Início Notícias Livro lançado pela Pfizer propõe finais inéditos para obra inacabada de Eça...

Livro lançado pela Pfizer propõe finais inéditos para obra inacabada de Eça de Queiroz em alerta sobre doença rara

Com projeto criado pela DM9, “Histórias não Escritas” chama atenção para amiloidose e é fruto de parceria entre a marca, a Fundação Eça de Queiroz e a Associação Brasileira de Paramiloidose

0

Como teria sido o final do conto Um Dia de Chuva se o célebre escritor português Eça de Queiroz tivesse tido a chance de terminá-lo? A campanha Histórias não Escritas responde a essa pergunta propondo três possíveis finais para a obra do autor, que teria sido acometido por uma doença rara do grupo das amiloidoses, segundo hipótese apontada pelos registros históricos1. Recém-lançado, o livro comemorativo é uma forma de promover a conscientização sobre uma dessas enfermidades, a amiloidose hereditária por transtirretina, uma doença rara que pode acometer o sistema nervoso e o coração2.

Resultado de uma parceria entre a Pfizer, a Fundação Eça de Queiroz e a Associação Brasileira de Paramiloidose (ABPAR), com campanha criada pela agência DM9, a edição especial traz os próprios pacientes como coautores dos três textos: Ana Eliza Helfestein Garcia, Evilasia Knabben e Leonardo Gomes da Silva Filho. Para a construção da narrativa, eles entram na trama original como coadjuvantes, a partir de suas experiências com o diagnóstico e o tratamento da doença, que é mais comum em descendentes de portugueses3. Com isso, fazem um alerta aos leitores sobre sintomas comuns que podem ocultar a amiloidose.

A campanha também ganhou um road show, com uma exposição realizada entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro no Morumbi Shopping, em São Paulo, e de 8 a 11 de novembro, no Shopping Conjunto Nacional, em Brasília. A iniciativa trará informações sobre Eça de Queiroz e seu conto inacabado, além de apresentar a amiloidose e suas variações, bem como disponibilizar áudios com os finais inspirados nas histórias dos três pacientes.

O e-book Histórias Não Escritas também estará disponível no hotsite da campanha Histórias Não Escritas, que reúne informações adicionais sobre a amiloidose hereditária por transtirretina. Outras iniciativas da campanha podem ser conferidas nas redes sociais da Pfizer Brasil no Instagram e no Facebook. “Eça de Queiroz e a Machado de Assis são os dois maiores escritores da língua portuguesa. Eça reclamava de dores que só hoje os especialistas consideram como sinais para a hipótese de um possível quadro de amiloidose. É uma grande emoção ter hoje os pacientes podendo terminar essa história. Um conto com início, meio e mais de um século depois, o merecido fim”, afirma Daniel Ottoni, VP de criação da DM9.

A iniciativa começou no fim do mês de agosto, em um teatro dentro da Pfizer, a partir de uma leitura especial dos novos finais propostos para a obra realizada pelo ator Danton Mello, com a participação dos próprios pacientes que participam do livro.

Diagnóstico desafiador
O escritor português Eça de Queiroz, nascido em Póvoa de Varzim, conviveu durante 16 anos com o diagnóstico de tuberculose intestinal1. Na época, ele se queixava de dor de estômago, cansaço nos pés e “sentimento de inércia”. Com base nesses relatos, biógrafos mais recentes consideram que o escritor possa ter sido uma vítima precoce da amiloidose hereditária1.

“O diagnóstico precoce é um grande desafio, já que o paciente com amiloidose pode desenvolver sintomas muito parecidos com os de outras doenças. Identificar e relacionar todos esses sinais e sintomas, que parecem não ter ligação entre si, é essencial”, diz a diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro. “Para isso, precisamos trabalhar na conscientização das pessoas”, complementa.
De caráter progressivo e incapacitante, a doença é também irreversível. Sem acesso ao tratamento, a expectativa de vida do paciente com acometimento cardíaco é de cerca de 2 a 6 anos após o início dos sintomas4. Com diagnóstico precoce e tratamento adequado, contudo, o paciente pode ter mais qualidade de vida.
Os tratamentos disponíveis para amiloidose hereditária por transtirretina variam conforme o quadro clínico do paciente5. Alguns medicamentos agem na estabilização ou inibição da produção da proteína transtirretina que se deposita nos órgãos e tecidos do corpo5.

 

FICHA TÉCNICA
Agência: DM9
Campanha: Histórias não escritas
Anunciante: Pfizer
CEO: Pipo Calazans
CCO: Ícaro Doria
COO: Thomas Tagliaferro
VP de Criação: Daniel Ottoni
Diretora Executiva de Criação: Nina Lucato
Criação: Marina Maia, Leonardo Marques, Paulo Costa, Mariana Mancia, Rogerio Possato, Luiza Jesus, Elaine Maia, Lucas Martins, Lincoln Ureshino e Douglas Spernega
Diretor de design: Nickolas Andreas
CBO: Michel Issa
Diretora de negócios: Ana Claudia Benini
Atendimento: Camila Lopes, Adriana Tambellini e Victhória Azcuaga
Projetos: Evelma Silva, Gabriela Mesquita e Gabriela Guerreiro
Diretoria de mídia: Lucia Cucci
Mídia: Rita Oliveira, Celia Melo, Ricardo Mariano, Nathalli Nascimento
Planejamento: Isabela Kachan e Raquel Vazquez
Aprovação no cliente: Priscilla Lorenzo, Kauan Muchiutte, Elisabete Matias, Natalia Tonelo, Glaucia Souza, Christiane Melo, Claudenice Souza, Miriane Lage, Natalia Costa e João Torres
VP de Experience: Breno Ferreira
Gerente de Produção: Laura Moreira
Pré Produção: Felipe Matos
Produção: Fernanda Gama
Diretora de Produção Criativa: Julia Schloenbach
Coordenadora de Produção Criativa: Thaís Cesena Gutierrez
Produtora Criativa: Barbara Oliver
Assistente de Produção Criativa: Jennifer Gomes
Talk Filmes
Diretor: Eduardo F. Pimenta de Moraes
Câmera: Thomas Henne
Câmera: Thiago Rocha Domingos
Câmera: Felipe Jose Lima de Souza
Logger/Assistente Câmera: Julio Pelizer
Técnico de áudio: Edson Silva Gomes
Diretor de produção: Renato Marques
Produção executiva: Priscila G. C. M. da Nóbrega
Ass. Produção executiva: Thiago Gonçalves Campos Martoni
Camareira: Maria Helena Lopes de Lima
Ajudante de produção: Evantui de Jesus Moreira
Eletricista: Cristian Zinngraf
Assistente de elétrica: Helio de Jesus Dantas
Make: Erica Sampaio

Referências

1. História da Amiloidose Hereditária. ABPAR.http://www.abpar.org.br/historia-da-amiloidose-hereditaria.html
2. Silva, Tonnison de Oliveira , Darze, Eduardo Sahade, Ritt, Luiz Eduardo Fonteles, Almeida, André Luiz Cerqueira e Ximenes, Antônio. Amiloidose por Transtirretina (ATTR) – Papel da Multimodalidade no diagnóstico Definitivo. National Library of Medicine. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8149115/
3. Diagnóstico precoce e tratamento adequado são fundamentais para pacientes com amiloidose cardíaca. Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Disponível em: https://www.portal.cardiol.br/post/diagn%C3%B3stico-precoce-e-tratamento-adequado-s%C3%A3o-fundamentais-para-pacientes-com-amiloidose-card%C3%ADaca
4. Brincando de Deus: o começo do fim da amiloidose. Sociedade Brasileira de Cardioloia (SBC). Disponível em: TTR https://www.portal.cardiol.br/post/brincando-de-deus-o-come%C3%A7o-do-fim-da-amiloidose-ttr
5. Amiloidose hereditária por transtirretina. Tratamentos da Amiloidose TTR. Associação Brasileira de Paramiloidose (ABPAR). Disponível em http://abpar.org.br/tratamentos-1.html.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui