Início Notícias AIR4, o Renault 4 “Voador”

AIR4, o Renault 4 “Voador”

Feito para comemorar o 60º aniversário de um ícone, o AIR4 é um show car voador inspirado no Renault 4

494
0


Para encerrar belamente as comemorações do 60º aniversário do 4L, a marca trabalhou em parceria com o design hub TheArsenale para criar um show car futurista, fazendo uma reinterpretação deste modelo icônico.

2021 é o ano do sexagésimo aniversário do Renault 4L, um carro que teve mais de 8 milhões de unidades vendidas em mais de 100 países, durante seus 30 anos de vida ativa. Muito mais que um carro, o 4L é um verdadeiro ícone.

Para celebrar este 60º aniversário, a Renault fez uma série de ativações durante todo o ano de 2021. E para fechar este ano de comemorações, a marca trabalhou em parceria com o estúdio de design TheArsenale, para criar um show car que faz uma reinterpretação futurista e descolada do 4L.

O Renault 4 original era um carro simples, eficiente e versátil, produzido entre 1961 e 1992. Um carro tipo “calça jeans”, como dizia o CEO do Grupo Renault na época, Pierre Dreyfus. Verdadeiro ícone que atendia as necessidades de famílias e empresas, além da polícia e dos correios na França, ele também foi o parceiro de várias gerações de jovens condutores e condutoras, quando estavam aprendendo a dirigir. Seus valores e atributos foram motivos suficientes para que o estúdio dedicado ao futuro da mobilidade TheArsenale trabalhasse em parceria com a Renault, para reinventar o 4L e permitir que ele usasse as estradas invisíveis que percorrem o espaço aéreo.

AIR4, O RENAULT 4 VOADOR” 

A Renault firmou parceria com o estúdio TheArsenale para este projeto único no gênero, com um resultado inédito. O AIR4 é um símbolo de independência e liberdade, feito para enfrentar as dificuldades enfrentadas com os congestionamentos e aproveitar o espaço livre disponível no céu, que o AIR4 considera como a estrada do futuro.

O design do AIR4 é uma reinterpretação do ícone rétro feita pelo estúdio TheArsenale e não remete aos códigos esperados em um carro moderno. Totalmente produzido com fibra de carbono, o veículo mantém as mesmas linhas e volumes que o 4L original, mas oferece novas capacidades dinâmicas. A rigidez foi completamente revista, incluindo novos conceitos como empuxo ou sustentação, o que exigiu horas de cálculos e testes. Graças a técnicas de design generativo e inteligência artificial, os engenheiros do estúdio TheArsenale testaram vários terabytes de dados para melhorar e afinar as ideias dos designers antes mesmo de iniciar os primeiros testes no mundo real.

“Após um ano inteiro de comemorações, queríamos criar algo fora do convencional para encerrar belamente as celebrações do 60º aniversário do 4L” explica Arnaud Belloni, diretor global de Marketing da marca Renault. “Esta parceria com TheArsenale aconteceu de forma natural. O show car AIR4 voador é totalmente inovador, representando como poderia ser este ícone daqui a 60 anos.”

O AIR4 não tem rodas. Para se mover, ele utiliza quatro hélices duplas, posicionadas de cada lado do veículo. O chassi está localizado no centro da longarina e o condutor pode entrar na cabine utilitária levantando o chassi redesenhado do Renault 4, que é fixado na parte da frente.

Tecnicamente, o AIR4 é alimentado por baterias de lítio-polímero de 22.000 amperes-horas, que geram uma potência total de quase 45.000 mAh. O veículo pode atingir uma velocidade máxima horizontal de 26m/s, com uma inclinação de 45° durante o voo e até 70° de inclinação máxima. Ele pode voar até 700 m de altitude com uma velocidade de decolagem de 14m/s, limitada a 4 m/s por questões de segurança, com velocidade na aterrissagem de 3 m/s. O AIR4 oferece um empuxo vetorial máximo de 380 kg, ou seja, 95 kg por hélice.

O AIR4 foi imaginado, projetado, desenvolvido e montado totalmente na França, no Sophia Antipolis, o primeiro parque tecnológico europeu localizado na região de Côte d’Azur.

THEARSENALE “ROAD TO AIR”

Para o TheArsenale, os ícones da cultura automotiva são eternos. Este veículo é o primeiro produto da divisão ROAD TO AIR do estúdio TheArsenale, que prevê que a rede de transportes do futuro será aérea. O AIR4 é fruto da imaginação de Patrice Meignan, diretor geral e fundador do TheArsenale, que quis criar um novo tipo de veículo que despertasse emoções e prazer, destacando a identidade da marca.

“Dediquei minha vida à minha paixão pela mobilidade e estou continuamente explorando cada aspecto do mundo em movimento”, relata Patrice Meignan. “Após 25 anos de pesquisas e estudos prospectivos, acreditamos que os ícones da cultura automotiva são eternos, seja na terra como no céu. Há 60 anos, o Renault 4 é um carro feito para pessoas comuns, que fazem dele algo extraordinário. Este carro simboliza a aventura: simples, prático, útil e ao mesmo moderno e rétro. A maioria dos condutores diria que ele permite encarar os trajetos de outra forma e viver uma verdadeira aventura. O desejo de viajar de uma forma diferente serviu de inspiração para minha equipe e eu. Com o AIR4 by TheArsenale, o Renault 4 está pronto para alçar voo, em uma das maiores aventuras que já viveu até hoje.”

ESTREIA MUNDIAL

Após sua apresentação digital hoje, 26 de novembro, o AIR4 será exibido ao público a partir da próxima segunda-feira até o fim do ano, no Atelier Renault localizado no coração de Paris, na Avenida Champs-Élysées, lado a lado com outras versões históricas do Renault 4.

No início de 2022, o AIR4 pousará em solo americano, começando por Miami e seguindo para Nova Iorque, antes de fazer uma escala em Macau.

Artigo anteriorA fatia de cada um: no Dia de Doar, Casa Bauducco reverte vendas e incentiva doações ao programa Famílias Acolhedoras
Próximo artigoBlack Friday: TRAMONTINA oferece cashback de 20% no site até amanhã (27/11)
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party. Twitter: @ThalesBrandao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui