Início Notícias Com processo de seleção 100% online, LATAM destaca novos tripulantes de cabine

Com processo de seleção 100% online, LATAM destaca novos tripulantes de cabine

Em um mundo cada vez mais sem fronteiras, antigos padrões não fazem mais sentido e se destacam as pessoas que se prepararam para resguardar com empatia a segurança e o bem-estar a bordo

0
crédito: divulgação LATAM

Em todo o mundo, a profissão de tripulante de cabine foi historicamente marcada pelo estereótipo de uma vida para poucos, recheada de glamour e privilégios. Esses conceitos, no entanto, não fazem mais parte de uma aviação cada vez mais profissionalizada e universal. Hoje, o grande atributo para o profissional que busca a carreira é ser um verdadeiro agente de segurança. Além de cuidar de cada passageiro para que chegue bem ao seu destino, destacam-se na profissão as pessoas que se prepararam para resguardar com empatia a segurança e o bem-estar de todos a bordo de um voo.

Na LATAM, essa evolução está se refletindo até mesmo no manual de uniformes para os seus tripulantes de cabine, criado para orientar a melhor forma de apresentação desses profissionais aos clientes. Alinhado à essência da marca e ao propósito da LATAM, o manual tem ficado cada vez mais diverso e próximo da realidade de seus colaboradores. Hoje, por exemplo, é permitido o uso de tatuagens visíveis, desde que o conteúdo não seja ofensivo para outras pessoas. Também são permitidas mais opções de diferentes penteados para todos os tipos de cabelo.

“Acreditamos na igualdade e na equidade. É muito gratificante quando vemos que estamos cada vez mais quebrando barreiras e paradigmas desta profissão incrível. Continuaremos trabalhando constantemente para permitir que tenhamos em nosso quadro profissionais de excelência e sem padrões pré-definidos”, reforça Tatiane Brito, Gerente de Tripulação de Cabine da LATAM Brasil.

RITA DE CÁSSIA

Rita de Cássia foi admitida na LATAM Brasil em setembro de 2022 e é um grande exemplo desta mudança de paradigma. Com 57 anos de idade, Rita nunca havia trabalhado na aviação. Inspirada em seu filho, que também é tripulante de cabine em outra companhia aérea brasileira, Rita conta que foi contagiada em casa por essa paixão por voar e decidiu sair da sua zona de conforto. “Sou professora aposentada e sempre quis levar os sonhos ao seu destino. Agora, estando na LATAM, continuarei a fazê-lo, mas com um meio de transporte diferente”.

Rita também conta como foi a sua reação ao ser aprovada no processo seletivo: “a minha primeira reação foi de perplexidade, pois não acreditava que ainda teria alguma chance no mercado de trabalho. Infelizmente, ainda vivemos em um mundo onde o preconceito com pessoas “veteranas” é muito grande. Mas o mundo está em constante evolução e a diversidade se faz presente e vem ganhando mais espaço e relevância na nossa sociedade. Diversidade significa variedade, multiplicidade e pluralidade. E hoje faço parte disso”, reforça.

Rita é casada, já foi professora de inglês por 30 anos e funcionária pública. É pós-graduada em Docência do Ensino Superior e aposentada. Agora, é tripulante de cabine de aeronaves Airbus A320 na LATAM Brasil.

RANDSON GONÇALVES

Randson Gonçalves, mais conhecido como Djalma, é um outro exemplo de que a profissão não é mais para poucos. Ele está há 8 anos na LATAM e se tornou tripulante de cabine em março deste ano. Antes de trabalhar a bordo de aeronaves Airbus A320, atuou como agente de aeroporto em São Paulo/Guarulhos e foi muito incentivado pelos colegas que também fizeram esse mesmo caminho para se tornar tripulante de cabine. “Eu sempre me senti muito feliz e pertencente à LATAM. Quando ingressei na companhia, o meu objetivo era crescer profissionalmente na área de gestão, mas outros colegas que se tornaram comissários me incentivaram a fazer o curso e eu fiquei encantado, tornou-se o meu principal objetivo. Quando fui aprovado para o cargo, fiquei muito eufórico, foi a realização de um sonho. Foi um sentimento de almejar, batalhar e realizar. A primeira coisa que fiz foi dividir a conquista com a minha família”, lembra.

Djalma também conta como é ter a possibilidade de utilizar dreads, penteado que por muito tempo não foi permitido pelas companhias aéreas e é liberado atualmente pela LATAM. “É muito gratificante saber que a companhia está evoluindo neste sentido. Quando eu soube dessa liberação foi uma realização para mim. Em diversos voos sou abordado por passageiros que se sentem representados e isso é muito bom”, reforça.

VALENTINA MARQUES

Já Valentina Marques é mulher trans e ingressou na LATAM em 2008. Nessa época ela ainda não tinha realizado a transição de gênero. “Já entrei na empresa como comissário de voo. Foi a minha primeira companhia aérea e, apesar de eu sempre ter sido uma pessoa trans, ainda não havia feito a minha transição de gênero. Tinha preocupação de não poder mais trabalhar e não ser respeitada como ser humano”, relata Valentina, tripulante de cabine de aeronaves Airbus A320 na LATAM Brasil.

Valentina também conta que a experiência que teve foi um divisor de águas, pois percebeu que não poderia mais seguir existindo com uma versão nada verdadeira de si mesma. Por isso, decidiu assumir a externalização da Valentina. Ficou de licença da LATAM por um tempo e retornou para as operações aéreas neste ano. “A aviação é algo apaixonante. É sem dúvidas a carreira que eu sempre busquei, ainda que no início não soubesse, mas é pura paixão para mim. Sinto muita gratidão por estar na LATAM e poder fazer parte de um projeto tão maravilhoso, com tanta abertura à diversidade e respeito à dignidade da pessoa humana”.

 

PROCESSO SELETIVO 100% ONLINE E MAIS INCLUSIVO

Neste ano, a LATAM realizou de forma inédita no setor aéreo brasileiro o seu primeiro cadastro de banco de talentos para um processo seletivo 100% online para tripulação de cabine. O objetivo foi permitir que mais pessoas de diferentes regiões tivessem acesso às oportunidades de emprego da companhia, possibilitando mais Diversidade e Inclusão.

Outra mudança da LATAM Brasil diz respeito à exigência do idioma (inglês ou espanhol), que também deixou de ser obrigatória e passou a ser desejável para o cargo de comissário(a) de voo. A companhia continuou a aplicar o teste de idiomas para mapeamento, mas os critérios para a escolha dos candidatos são agora totalmente baseados em outras capacidades técnicas para exercício da função e em suas competências comportamentais.

Os requisitos mínimos exigidos para ser tripulante de cabine da LATAM Brasil, vale lembrar, são: ter 18 anos e ensino médio completos, formação no curso de comissário de voo com aprovação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), com CCT (Certificado de Conhecimento Teórico), que é o código ANAC, e CMA (Certificado Médico Aeronáutico)
válidos.

Atualmente, a LATAM Brasil conta com um quadro de mais de 4 mil tripulantes de cabine e o banco de talentos vem sendo utilizado para as contratações que estão ocorrendo ao decorrer deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui