Início Notícias Pesquisa de Mercado Copa do Mundo: Brasileiros vão assistir jogos do torneio de futebol em...

Copa do Mundo: Brasileiros vão assistir jogos do torneio de futebol em casa, aponta pesquisa da BRF

Levantamento do Menu BRF mostra que confraternizações se movem para os lares, ambiente ideal para comidinhas rápidas, petiscos e churrasco

0

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, mapeou, em parceria com a Ecglobal, as tendências e comportamentos que os consumidores podem seguir no período dos jogos do torneio de futebol que acontece em novembro e dezembro no Catar. Após uma espera de quatro anos, a competição está para começar e a torcida brasileira já se prepara para acompanhar o torneio, seguindo uma tradição que reúne boa parte da população em torno das televisões para assistir aos jogos.

O estudo aponta que as casas serão as “arenas” onde as torcidas irão se reunir: quase metade dos participantes da pesquisa (46%) declararam que devem chamar os amigos e familiares para curtir as partidas no sofá da sala, enquanto 23% pretendem assistir só com quem moram, mas se mantendo no conforto do lar. O cenário gera novas oportunidades de consumo de alimentos, dando espaço para petiscos e pratos rápidos que podem ser consumidos tanto por grandes grupos quanto por duplas ou individualmente – as especialidades das marcas BRF, Sadia, marca de alimentos mais valiosa do país e Top of Mind 2022; e Perdigão, marca presente na mesa dos brasileiros há mais de 80 anos.

Com o portfólio completo de cada marca, a BRF também cobre os territórios de interesse em compras dos brasileiros: o estudo mostra que os torcedores valorizam a praticidade, com salgadinhos (coxinhas, quibes), acompanhamentos (batata, mandioca, polenta), churrasco e pratos preparados com frios estão no Top 5 de pretensão de consumo. Outros itens, como hot-dog e sanduíches, pizzas, cortes de frango fritos e empanados (nuggets, isca de frango e outros) completam a lista.

“Esse ano, a Copa do Mundo vai anteceder o principal momento do ano para as nossas marcas, que é o Natal. Combinando essas duas celebrações, teremos um período estendido de festa. Portanto, para a BRF, tornou-se essencial entender o comportamento dos consumidores nesse contexto inédito. A investigação mostra que a casa será o principal local para amigos e família se reunirem para torcer pelo Brasil. Comida e bebida farão parte da festa e estão totalmente relacionadas à ocasião, antes, durante e depois do jogo. O mix de categorias considerado para consumo é bem variado e temos portfólio para atender esse torcedor em quase todas elas. Os itens do dia a dia, práticos de serem preparados e servidos de formas criativas ganham destaque nas mesas de petiscos, algo que conversa muito bem com o portfólio de Sadia; enquanto churrasco ganha ainda mais força em seu território natural, que também é expertise de Perdigão”, comenta Aline Alexandrino, gerente executiva de Consumer Market Insights (CMI) da BRF.

A marca do franguinho Lek Trek, inclusive, já iniciou sua campanha com foco no período de torneio, provando que “Torcida pede Campeões Sadia”. Para matar a #fomedeHexa dos apaixonados por futebol, a marca consolidou sua posição no universo de receitas, criando uma página especial para ensinar ao público como preparar petiscos, sanduíches e pratos na medida certa para os encontros com amigos, usando produtos campeões: os autênticos Nuggets; a salsicha com S de Sadia, uma linha completa e diversa de pizzas congeladas, além do Presunto preferido dos brasileiros* e o clássico Salame Italiano, frios que podem ser usados tanto em sanduíches quanto em tortas e tábua de frios. Na Globo – cuja transmissão oficial dos jogos é patrocinada pelas marcas BRF – a Sadia ainda marca presença com vinhetas estreladas principalmente pelo Lek Trek, sempre ao som da “Dança do Essinho”, para animar a torcida durante os jogos e mostrar muita comida gostosa, perfeitas para os momentos de alegria e união. A marca também produz com a emissora uma websérie especial, com o influenciador e chef Mohamad Hindi mostrando curiosidades e dicas de preparo de pratos típicos de países participantes do campeonato; além de episódio especial com o podcast Mamilos, focado em mostrar os diferenciais dos produtos da marca.

Já a Perdigão deu início à sua campanha intitulada “Modo Ivete”. O conceito criativo e 360º desenvolvido pela agência AlmapBBDO reforça a alegria e a energia dessa festa que é um “carnaval fora de época”, muito bem representado por Ivete Sangalo, embaixadora da marca. As ações trazem filmes inéditos com veiculação na TV aberta e paga que tiveram sua estreia em 05 de novembro com o vídeo da Mortadela Ouro, seguido pela Linguiça Calabresa e por fim o de Linguiça Toscana Na Brasa, com estreia prevista para os próximos dias. Além disso, a marca também está disponibilizando conteúdos criados em parceria com os demais embaixadores de Perdigão Na Brasa (Zé Almiro, Helô Palácio e Alder Lopes) nas redes sociais e materiais especiais para pontos de venda. A ação valoriza a praticidade e a versatilidade dos principais produtos ativados do portfólio de Perdigão para a comemoração: as Linguiças Calabresas; a Mortadela Ouro; e as Linguiças Perdigão Na Brasa, que fazem parte da linha especializada em cortes de churrasco, que combinam perfeitamente com a galera reunida assistindo aos jogos e com uma boa música para acompanhar.

Todos os produtos Sadia e Perdigão são ideais para levantar a torcida brasileira e rechear as festas nas casas – podem ser encontrados nas principais redes varejistas, mercearias, padarias e açougues do país. Lek Trek e Ivete Sangalo marcam presença nos pontos de venda, ajudando o público a entrar no clima de jogo já na hora da compra. No Mercato em Casa, e-commerce da BRF com entrega em caminhões refrigerados nas principais cidades do país; e na rede de lojas físicas da Companhia, o Mercato Sadia, presente na Grande São Paulo e em Itajaí/SC; também é possível encontrar todos os produtos, com a vantagem de ações promocionais que concederão brindes para deixar a alegria ainda maior.

* Tracking de Categorias – Kantar Insights (ano móvel out/21 a set/22)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui