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Ânima Educação (ANIM3) divulga resultados do 3T22

O foco da Ânima segue sendo otimizar a utilização das estruturas físicas e buscar maior eficiência nas despesas corporativas, para melhora da margem operacional mais nitidamente ao longo de 2023.

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A Ânima Holding S.A (B3: ANIM3) divulga nesta segunda-feira (14) os resultados financeiros do 3º trimestre de 2022 (3T22) e o consolidado dos primeiros nove meses do ano (9M22). O balanço da companhia no período confirma as análises de especialistas renomados do mercado, divulgadas recentemente, quanto à resiliência e disciplina da gestão da Ânima frente ao cenário desafiador dos últimos anos – que incluiu pandemia, inflação e alta de juros – e trazem uma visão construtiva a curto e médio prazos.

O foco da Ânima segue sendo otimizar a utilização das estruturas físicas e buscar maior eficiência nas despesas corporativas, para melhora da margem operacional mais nitidamente ao longo de 2023. A companhia tem trabalhado com afinco nas frentes ‘menos glamourosas’ de melhorias de gestão e busca de sinergias nos ativos integrados em junho de 2021, com o objetivo de melhorar a lucratividade para uma desalavancagem orgânica nos próximos trimestres.

“O cenário macro atual e dos últimos anos foi impactado não só pela pandemia, mas também por inflação e juros elevados. Apesar da adversidade, conseguimos resultados satisfatórios para os primeiros nove meses de 2022 e temos boas perspectivas para 2023. Acreditamos ser o player mais preparado para um cenário mais favorável que se desenha em curto e médio prazos, já que investimos no ensino híbrido, construímos um portfólio com as melhores marcas de qualidade no ensino superior privado brasileiro e apostamos em um management eficiente”, complementa Marcelo Bueno, CEO da Ânima.

Números

No 3T22, os números da Ânima consolidam a solidez da companhia ao longo dos últimos três trimestres consecutivos. O EBITDA ajustado da empresa no período foi de R$282,7 milhões, com margem EBITDA ajustada de 31,2%. O lucro bruto foi de R$575,7 milhões com 63,6% de margem bruta, crescimento de 7,1% ante o mesmo período de 2021. O lucro líquido ajustado foi de R$39,9 milhões, com margem líquida de 1,5%, já desconsiderada a amortização dos ativos intangíveis das aquisições que não possuem efeito de caixa e os impactos pontuais da pré-liquidação da debênture realizada no final do 1T22.

Além disso, a captação cresceu 16,5% na comparação com o 3T21, tendo a base total de alunos crescido 5% e atingido mais de 389 mil estudantes. Já a evasão registrada nos cursos presenciais de graduação foi de 10,9%, 1,3 pp acima do registrado no 3T21, o que denota estabilidade. O ticket médio do Ensino Acadêmico cresceu 6%.

Ânima Core

O segmento Ânima Core registrou desempenho de preços e volumes satisfatório, com tendência de evolução positiva a partir da gradual melhora do ambiente macro adiante. O ticket médio nesta frente variou positivamente em 11%, atingindo R$ 792,00. Nas IES em integração, as mensalidades foram reprecificadas de forma substancial, porém com impacto proporcionalmente menor na base de alunos.
Inspirali

Um dos aspectos mais destacados para o resultado da Ânima no 3T22 é o desempenho da Inspirali, vertical que reúne os cursos de Medicina e que já representa 31% da receita líquida consolidada da companhia. Nesta frente, o crescimento da base de alunos foi de 9,6% no 3T22 em relação ao 3T21, somente no Ensino Acadêmico (graduação). Em relação ao ticket, houve aumento de 12,5% no Ensino Acadêmico em relação ao 3T21, com maior força nas unidades em integração junho/21, e de +14,1% no 9M22 vs. 9M21. A Receita Líquida registrada no trimestre foi de R$ 276,9 milhões, aumento de 26,8% em comparação ao 3T21, com expansão de 23,3% na graduação e contribuição do IBCMED no segmento de Lifelong Learning, que segue em expansão.

Ensino Digital

O Ensino Digital novamente mostra ser um driver de crescimento do Ecossistema Ânima e segue em expansão, apresentando crescimento do número de alunos ao longo do último ano, em convergência com a estratégia de expansão desta unidade de negócio. No terceiro trimestre, a companhia conquistou base de 94,4 mil alunos nesta frente, crescimento expressivo de 47,2% se comparado ao mesmo período do ano anterior, ou 65,2% considerando somente a graduação.

“Vamos manter nossa agenda para reduzir a alavancagem e os custos. Temos convicção de que nossos resultados satisfatórios são fruto do trabalho realizado desde junho de 21 para conciliar as melhores práticas das instituições integradas e em integração, com a finalidade de uma melhor entrega aos nossos alunos, impactando diretamente a permanência destes em nossas instituições. Em 2023, a Ânima completa 20 anos e estamos preparados para seguir em nosso propósito de transformar vidas pela educação de qualidade, contribuindo para melhorar a sociedade brasileira”, conclui André Tavares, CFO da companhia.

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