Início Notícias VLI conquista Prêmio Valor Inovação Brasil 2021

VLI conquista Prêmio Valor Inovação Brasil 2021

Uma das mais inovadoras do país, empresa venceu pelo segundo ano consecutivo na categoria “Transportes e Logística”

0
Producao de banco de imagens para a VLI, empresa de logistica que integra ferrovias, portos e terminais com ativos proprios e de terceiros. Imagens produzidas na unidade de Sao Luis no Maranhao cuja operacao e no Porto de Itaqui. Foto: NIDIN SANCHES / Divulgacao

A VLI, empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, terminais e portos, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Valor Inovação Brasil na categoria “Transportes e Logística”. A cerimônia digital de premiação foi realizada na noite de ontem (27). O Prêmio Valor Inovação Brasil chegou à sua 7ª edição e é realizado por meio de uma parceria entre o jornal Valor Econômico e a Strategy& da PwC, referência global em consultoria de gestão. “Para a VLI, a inovação é um vetor essencial de transformação da logística do Brasil. Por isso mesmo, na companhia a inovação é um tema que integra a nossa cultura, nossas competências e permeia todas as nossas atividades, das rotinas internas ao jeito de atender aos nossos clientes, mostrando consistência para potencializar nossos resultados”, afirma Rute Melo Araújo, diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI.

Com o tema “Segurança de dados: desafios e oportunidades”, a metodologia implementada pela premiação neste ano avaliou as companhias em cinco frentes distintas: intenção demonstrada em inovar, esforço e recursos aplicados para realizar a inovação, papel da inovação no desempenho da companhia, análise das companhias mais citadas pelas demais participantes como inovadoras e registro de conhecimento por intermédio de patentes.

Ao todo, 150 empresas atuantes em 23 setores produtivos distintos foram contempladas. O bicampeonato da VLI na categoria “Transportes e Logística” é fruto do respaldo à inovação, o que se vê, por exemplo, nas conexões da companhia com mais de 600 startups, na parceria com clientes e fornecedores em busca de soluções eficientes para o negócio e no compartilhamento de informações entre os diversos níveis hierárquicos e estruturas da empresa.

Através da área de Inovação e Transformação Digital, a VLI desenvolveu mais de 70 iniciativas digitais de médio e grande porte, em conformidade com o posicionamento e as jornadas estratégicas da empresa. Uma série de ferramentas concebidas dentro do programa tem contribuído para o ganho em eficiência nas operações da companhia. Entre elas, destaque para o Fuelytics, ferramenta de gestão que viabiliza a redução no consumo de combustível e na emissão de gases em operações ferroviárias.

Outros exemplos são o Sistema de Planejamento de Embarque e Desembarque de Navios (Speed), que promove maior agilidade e ganhos em eficiência nas operações portuárias de carga e descarga de navios e o uso de drones nas operações no Arco Norte. Os dispositivos auxiliam nas operações portuárias no Maranhão e Tocantins com o monitoramento em apoio à área de segurança dos ativos e dos empregados.

Mais uma prática inovadora é a Manutenção Preditiva de Transportadores de Correia, que gerou a redução de custos e maior disponibilidade do sistema de transbordo com o monitoramento de falhas e abertura de notas de manutenção com uso de Robotic Process Automation (RPA), tecnologia que permite a um software de computador simular ações normalmente efetuadas por pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui