Início Notícias Mobilize e Governo do Paraná inauguram garagem fotovoltaica no Palácio Iguaçu para...

Mobilize e Governo do Paraná inauguram garagem fotovoltaica no Palácio Iguaçu para recarga de veículos elétricos

A garagem fotovoltaica gera energia 100% limpa de forma contínua, inclusive em dias nublados com baixa luminosidade.

412
0


O Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, agora conta com uma garagem fotovoltaica para o abastecimento de veículos 100% elétricos, utilizados por órgãos públicos do Estado. O ecoposto foi inaugurado nesta quarta-feira (6) e vai fornecer energia limpa e renovável por meio da captação de energia solar. A iniciativa é mais uma colaboração da Mobilize, marca de soluções de mobilidade inteligente, energia limpa e dados do Renault Group, com o governo paranaense, a ABR Energia, Brafer e Schneider Electric.
Participaram do evento o diretor de relações institucionais e governamentais da Renault do Brasil, Marcus Aguiar, o head da marca Mobilize no Brasil, Ricardo Mendes, o diretor de comunicação da Renault do Brasil, Caique Ferreira e o vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana, entre outras autoridades.
Também participaram do evento executivos representantes das empresas ABR Energia, Brafer, Schneider Electric.
“Não à toa o Paraná recebeu da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) um selo de Estado sustentável. Temos que trabalhar para mostrar para o mundo todo que o que é produzido neste Estado é feito com respeito ao meio ambiente e com inovação. Aqui ajudamos a preservar o que a natureza nos deu”, destaca o vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana.
A garagem fotovoltaica gera energia 100% limpa de forma contínua, inclusive em dias nublados com baixa luminosidade. Ela é formada por um conjunto de 15 painéis solares, que produzem 6,75 kWp de potência.
A garagem sustentável tem capacidade para produzir uma média de 740 kWh/mês, alcançando 8,9 MWh de energia por ano. Quantidade que cobre, por exemplo, 17 vezes o consumo elétrico das dez unidades do Zoe E-TECH que fazem parte do projeto VEM PR, lançado em 2020, para uso compartilhado dos servidores públicos do estado do Paraná.
“A geração de energia limpa e livre de emissão de CO2 para o abastecimento de veículos elétricos faz parte da estratégia da Mobilize. Queremos contribuir na transformação do Estado do Paraná como referência em mobilidade sustentável no país”, destacou Ricardo Mendes, head da Mobilize no Brasil.
A Renault do Brasil já utiliza a tecnologia no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), para a recarga dos veículos elétricos da marca e para a iluminação de instalações na unidade fabril. Além disso, Fernando de Noronha conta com uma garagem fotovoltaica desde 2021, para o abastecimento dos veículos elétricos que circulam na ilha.
Projetos de mobilidade inteligente no Brasil
A solução de compartilhamento e locação de curta duração Mobilize Share teve início no Complexo Industrial Ayrton Senna para os colaboradores da Renault do Brasil. O agendamento é realizado por meio do aplicativo Mobilize Share, que permite aos colaboradores visualizar a disponibilidade dos veículos e fazer a reserva, na modalidade de carsharing, com até 23 horas de uso, ou locação de curta duração, com cobrança por dia, em períodos de dias ou semanas, para uso em suas atividades profissionais ou particulares.
O Mobilize Share também é utilizado nas parcerias de carsharing e locação de curta duração instaladas na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Lactec, Casa LIDE, na concessionária Globo, na Copel em Curitiba, e na sede da Estapar, em São Paulo.
A Renault também possui outras iniciativas de mobilidade, como o VEM DF e VEM PR, que disponibilizam veículos elétricos da Renault para o uso compartilhado por servidores em órgãos públicos. Estes projetos foram desenvolvidos pela ABDI, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial em parceria com os governos locais e o Parque Tecnológico de Itaipu.
Em Fernando de Noronha 46 veículos elétricos Renault já circulam pela ilha, como parte do Programa Noronha Carbono Zero. Neste projeto, em parceria Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo implementamos um posto de carregamento com o qual garantimos energia limpa e renovável para todos os veículos elétricos que rodam na ilha, e o excedente é disponibilizado para uso da população local.
No mês de março, foi lançada a terceira etapa do projeto, em parceria com a Neoenergia Pernambuco, que contempla 10 Renault Zoe E-TECH Electric, a instalação de duas usinas de geração de energia limpa por meio de placas solares, construídas pela Neoenergia, além de 12 carregadores que serão instalados na ilha, nos próximos 24 meses.
As empresas que têm interesse em implementar o sistema de carsharing e locação de curta duração e por meio do aplicativo Mobilize Share no formato B2B e B2B2C podem entrar em contato com a equipe Renault pelo e-mail: [email protected]

Artigo anteriorMercedes-Benz homenageia caminhoneiros e caminhoneiras que fazem acontecer
Próximo artigoBradesco patrocina Brasileirão Feminino 2022 no Sportv
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party. Twitter: @ThalesBrandao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui