Início Notícias Casas Bahia cria “Cadeiras do Orgulho”, o programa que acolhe, capacita e...

Casas Bahia cria “Cadeiras do Orgulho”, o programa que acolhe, capacita e emprega a comunidade LGBTQIAP+

No Mês do Orgulho, rede lança campanha para destacar o programa de empregabilidade e incentivar a sociedade a acabar com o preconceito

652
0


Cadeira é mais que um móvel. É inclusão”. É com esta provocação que a Casas Bahia lança uma campanha para reafirmar seu compromisso com a diversidade. Agora, com foco total na questão da empregabilidade, a marca traz à tona dados que comprovam que faltam cadeiras no mercado de trabalho para a comunidade LGBTQIAP+.

O vídeo da campanha gravado com a participação de colaboradores na sede da Via, em São Paulo (SP), foi estreado nas mídias digitais nesta quarta-feira (15/06) e teve como proposta mostrar a empatia, a importância de se criar espaços para a garantia da diversidade por meio do programa de inclusão o público LGBTQIAP+ no mercado formal de trabalho, em especial em vagas oferecidas pela empresa.

 

“Queríamos um vídeo que reforçasse não apenas o nosso apoio à comunidade LGBTQIAP+, mas que fosse empático e mostrasse o que a Casas Bahia tem feito para acolher essas pessoas. Importante dizer que este pensamento, nossas ações afirmativas, não começaram agora, no mês do Orgulho. Elas fazem parte da nossa pauta diariamente, o ano inteiro. A gente faz, depois a gente conta. Há algum tempo estamos colhendo os resultados dessa cultura focada na diversidade. Por exemplo, a Via é uma das poucas empresas do setor varejista no ranking das melhores empresas para pessoas LGBTQIAP+ trabalharem”, afirma Ilca Sierra, Chief Experience Marketing Officer (CXMO) da Via.

A ação, desenvolvida pela agência VMLY&R, parte de cenas impactantes de cadeiras vazias em ambientes corporativos, com dados que refletem a ausência do público LGBTQIAP+ nas empresas. Então, a iniciativa é apresentada para os internautas com o viés de que o “Preconceito se vence oferecendo uma cadeira”. Em seguida, as pessoas são convidadas a acessar o site Cadeiras do Orgulho (https://www.casasbahia.com.br/cadeirasdoorgulho) para conhecer mais detalhes do programa, bem como suas vantagens.

“Muito mais do que uma campanha este é um projeto que consolida o compromisso da Casas Bahia na inclusão da comunidade LGBTQIAP+ no mercado de trabalho com a oferta de vagas, treinamento e preferência na contratação. Ele abre portas para um futuro”, comenta Cristian Santoro, Diretor Geral de Criação do núcleo Via na VMLY&R

Além do filme, também haverá ações com influenciadores e colaboradores da Casas Bahia que fazem parte da comunidade.

Melhores lugares para pessoas LGBTQIAP+ trabalharem no Brasil

No mês do orgulho LGBTQIAP+, a Via foi citada em uma pesquisa inédita que certificou 38 empresas como melhores lugares para essa população trabalhar. O levantamento, realizado pela Human Rights Campaign (HRC), Instituto Mais Diversidade e Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, avaliou 100 empresas que atuam no país que aplicam e divulgam políticas internas e práticas de inclusão.

Kermerson Kleber de Lucena Dias, gerente de Recursos Humanos e Educação Corporativa da Via, trabalha na empresa há dois anos e garante que o grupo promove ações contínuas voltadas para a diversidade no mercado de trabalho. “De fato, é um ótimo lugar para se trabalhar. Num mundo onde as cadeiras ainda são tão inacessíveis para o púbico LGBTQIAP+, me orgulho participar desta campanha incrível mostrando que aqui estamos no caminho certo. Orgulho é sinônimo de igualdade e aceitação”, comenta o colaborador.

Cadeiras do Orgulho

O programa Cadeiras do Orgulho faz parte da estratégia de diversidade da Via, dona da Casas Bahia. Através de uma plataforma online, o programa reúne um banco de talentos de pessoas LGBTQIAP+ e oferece uma trilha de desenvolvimento que vai desde a elaboração de um currículo a temas mais complexos como transição de carreira.

O banco de talentos para pessoas LGBTQIAP+ da Via nasce com outras grandes empresas parceiras que também terão acesso aos candidatos, além de entidades como como Mães pela Diversidade, TransEmpregos e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ que ajudaram a equipe a entender quais seriam as melhores políticas corporativas para se aplicar internamente.

O objetivo, segundo Amanda Ferreira, gerente de Inclusão e Diversidade da Via, é, além de estimular o acesso ao trabalho, fomentar a autoconfiança do candidato (a) para chegar a concorrer à vaga de emprego. O programa também é uma ação afirmativa para inclusão de mais trabalhadores deste perfil no quadro de colaboradores da empresa.

Além da dificuldade do acesso, segundo Amanda, parte dessas pessoas deixam de se candidatar às vagas de emprego no mercado formal de trabalho por medo das barreiras, entre elas, o preconceito. “Nosso desafio é olhar como garantimos direitos e como esse direito é realizado na prática. Graças ao Prisma, um grupo de afinidade formado por colaboradores para discussões das pautas e inclusão na Via, chegamos à conclusão de que dar emprego é o principal caminho para trazer autonomia e dignidade para essas pessoas”, destaca Amanda Ferreira.

Ficha Técnica
Cliente: Casas Bahia
Campanha: Cadeiras do Orgulho
Agência: VMLY&R
VP de Criação: Rafael Pitanguy
Diretor Executivo de Criação: Sleyman Khodor
Direção Geral de Criação: Cristian Santoro
Direção de Criação: Tiago Barreto
Criação: Marcelo Brito e Thiago Lopes
Atendimento/Projetos: Sandra Borges, Estela Passador e Juliana Longobardi
Mídia: Luiza Camara Valente e Ricardo Victor
Planejamento Estratégico e Conteúdo: Sumara Osório, Marcelo Bazán e Alysson Simplício
Produção (RTV): Nicole Godoy, Anderson Rocha, Reinaldo Brasil e Glauco Gomes
Produtora de imagem: Sweet Filmes
Diretor de cena: Gabriel Manso e Catharina Bergo
Diretor de Fotografia: Maria Navarro
Diretor de Arte: Lucas Fidelis
Assistente de Direção: Ana Fuschini
Produção Executiva: Kako Tufano
Atendimento: Bruno Papa
Diretor de Produção: Victor Ferrari
Coordenador de Pós Produção: Raphael Bahy
Finalizador: Magno Carezia
Produtora de som: LOUD+
Direção de Produção de Áudio: Gustavo Garbato e Bernardo Massot
Produção: Bernardo Massot, Rafael Kabelo e Henrique Guimarães
Atendimento: Priscila Miranda e Karin Borba
Finalizadores: André Sato, Heitor Neto e Erick Godoy
Coordenação: Tathy Vidal e Doug Freitas
Aprovação Cliente: Ilca Sierra, Flavia Laginha, Viviane Bittar, Amanda Ferreira, Lucas Pardo e Juliana Garcia.

 

 

Artigo anteriorNielsen apresenta novo estudo voltado à comunidade LGBTQIA+ que revela tendências, desafios e oportunidades
Próximo artigoEm projeto inédito de conteúdo, Vivo digitaliza a rotina dos personagens de ‘Pantanal’ com ações co-criadas com a Globo
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party. Twitter: @ThalesBrandao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui