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Stellantis e Jeep apoiam em Pernambuco a 22ª edição da Fenearte: Feira Nacional de Negócios do Artesanato

A Fenearte acontece de 6 a 17 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco.

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Divulgação


Com o propósito de fomentar a diversidade cultural e fortalecer o desenvolvimento sustentável do artesanato e da cultura popular, a Stellantis e a Jeep apoiam a 22ª Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina. Em sua terceira participação, o grupo traz para o evento uma amostra das práticas de sustentabilidade do Polo Automotivo Stellantis de Goiana, considerado um dos complexos industriais mais verdes do grupo no mundo. O público também tem a oportunidade de conhecer a parceria com a Roda, iniciativa de economia circular que transforma resíduos da produção automotiva em produtos de moda sustentável e estarão disponíveis na feira. A Fenearte acontece de 6 a 17 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco.
A parceria reforça dois pilares importantes para a Stellantis: a valorização da cultura local e o incentivo ao consumo sustentável. A empresa entende que apoiar a feira é fomentar o artesanato regional e valorizar as pessoas que movem a arte popular. Nessa edição, a Stellantis vai apresentar os fundamentos e resultados de trabalho permanente de valorização do uso consciente dos recursos naturais disponíveis no polo automotivo pernambucano.
Localizado em Goiana (PE), o Polo Automotivo Stellantis de Goiana é responsável pela produção dos modelos Jeep Renegade, Compass e Commander, além do Fiat Toro, e é destaque no setor pelo seu compromisso com a sustentabilidade. O polo é o primeiro complexo industrial multiplantas a se tornar Carbono Neutro na América Latina.
Desde a sua inauguração, em 2015, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana é referência na gestão hídrica, com um índice de 99,4% de recírculo da água usada na produção dos veículos, em um dos sistemas mais eficientes do mundo. A gestão de resíduos também é de alta eficiência e esta foi a primeira planta do Nordeste a se tornar Aterro Zero, o que significa que todos os resíduos da produção automotiva são devidamente descartados. Entre os destinos do material, está a parceria com a Roda, que transforma os resíduos em matéria-prima para a criação de itens de moda sustentável como mochilas, bolsas, sandálias e acessórios, em um processo virtuoso de economia circular. Os produtos desta parceria estarão à venda na feira.
Roda
A Roda é uma empresa criada há um ano, com foco no impacto social. Antes da parceria com a Stellantis, já produzia roupas no sistema de economia circular com o objetivo de gerar benefícios sociais e ambientais. A empresa foi criada com propósito de criar uma via sustentável para moda, que é um setor de alto impacto ambiental.
“A economia circular é exatamente a resposta que encontramos. Melhor do que comprar uma roupa de algodão orgânico, é utilizar um tecido que iria virar lixo e se transforma com técnicas de upcycling em matéria-prima de valor. Criamos um processo positivo de reciclagem, que reduz a demanda de a extração de recursos naturais e gera uma cadeia de circularidade a partir daquela matéria-prima”, conta Mariana Amazonas, Ecodesigner e cofundadora da Roda.

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