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Electrolux inova na jornada do consumidor com lançamento de serviço de coleta e descarte consciente

Iniciativa é pioneira no Brasil entre fabricantes de produtos de linha branca

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A Electrolux, marca líder em eletrodomésticos, lança serviço de logística reversa que permite ao consumidor entregar seu eletrodoméstico antigo para ser descartado de forma adequada, viabilizando a circularidade desses produtos na cadeia. A iniciativa acontece no momento da seleção do produto no e-commerce oficial da marca, reforçando a inovação proprietária da empresa na jornada do consumidor – e, ainda, fomentando a economia circular, a minimização do impacto ambiental e o estímulo a práticas mais sustentáveis. Na primeira fase do projeto, lançada em fevereiro de 2022, o serviço terá cobertura em toda a região do Estado de São Paulo e contemplará produtos das categorias de refrigeradores, fogões e lavadoras.

A solução pode ser adquirida pelo consumidor no momento da compra de um novo produto, que engloba tanto a entrega do novo quanto a retirada do produto antigo – tudo por meio da loja virtual. Por exemplo, se o consumidor comprou uma geladeira, ele pode contratar o serviço direto na página do produto na Loja Electrolux e a antiga pode ser recolhida pela transportadora no dia da entrega do novo – independentemente de qual marca seja. O que acontece depois disso, é um processo de logística reversa, e o produto segue para uma recicladora, onde é desmontado e tem os componentes destinados ao descarte adequado para que se transformem novamente em matéria-prima, como aço, ferro, plástico e cobre, podendo ser reutilizadas em outras indústrias.

A iniciativa da Electrolux vai ao encontro de ações em prol da sustentabilidade que colocam em prática a responsabilidade e compromisso que a empresa tem com a sociedade, ao mesmo tempo que oferece soluções para as demandas de seus consumidores, assim como futuros. Para chegar a oferta deste novo serviço, a empresa passou por um intenso período de pesquisa, no qual visitou milhares de posts de consumidores sobre o tema em redes sociais e plataformas voltadas a satisfação de clientes, entrevistou dezenas de consumidores, parceiros, acadêmicos e ONGs e analisou outras dezenas de relatórios de pesquisas de tendências em sustentabilidade.

“Após ouvir muitos agentes da cadeia de valor da sustentabilidade, o projeto vem dar um passo importante em questões de reciclagem de nossos equipamentos, procurando entregar esta facilidade para nosso consumidor e contribuir para que ele tenha uma alternativa simples e transparente para o destino correto de seus equipamentos de grande porte antigos. Além desta iniciativa própria, trabalhamos de forma setorial por meio da ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), que está implementando um sistema nacional de logística reversa, buscando oferecer soluções estruturadas para consumidores e comunidades com diversos de pontos de coleta distribuídos pelo território nacional, honrando nosso compromisso de tornar o mundo um lugar melhor”, comenta João Zeni, Diretor de Sustentabilidade para Electrolux América Latina.
Em outra recente pesquisa realizada pela própria empresa, no programa chamado Better Living, que ouviu cerca de 14 mil jovens entre 15 a 20 anos em todo o mundo, revelou que, somente no Brasil, 74% deles se sentem preocupados com ameaças à sustentabilidade, e mais de 6 em cada 10 entrevistados afirmam que a sustentabilidade é a questão global mais importante da atualidade (62%), refletindo, assim, a urgência da pauta e o compromisso da Electrolux em pensar entregas mais sustentáveis a seus consumidores.

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