grupo Boticário promove experimento social para sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma comunicação acessível

Para acompanhar ação de sensibilização no Dia Nacional da Acessibilidade, empresa lança vídeo-aula gratuita sobre comunicação inclusiva

0
Divulgação

Contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equânime são alguns dos compromissos assumidos pelo Grupo Boticário na missão de construir Uma Beleza de Futuro. No Dia Nacional da Acessibilidade, celebrado nesta segunda-feira (5), o Grupo promove uma ação de conscientização sobre a importância da comunicação acessível e disponibiliza, gratuitamente, uma vídeo-aula sobre comunicação inclusiva, com orientações e dicas para a produção de conteúdos inclusivos para redes sociais.

De acordo com dados do último CENSO do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, mais de 45 milhões de pessoas com deficiência vivem no Brasil e superam desafios diários com a falta de recursos de acessibilidade. Para sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma comunicação acessível, o Grupo realizou o seu primeiro experimento social que resultou em um vídeo que demonstra como as pessoas não observam que o dia a dia está repleto de empecilhos para que o mundo seja verdadeiramente inclusivo.

Na dinâmica, colaboradores da empresa sem deficiência foram convidados a utilizar por, aproximadamente, 20 minutos celulares de pessoas com deficiência visual e interagirem com conteúdos diversos, sendo alguns com texto alternativo e outros sem. A experiência resultou em um momento diálogo com um segundo grupo de colaboradores com deficiência visual e auditiva, legitimando, portanto, a importância de uma comunicação que seja acessível para todos.

O experimento foi realizado pela áreas de Diversidade & Inclusão da empresa com o apoio Grupo de Afinidade Inclusão na Real como mais um desdobramento da campanha digital #PraGeralVer, lançada em setembro no Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.

“Acessibilidade é permitir que todos possam vivenciar as mesmas sensações com autonomia. Trata-se de um compromisso de todas as pessoas pela inclusão e representatividade e, por isso, lançamos esse experimento, justamente, para estimular uma reflexão na nossa sociedade sobre a importância de uma comunicação acessível”, diz Rony Santos, gerente de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário. Trabalhamos para promover a equidade em sua totalidade, permitindo que qualquer pessoa possa vivenciar as mesmas sensações com autonomia, sem barreiras que as impeçam de entender um conteúdo que viralizou na internet ou de curtir um post interessante, por exemplo. Para isso, o Grupo acredita no poder da educação e conscientização como ferramentas de transformação social e, por sua vez, de inclusão”, complementa

Como para o Grupo Boticário, a inquietude é apenas ponto de partida para movimentar e oferecer opções e ações que colaborem para uma real mudança, foi desenvolvida videoaula gratuita que estará à disposição no site do Grupo Boticário e no YouTube a partir de 6/12. Ministrada pela roteirista e especialista em Audiodescrição Ana Fátima Berquó e pela audiodescritora e consultora, Cida Leite, o conteúdo é direcionado a todos os interessados em aprender mais sobre a temática, tendo como foco a deficiência visual. Além disso, conceitos de audiodescrição, considerando a percepção e entendimento de quem se autodescreve, orientações e dicas para comunicações e conteúdos audiodescritos e como produzir um texto alternativo para redes sociais serão abordados.

Em 2023, a vídeo-aula será incorporada no Programa de Formação em Diversidade & Inclusão do Grupo Boticário, iniciativa de capacitação e conscientização lançada em 2021 para todos os colaboradores, força de venda, revendedores, fornecedores e consumidores do GB frente às diversas dimensões de diversidade. O programa conta com 2 trilhas de formação obrigatórias e soma mais de 20 mil colaboradores da força de venda participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui