Início Notícias Microsoft apoia edital de inovação aberta Silo Hub: inscreva a sua startup...

Microsoft apoia edital de inovação aberta Silo Hub: inscreva a sua startup e participe do futuro do agronegócio

O programa visa solucionar desafios do agronegócio por meio do uso de inovação aberta. Para participar as startups devem se inscrever até 15 de maio

0


O Silo Hub, uma iniciativa criada pela Embrapa e Neo Ventures, tem como objetivo principal solucionar desafios do agronegócio por meio da inovação aberta. Para isso, o Hub lança dois desafios que serão enfrentados pelas empresas mantenedoras e vão conectá-las a novos projetos e empreendimentos (startups) capazes de solucionar as propostas. Para participar, as startups devem se inscrever até o dia 15 de maio. A avaliação e a seleção das propostas serão realizadas levando em consideração principalmente a aderência com os desafios. As startups selecionadas contarão com a possibilidade de investimento para desenvolvimento da prova de conceito (POC), além do apoio da equipe do Silo Hub, visitas técnicas, profissionalização da gestão e crescimento. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://silohub.com.br/
O primeiro desafio é o Nestlé, que busca solucionar a questão: como implementar um sistema eficiente e economicamente viável para biodigestão de dejetos animais e produção de biogás em pequenas fazendas?
A Nestlé é uma empresa do setor de alimentos e bebidas que tem entre seus principais fornecedores os produtores de leite de pequeno porte. Ao considerar o impacto ambiental da pecuária durante o manejo da produção, a geração de dejetos é um entre os três maiores contribuintes na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Neste contexto, o desafio busca formas de transformar tais objetos em algo de valor para os pequenos produtores, reduzindo a emissão e a pegada de carbono da produção de leite. É importante que seja um sistema eficiente e economicamente viável para a biodigestão de dejetos e produção de biogás, além da sua utilização. A expectativa é de uma solução escalável e capaz de difundir sua utilização entre os produtores, impactando positivamente na conta final da emissão de GEE na produção leiteira, atuando de forma eficiente na geração de energia limpa, sem tornar o processo oneroso.
O segundo desafio é o Belgo Bakaert Arames, que visa solucionar o tema: como integrar soluções tecnológicas no manejo de bovinos?
Atuando no mercado brasileiro de fabricação de arames há mais de 20 anos, a empresa busca inovar em parcerias estratégicas em relação ao manejo de bovinos de pasto. Hoje, muitos pecuaristas ainda utilizam estratégias com baixa adoção de tecnologias. Consequentemente, não há nenhuma documentação ou centralização das informações do rebanho.
Neste contexto, o desafio é buscar por soluções capazes de realizar o levantamento e a centralização das informações em sistema de criação de bovinos por meio de tecnologias que permitam a tomada de decisões baseadas em dados. Assim, permitiremos a visualização estratégica do cenário atual da fazenda e o acompanhamento de processos em toda cadeira produtiva do bovino.
O Silo Hub é apoiado por: Belgo Bakaert Arames, Nestlé, Microsoft, Sistema OCB e TIM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui