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Cristiano Ronaldo lidera entre os jogadores mais influentes no Instagram, de acordo com levantamento Nielsen que aponta tendências na mídia digital

Vini Jr. é o brasileiro com melhor performance entre os 10 jogadores mais influentes de acordo com a plataforma Nielsen Influence Scope. Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé também estão entre os destaques. Dentre as revelações, Gavi - do Barcelona - tem o melhor índice.

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Cristiano Ronaldo lidera a lista dos jogadores mais influentes do Instagram que deverão jogar na Copa do Mundo da FIFA 2022™, de acordo com InfluenceScope, ferramenta de medição de influência da Nielsen. De acordo com o levantamento da líder global de análise de dados de audiência, o atacante português chega à frente do argentino Lionel Messi, do brasileiro Neymar e do francês Kylian Mbappé. Com o uso da plataforma, foi possível avaliar o total de seguidores, crescimento de seguidores, taxa de engajamento e valor médio da marca por postagem no Instagram para determinar quais jogadores fornecem o maior valor de redes sociais pela taxa exigida, para desenvolvimento dos rankings.

 

“O ano de 2022 já é um marco histórico para o cenário atual da publicidade. Pela primeira vez, 2 grandes eventos de alto investimento de mídia vão ocorrer de forma simultânea: a Black Friday e a Copa do Mundo. Soma-se a isso a posição de referência que o Brasil ocupa no mercado de marketing de influência e no futebol. Não poderia ser mais interessante para quem trabalha com marketing”, afirma Sabrina Balhes, Líder de Measurement da Nielsen Brasil.

Copa do Mundo da FIFA 2022 – Destaque entre os jogadores (Nielsen InfluenceScope)
Cristiano Ronaldo, que tem sido uma superestrela global por quase 20 anos com o Manchester United, Real Madrid e Juventus, quase dobrou seus seguidores no Instagram no ano passado, com cerca de 47% de crescimento.

O ataque do Paris Saint-Germain de Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé está nessa ordem atrás de Ronaldo, cada um com média de mais de US$ 1 milhão em valor de mídia* por postagem. O valor de mídia de Messi é superior a US$ 2,6 milhões por postagem e seus 358 milhões de seguidores ficam apenas atrás de Ronaldo.

O novo super astro jovem brasileiro, Vinícius Júnior, de 22 anos, marcou o gol da vitória do Real Madrid na final da Liga dos Campeões de 2022. Seus seguidores no Instagram aumentaram 90% na última temporada, o maior crescimento de um jogador entre os 10 jogadores mais influentes da Nielsen.

N’Golo Kanté, que ganhou a Copa do Mundo, a Liga dos Campeões e a Premier League, tem a maior taxa de engajamento com seus seguidores no top-10 da Nielsen, com 11%. Kanté é o único jogador da Premier League inglesa a chegar na lista dos 10 melhores jogadores da Nielsen.

Os 10 jogadores de futebol mais influentes do Instagram (Nielsen InfluenceScope)
A metodologia inclui uma variedade de indicadores-chave (KPI) relacionados ao desempenho e ao patrocínio, incluindo seguidores sociais, engajamento de conteúdo, crescimento da base de fãs e valor de mídia* equivalente do conteúdo de marca publicado por cada jogador. Pela plataforma InfluenceScope, são atribuídos pesos diferentes a cada KPI para distingui-los em termos de importância.

Jogador País Clube Seguidores Crescimento Taxa de Engajamento
1 Cristiano Ronaldo Portugal Man Utd 472M 46,81% 2,25%
2 Lionel Messi Argentina PSG 359M 38,03% 2,04%
3 Neymar Brasil PSG 177M 13,11% 1,78%
4 Kylian Mbappé França PSG 73M 32,52% 5,02%
5 Vinícius Júnior Brasil Real Madrid 22M 89,69% 9,53%
6 Karim Benzema França Real Madrid 57M 38,41% 2,39%
7 Paulo Dybala Argentina AS Roma 48M 12,18% 2,91%
8 N’Golo Kanté França Chelsea 14M 23,89% 11,18%
9 Paul Pogba França Juventus 55M 18,48% 1,98%
10 Sergio Ramos Espanha PSG 53M 10,92% 1,76%

 

*Obs: Nielsen InfluenceScope mediu o valor médio de mídia social de postagens orgânicas e de marca para esses jogadores de futebol influentes, avaliando fatores como destaque do logo, alcance, engajamento e muito mais. Esses números representam o valor de mídia que uma marca recebe ao fazer parceria com um influenciador.

Revelações da Copa
O meio-campista do Barcelona e da seleção espanhola, Gavi, é o melhor jogador revelação no índice da Nielsen de prováveis jogadores da Copa do Mundo, à frente dos brasileiros Raphinha e Antony.
Gavi, que fez sua estreia no Barcelona e na seleção espanhola no ano passado, aumentou seus seguidores em mais de 5000% desde agosto de 2021, atingindo 5,5 milhões de seguidores. Suas postagens têm uma incrível taxa de engajamento de quase 30%.

A mudança de Raphinha do Leeds United para o Barcelona, bem como a transferência de Antony do Ajax para o Manchester United em agosto de 2022, provavelmente ajudará os dois alas a continuarem a subir no ranking dos Jogadores Revelação.

A juventude não é necessariamente um pré-requisito para chegar ao top 10 do Jogador Revelação, como evidencia o meio-campista argentino Rodrigo De Paul (28). Ele está em quinto lugar na lista de revelação depois de mais do que dobrar seu número de seguidores sociais no último ano para quase 5 milhões. Sua taxa de engajamento de mais de 13% também é alta.

Os principais jogadores revelação (agosto de 2021 – julho de 2022)
Neste caso, com o uso da plataforma Nielsen InfluenceScope, foi dado mais peso ao crescimento de seguidores e desempenho no ano passado do que os KPIs mais estáticos: a solução permite que o peso de cada KPI e – numa fase posterior – de cada ponto de dados possa ser alterado de acordo com os objetivos.

Jogador País Clube Seguidores Crescimento Taxa de Engajamento
1 Gavi Espanha Barcelona 5,5M 5164,68% 29,46%
2 Raphinha Brasil Barcelona 2,8M 897,65% 3,59%
3 Antony Brasil Man Utd 3M 211,17% 12,42%
4 Pedri Espanha Barca 6,9M 158,53% 13,20%
5 Rodrigo De Paul Argentina Atlético 4,9M 105,55% 13,34%
6 Rodrygo Brasil Real Madrid 7,2M 105,73% 5,42%
7 Aurélien Tchouaméni França Real Madrid 1,8M 4864,34% 15,50%
8 Achraf Hakimi Marrocos PSG 10M 113,61% 9,89%
9 Dušan Vlahović Sérvia Juventus 1,7M 700,69% 30,48%
10 Darwin Núñez Uruguai Liverpool 1,8M 716,14% 1,43%

Cenário Brasil: influenciadores da Copa e o impacto entre o público masculino
Ao analisar os jogadores brasileiros com maior poder de influência na seleção brasileira, a Nielsen aponta que os top 5 jogadores somam uma base de mais de 219 Milhões de seguidores no Instagram, número que ultrapassa a quantidade de pessoas na população brasileira. Há pessoas que seguem mais de um jogador, sendo que mais de 80% desses seguidores são homens e 6 em cada 10 têm de 18 a 34 anos. Os jogadores Antony Santos, Neymar Jr, Raphinha, Rodrygo Goes e Vinícius Jr têm públicos em comum, que compartilham alguns interesses, como:
• Esportes
• Viagens, Turismo e Aviação
• Carros e Motocicletas
• Câmeras e Fotografia
• Roupas, calçados, bolsas e acessórios
• Restaurantes e comida

Foco na Copa: a mídia digital como pontapé inicial para o consumo
Com a solução de inteligência competitiva Digital Ad Intel, a Nielsen analisou o nível de investimento em publicidade digital paga das marcas que apresentaram maior afinidade com os TOP5 jogadores brasileiros de maior poder de influência (dados referentes ao terceiro trimestre de 2022).
De acordo com o levantamento, a marca esportiva Puma tem maior afinidade com o jogador Antony Santos. No período de 1 de julho até 30 de setembro, os investimentos em publicidade digital da marca Puma alcançaram 1,4 bilhões de impressões . Somando as impressões de todas as marcas que a Nielsen identificou afinidade com os jogadores mais influentes da seleção brasileira, registrou-se mais de 3 bilhões de impressões, divididas nas seguintes marcas (entre parênteses está o nome dos atletas que registraram maior afinidade com essa marca):
• Puma (Antony Santos) – 1,4 bilhões de impressões
• Netflix (Vini Jr e Neymar) – 973 milhões de impressões
• AB InBev (Neymar) – 343 milhões de impressões
• Adidas (Raphinha) – 150 milhões de impressões
• Nike (Rodrygo Goes) – 95 milhões de impressões
• Sony (Antony Santos) – 49 milhões de impressões
• FIFA (Neymar) – 12 milhões de impressões
• Dolce & Gabbana (Vini Jr) – 10 milhões de impressões

5 marcas de interesse dos seguidores das estrelas do futebol
Dentre as marcas que a audiência desses influenciadores ligados ao futebol tem maior afinidade, a multinacional norte-americana Apple é a com maior número de impressões. A empresa representa mais de 85% das impressões coletadas (3 bilhões) na análise comparativa, seguida das marcas:
• Walt Disney (Com mais de 270 milhões de impressões estimadas)
• Adidas (145 milhões)
• Nike (93 milhões)
• FIFA (10 milhões)

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