Início Notícias TV Brasil apresenta clássico “Casinha Pequenina” em tributo a Luis Gustavo neste...

TV Brasil apresenta clássico “Casinha Pequenina” em tributo a Luis Gustavo neste domingo (26/9)

Filme estrelado por Amácio Mazzaropi também traz Tarcísio Meira no início de sua trajetória artística

201
0
Divulgação

Para homenagear o ator Luis Gustavo, que morreu no último domingo (19/9), aos 87 anos, por causa de complicações de um câncer, a TV Brasil exibe a comédia “Casinha Pequenina” (1963) neste domingo (26/9), às 22h, em uma janela especial da sessão Cine Retro. No filme, o artista interpreta Bento.

O personagem representado por ele é amigo do protagonista Nestor, papel do então estreante nas telonas, Tarcísio Meira. O galã faleceu há um mês, em 12 de agosto, e também é lembrado pela emissora pública. Amácio Mazzaropi e Geny Prado vivem o casal Chico e Fifica, pais de Nestor.

Na trama, o rico fazendeiro escravista Coronel Pedro (Roberto Duval) inclui seu humilde empregado em uma tramoia. O colono de bom coração e sua família são envolvidos em uma farsa para o patrão se livrar de duas mulheres que o chantageiam por um assassinato do passado. Apesar do plano, o filho do colono se encanta por uma das mulheres e não acredita nas acusações que seu amigo tenta esclarecer.

O longa-metragem “Casinha Pequenina” é o segundo filme da carreira de Luis Gustavo que antes havia feito uma ponta em “O Sobrado” (1956). Considerada uma das produções mais importantes da obra do humorista Amácio Mazzaropi, a trama deste clássico tem o fim da escravidão como pano de fundo e destaca a luta contra os interesses dos senhores de engenho. O longa é um dos maiores sucessos da filmografia do ator e diretor ao lado de “Jeca Tatu” (1959). Ambos contabilizam recordes de bilheteria.

Trajetória do ator Luis Gustavo

Em sua carreira, Luis Gustavo desempenhou papéis marcantes da dramaturgia que são lembrados na história da televisão brasileira. Entre os principais está o protagonista Beto Rockfeller na novela homônima de 1968, produção da TV Tupi que revolucionou a linguagem televisiva.

Luis Gustavo ainda é lembrado por tipos cômicos. Ele fez o atrapalhado detetive Mario Fofoca, na trama de “Elas por Elas” (1982); o divertido estilista Victor Valentin, na primeira versão de “Ti Ti Ti” (1985); e o inescrupuloso radialista Juca Pirama, em “O Salvador da Pátria” (1989).

Outro personagem muito querido pelo público e presente na memória afetiva dos fãs é o tio Vavá, do humorístico “Sai de Baixo” (1996 a 2002). Criador do sitcom ao lado do diretor Daniel Filho, Luis Gustavo fez rir com o patriarca da família e síndico do fictício condomínio no Largo do Arouche, em São Paulo.

Natural de Gotemburgo, na Suécia, Luis Gustavo era filho de um diplomata espanhol e veio para o Brasil ainda na infância. Cunhado do autor de novelas Cassiano Gabus Mendes, pioneiro da televisão brasileira, o homenageado da emissora pública iniciou a carreira na extinta TV Tupi.

Com carisma e personalidade, o premiado artista atuou em mais de 50 produções nas telinhas, fez filmes e também peças de teatro. Ele era tio dos também atores Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes. Luis Gustavo tratava um câncer desde 2018 e faleceu em Atibaia, cidade paulista onde residia há anos.

Trama da comédia Casinha Pequenina

Na época do Brasil colonial, o rico fazendeiro escravista Coronel Pedro (Roberto Duval) leva uma vida repleta de crimes e assassinatos. Apesar disso, sua mulher e filhos não conhecem sua extensa ficha criminal.

Os problemas do proprietário de terras começam ao ser chantageado por Carlota (Marly Marley), mulher que testemunhou os capangas dele matarem outro homem. Ela ameaça contar tudo para a polícia caso o homem não providencie um bom casamento para a filha dela, Inês.

Para se livrar da testemunha, o fazendeiro envolve um casal de colonos, Chico (Amácio Mazzaropi) e Fifica (Geny Prado) num plano. Coronel Pedro apresenta o filho deles, Nestor (Tarcísio Meira), como um ricaço da região para Inês. O rapaz acaba se apaixonando pela moça.

Mesmo assim, os pais do jovem desconfiam bastante da nova namorada dele. É nesse ínterim que se estabelece um grande clima de conflito na família. O amigo Bento (Luís Gustavo), que trabalha com Nestor na fazenda, descobre o segredo.

Namorado de Ivone (Ingrid Tobias), Bento quer contar para Nestor sobre o golpe de Inês, a falsa sobrinha do Coronel Pedro. Ele tenta convencer o amigo a não se casar e busca a todo o curso abrir os olhos de Nestor para toda a farsa.

Ficha técnica

País: Brasil. Ano: 1963. Gênero: comédia. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Roberto Duval, Tarcísio Meira, Edgard Franco, Astrogildo Filho, Guy Loup, Luis Gustavo, Marly Marley, Marina Freire, Ingrid Tobias. Duração: 95 min. Classificação Livre.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço:

Cine Retrô – “Casinha Pequenina” – domingo, dia 26/9, às 22h, na TV Brasil

Artigo anteriorBRF conquista certificado Zero Waste para fábrica de perus na Turquia
Próximo artigoQualy fecha parceria com eureciclo e promovem a reciclagem das embalagens de forma pioneira no Brasil
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui