Início Podcast Podcast: Nike e CBF lançam os novos uniformes da Seleção Brasileira em...

Podcast: Nike e CBF lançam os novos uniformes da Seleção Brasileira em campanha intitulada “Veste a Garra”

Uniformes serão usados pelos craques da Seleção Brasileira de Futebol na busca pela sexta estrela no Catar em 2022.

0

Garra, substantivo: definido como a “firmeza da mente ou do espírito – coragem inabalável diante de dificuldades ou perigos”. A palavra Garra tem um significado adicional: define “a unha comprida, recurva e pontiaguda” de alguns animais, como a onça-pintada, um dos principais símbolos nacionais. Dentro de campo, Garra é driblar, pedalar, rabiscar, lutar e seguir em frente. Acima de tudo, a onça-pintada também representa o estilo de jogo do Brasil: tão feroz quanto artístico. Inspirada na garra, espírito e resiliência da nação, a Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentam a nova coleção simbolizando a “Garra Brasileira”.

“Para a Nike, valorizar o futebol significa homenagear os atletas, a juventude e as comunidades que o definiram”, diz Aaron Barnett, Diretor de Produto Sênior da Nike Global para vestuário de futebol. “A nova coleção da Seleção Brasileira celebra a coragem e a criatividade de uma equipe que nunca desiste – uma equipe que reflete o melhor da própria cultura de inovação da Nike”, completa.

Para desenvolver a nova identidade para a Seleção Brasileira, o time de design da Nike se manteve fiel à história da Seleção, ao mesmo tempo em que uniu tradição e criatividade, tecnologia e sustentabilidade. O resultado é um design exclusivo que estabelece um equilíbrio entre a exibição do orgulho nacional, a cultura jovem do país e a inovação para performance.

As primeiras peças da coleção da Seleção Brasileira 2022 estarão disponíveis exclusivamente para os Membros Nike em nike.com.br/seleçao no dia 8 de agosto. Já no dia 12 de agosto, as peças chegam em todo o mercado brasileiro.

 

CAMPANHA VESTE A GARRA

 Para representar a Garra brasileira, a Nike apresenta a campanha intitulada “Veste a Garra”, trazendo lendas do esporte, ícones da cultura brasileira e atletas da nova geração que espelham o orgulho nacional. Estrelam a campanha nomes como o do goleiro Alisson Becker, os jogadores Richarlison, Rodrygo, Philippe Coutinho, Marquinhos, Matheus Cunha e Adriana, o atleta olímpico Paulo André, o ex-jogador Ronaldo, o rapper Djonga, o funkeiro MC Hariel, os streamers Gaules e Babi, a judoca Rafaela Silva e Raphael Martins, líder do coletivo Meninos Bons de Bola.

 

 

PRODUTO DE ALTA PERFORMANCE IMPULSIONADO POR DADOS E INSIGHTS

O desenvolvimento para a nova coleção combina a ciência esportiva da Nike – incluindo a coleta rigorosa de dados e insights – com um projeto computacional abrangente para criar um uniforme leve e de última geração. Os novos uniformes utilizam a tecnologia Dri-FIT ADV, a mais avançada plataforma da Nike para peças de roupa.

Os mapas de suor e calor corporal dos atletas foram fundamentais para projetar e estruturar o Dri-FIT ADV nos uniformes. Utilizando os mapas de calor dos atletas e a tecnologia desenvolvida, os designers foram capazes de projetar o material pixel a pixel para fornecer um reforço preciso e ventilado para esfriar nos pontos exatos do corpo do atleta onde são mais necessárias.

Exclusiva da Seleção Brasileira, a Nike criou estampas computadorizadas inspiradas na onça-pintada. Mais do que uma referência visual, na camisa amarela, esse icônico padrão de impressão de onça ajuda na respirabilidade da peça – que proporciona um ajuste sem costura e adaptável que absorve o suor e reduz a distração para o atleta.

ESTÉTICA TOTALMENTE NOVA, INSPIRADA NO CORPO EM MOVIMENTO

A Amarelinha cria a releitura vibrante da cor introduzindo o Amarelo Dinâmico, que dá vida às pintas (rosetas) da onça-pintada espalhadas por toda a peça. Pela primeira vez, o segundo uniforme apresenta o Azul Paramount na barra das mangas e na gola, criando uma combinação que faz referência às três cores da bandeira nacional brasileira – o amarelo, o verde e o azul. Os shorts são azuis com a numeração em amarelo, enquanto as meias brancas exibem detalhes em verde e azul que completam o visual do uniforme.

Assim como o primeiro uniforme traz tons e estampas vibrantes, o segundo também carrega as três cores da bandeira brasileira e o padrão da onça-pintada. Aqui, a estampa com as pintas da onça aparece em um design moderno nas mangas da camisa Azul Supremo. O calção branco traz a numeração em verde, e o meião azul com detalhes em verde e amarelo completa o uniforme.

Nas duas camisas, do lado esquerdo do peito, o escudo da CBF, que ganhou tratamento exclusivo, aparece logo abaixo das cinco estrelas que simbolizam o pentacampeonato mundial. Na parte interna da camisa, na altura da nuca, há um grafismo especial em homenagem à “Garra Brasileira”, em uma referência tanto às garras da onça-pintada, quanto ao espírito determinado e resiliente das brasileiras e dos brasileiros. Já a parte interna frontal da camisa amarela traz o detalhe da bandeira do Brasil.

“Vestir a camisa amarela é a maior honra que eu e meus companheiros da Seleção Brasileira poderíamos imaginar. Nós queremos jogar com muita garra e conquistar a vitória pelo nosso país”, diz o atacante Richarlison da Seleção Brasileira. “Representando o Brasil e a Nike, temos uma chance de jogar por algo maior – para contribuir com o futuro do esporte”, completa.

DESIGN SUSTENTÁVEL EM TODA A COLEÇÃO DE FUTEBOL

Além de trazer o melhor em termos de design, performance e inovação, os uniformes também são feitos 100% de poliéster reciclado de garrafas plásticas recicladas, reduzindo o desperdício e o impacto sem comprometer o desempenho das peças. O uso de poliéster reciclado reduz as emissões de carbono em até 30%, em comparação com o poliéster virgem, e ajuda a desviar anualmente uma média de 1 bilhão de garrafas plásticas dos aterros sanitários e cursos d’água.

A equipe da Nike Football levou a criação dos uniformes de 2022 a um passo além: usaram protótipos digitais para reduzir a geração de resíduos. Graças às máquinas mais modernas e avançadas para criação de produtos, o número de amostras criadas para fins de prototipagem foi reduzido em cerca de 75%, em comparação com os processos de 2018.

Esse design, que considera a sustentabilidade desde o início, se estende aos uniformes de treino, às camisas pré-jogo, às jaquetas para o momento da execução do hino e às coleções para torcedores. Pela primeira vez, mais de 75% de toda a linha de vestuário de futebol da Nike é feita com poliéster 100% reciclado. Essa ênfase cada vez maior no uso de métodos sustentáveis de produção para toda a coleção confere uma escala e uma amplitude inéditas para o design ecológico nunca vista antes em toda a linha de futebol da Nike.

 

AÇÕES NO BRASIL PARA AJUDAR O FUTURO DO PLANETA E DO ESPORTE

O compromisso da Nike para ajudar a proteger o futuro do planeta – e, portanto, o futuro do esporte – vai além dos produtos: este objetivo também guia a abordagem da marca em relação a outras ações para um impacto ainda maior. No Brasil, a Nike (por meio da FISIA, distribuidora oficial Nike no Brasil), possui parceria com a Associação Onçafari, organização criada há 11 anos para preservar a biodiversidade brasileira, com ênfase na pesquisa, monitoramento e proteção de onças-pintadas. O compromisso irá viabilizar iniciativas que buscam proteger a onça-pintada por meio da intensificação de pesquisas e do monitoramento da espécie em quatro diferentes biomas, em especial na Amazônia, pelos próximos três anos.

A Nike também tem parcerias estabelecidas com a SOS Amazônia e o Instituto Esporte e Educação, visando fortalecer a agenda da sustentabilidade e o fomento do desenvolvimento comunitário por meio do esporte, a partir de iniciativas realizadas na Amazônia.

A Seleção Brasileira e sua camisa amarela são uma representação do nosso país e do nosso povo. Este ano, ao honrar um dos animais símbolos da nossa fauna, a onça-pintada, os uniformes são ainda mais especiais: nos lembram que podemos agir para criar um mundo melhor, ajudando a proteger o futuro do planeta e o esporte“, diz Gustavo Viana, Diretor de Marketing da FISIA, distribuidora oficial Nike no Brasil.

A parceria com atletas, clubes e federações, como a CBF, a ampliação de inovações voltadas para a sustentabilidade e o investimento nas comunidades fazem parte dos esforços contínuos da Nike para ajudar o crescimento do esporte, agora e no futuro.

 

Para mais informações sobre as organizações, os projetos e como ajudar, acesse https://www.nike.com.br/sc/sustentabilidade. Para mais informações sobre os objetivos e compromissos da Nike, acesse about.nike.com/en/impact


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui