Início Notícias Grupo VW se une à Iniciativa para Garantia da Mineração Sustentável

Grupo VW se une à Iniciativa para Garantia da Mineração Sustentável

A IRMA (Initiative for Responsible Mining Assurance) é uma aliança de empresas, companhias de mineração e organizações não-lucrativas. Seu objetivo é estabelecer normas claras para melhores práticas na mineração industrial.

0
Da proteção dos aquíferos ao controle de idade nas minas - o Grupo Volkswagen apoia padrões conjuntos na mineração


O Grupo Volkswagen tornou-se membro da “Iniciativa para Garantia de Mineração Sustentável (IRMA)” em março de 2022, na qualidade de empresa associada com maior faturamento. A IRMA é uma associação de organizações não-governamentais, sindicatos de trabalhadores, comunidades afetadas, investidores, empresas de mineração e compradores de matérias-primas. Com mais de 50 membros diferentes, a entidade trabalha para desenvolver e estabelecer rigorosas normas para a extração de matérias-primas através da mineração.

Com sua ambiciosa estratégia de eletrificação, o Grupo Volkswagen posiciona-se para se tornar um futuro provedor de mobilidade climaticamente neutra. A eletrificação também cria novas demandas para um fornecimento responsável, especialmente na extração de matérias-primas para baterias, como cobalto, lítio, níquel e grafite.

O Código de Conduta do Grupo Volkswagen já obriga todos os seus parceiros de negócios a respeitarem critérios ambientais e sociais, incluindo a estrita exclusão do trabalho infantil. Mas a responsabilidade corporativa vai mais além: por isso, o Grupo Volkswagen foca fortemente na implementação de padrões rigorosos e abrangentes na mineração. A associação à Iniciativa para Garantia da Mineração Responsável (IRMA) é um passo importante nesse sentido.

“O caminho para uma cadeia de suprimento transparente e sustentável leva diretamente à mina. É por isso que apoiamos o estabelecimento de regras claras. Os padrões são mais eficazes quanto mais consistentemente são definidos e quanto mais parceiros aderirem. A IRMA reúne todos os participantes importantes: fornecedores de matérias-primas, os compradores de matérias-primas, representantes dos trabalhadores, forças da sociedade civil, investidores e especialistas independentes”, explica o membro do Conselho do Grupo Volkswagen Group responsável pela área de Compras, Murat Aksel.

Como uma iniciativa globalmente reconhecida, a IRMA é pioneira na implementação de melhores padrões sociais e ambientais no setor de mineração desde 2006. “É encorajador testemunhar o empenho das empresas associadas à IRMA apoiando o compromisso da iniciativa com a governança multi participativa e a transparência”, afirmou Aimee Boulanger, diretora executiva da IRMA. “Nós saudamos a associação do Grupo Volkswagen e esperamos trabalhar juntamente com ele à medida que utilize seu significativo alcance global para incentivar práticas de mineração mais responsáveis.”

Os padrões da IRMA incluem a proteção dos direitos humanos e das comunidades, a eliminação da corrupção, medidas de proteção à saúde dos trabalhadores e comunidades afetadas, segurança nos locais de trabalho e proteção ambiental: “Os critérios vão da proteção aos aquíferos à verificação da idade dos trabalhadores na entrada das minas”, diz Murat Aksel. O foco se concentra na mineração industrial, assim como na indústria de processamento mineral. Ao associar-se, o Grupo Volkswagen se compromete a aplicar gradualmente os padrões da IRMA às suas cadeias de suprimento de baterias.

Para o Grupo Volkswagen, a associação à IRMA complementa suas próprias medidas para dar transparência à cadeia de suprimento de matérias-primas. Desde 2019, todos os parceiros de negócios relevantes da empresa têm que passar por uma classificação de sustentabilidade obrigatória. Ela abrange padrões ambientais e sociais com o mesmo nível de importância de outros critérios, como custos ou qualidade. Desde 2020, o Grupo Volkswagen tem exigido a total exposição da cadeia de suprimento em todo o caminho até a mina para todos os novos contratos de matérias-primas para baterias. Também em 2020, o Grupo introduziu um novo sistema padronizado de gerenciamento de matérias-primas.

Ele abrange matérias-primas como cobalto, níquel, grafite e lítio, assim como minerais produzidos em áreas de conflito, como o tântalo, e outras matérias-primas como alumínio, borracha natural e couro. Desde 2021, o Grupo Volkswagen tornou-se a primeira empresa automotiva a divulgar publicamente num relatório em separado as medidas tomadas em todo o grupo para obtenção responsável de 16 matérias-primas.

Sobre a Iniciativa para Garantia de Mineração Sustentável (IRMA):

A IRMA prevê um mundo em que a indústria de mineração respeite os direitos humanos e aspirações das comunidades por ela afetadas; proporcione locais de trabalho seguros, saudáveis e solidários; minimize os danos ao meio-ambiente e deixe um legado positivo. A IRMA oferece uma verificação objetiva, por meio de terceiros independentes dos locais de mineração em escala industrial com base numa definição abrangente de mineração responsável estabelecida por meio de um processo colaborativo com múltipla participação dos envolvidos. Essa definição, em que se baseia a Norma para Mineração Responsável da IRMA, abrange todos os itens relacionados aos impactos da mineração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui