Início Notícias Digital Nestlé Brasil cria chatbot em WhatsApp para ajudar agricultores nas fazendas de...

Nestlé Brasil cria chatbot em WhatsApp para ajudar agricultores nas fazendas de cacau

O assistente virtual Theo, inspirado no nome científico para o cacaueiro, Theobroma Cacao, vai tirar dúvidas sobre o plantio e cultivo do cacau.

737
0
Reprodução


A Nestlé divulga essa semana o lançamento do Theo, um assistente virtual que via chatbot vai responder as dúvidas técnicas de agricultores sobre as fases de cultivo do cacau no campo. Por meio de inteligência artificial, mas buscando uma identificação humanizada com o produtor, o assistente virtual é uma iniciativa inédita para os agricultores e foi programado para responder as dúvidas diretamente pelo WhatsApp, de forma interativa e dinâmica.

Desde 2010, a Companhia possui um programa de boas práticas na cadeia do cacau, o Nestlé Cocoa Plan, com foco no desenvolvimento socioambiental e na evolução da qualidade. Atualmente são mais de 1,1 mil produtores certificados, além do uso de geomonitoramento em fazendas fornecedoras que aumenta o grau de rastreabilidade da matéria-prima – por meio de imagens de satélite, é possível monitorar de forma contínua as propriedades e eventuais alterações na cobertura do solo, além de sinais de desmatamento. A meta da Nestlé é ter 100% da cadeia de fornecimento de cacau brasileira certificada até 2025.

 

Theo, o assistente virtual, teve seu nome inspirado no termo Theobroma Cacao, nome científico para o cacaueiro. “O Theo é a personificação do agrônomo.

Desenvolvemos o chatbot para auxiliar cada vez mais os agricultores com informações técnicas e de fácil acesso, compartilhando de maneira simples informações sobre as boas práticas no cultivo do cacau. O Nestlé Cocoa Plan nos coloca ao lado do agricultor e isso permite entender quais são as suas dúvidas e como podemos ajudar no dia a dia”, comenta Pedro Malta, Head de Agricultura da Nestlé.

Com informações técnicas e cientificas, o chatbot utiliza como base informações do Boletim Técnico No 221 da CEPLAC, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, do Ministério da Agricultura. O chatbot tira dúvidas sobre plantio, irrigação, poda, colheita e questões nutricionais, entre outras. Para tirar dúvidas, basta o agricultor enviar uma mensagem para o número (27) 99901-1960.

Artigo anteriorToyota GAZOO Racing apresenta novo SW4 GR-S ao mercado brasileiro por R$ 415 mil
Próximo artigoPlataforma de agricultura digital da Bayer firma parceria para alavancar integração com startups
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party. Twitter: @ThalesBrandao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui