Início Notícias Start-up Copa Energia cria hub de inovação e lança chamada para captar startups

Copa Energia cria hub de inovação e lança chamada para captar startups

Em parceria com a Endeavor Brasil, o Copa Labs mapeou mais de 200 startups e já iniciou oito projetos pilotos na empresa

0


A Copa Energia, detentora das marcas Copagaz e Liquigás e líder de distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, na América Latina, criou o Copa Labs, um hub de inovação voltado para a modernização dos processos e melhoria da experiência do cliente. A nova área surgiu da necessidade de consolidar a empresa como referência de pioneirismo e inovação no mercado de GLP e no ecossistema de startups brasileiro, trazendo soluções alinhadas aos pilares estratégicos da companhia, às necessidades dos revendedores e clientes e garantindo a disseminação da cultura inovação para todas as unidades de negócio.

Em parceria com a Endeavor Brasil, o Copa Labs seleciona startups e scale-ups que possam contribuir com soluções para os desafios enfrentados pela distribuidora nas mais diversas áreas. Para desenvolver e testar soluções em parceria com a Copa Energia, as startups precisam se inscrever no site www.copaenergia.com.br/CopaLabs/Desafios. Foram estabelecidos quatro desafios no quais as candidatas devem se enquadrar: Processos Internos, GLP & Mercado, Renováveis & Adjacências e Outros. O último é destinado àquelas que não se encaixam nos quesitos propostos nas outras três categorias, mas que podem contribuir em demandas de outra natureza.

“A iniciativa foi desenvolvida para fomentar o ecossistema de startups e aportar investimentos naquelas que possam dar conta das necessidades dos setores da empresa. Atualmente, nós temos mais de 200 startups mapeadas e oito projetos piloto rodando na companhia, em menos de um ano”, explicou Otávio Thomé, gerente de Inovação, Transformação Digital e Novos Negócios da Copa Energia.

Um projeto piloto em curso na Copa Energia, ligado à disseminação dos valores da nova empresa, é a gamificação da jornada de cultura. Com a unificação das marcas Copagaz e Liquigás em uma nova companhia, surgiu a necessidade de reforçar os valores e o jeito de ser e fazer da Copa Energia. Com a iniciativa, o time espera engajar os colaboradores, por meio de um jogo de perguntas e respostas virtual, em uma jornada de conhecimento e aprofundamento na nova cultura.

O desenvolvimento da cultura de inovação dentro empresa é um dos pilares da nova área. Uma das finalidades do hub é fornecer capacitação aos colaboradores e transformar a cultura da empresa. “A modernização acontece de dentro para fora. Precisamos, antes de tudo, alterar a forma como o fluxo interno está estabelecido. Um levantamento interno apontou que 60% das demandas estão relacionadas à digitalização dos processos. É o principal desafio a ser vencido”, afirma Otávio Thomé.

Para mapear precisamente as oportunidades da empresa e implantar as melhorias necessárias, foi criado um time com 21 integrantes de todas as áreas que são responsáveis por reunir os desafios de seu setor e relatá-los à equipe do hub de inovação. “Criamos os Copa Makers para termos dimensão dos desafios e enfrentá-los estrategicamente. São realizadas reuniões regulares com o grupo para discutirmos as soluções, além da elaboração de eventos, treinamentos e atividades para disseminar a cultura de inovação”, finalizou Thomé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui