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LATAM Brasil retoma 82% da oferta de assentos da sua malha aérea doméstica em setembro

Do Brasil ao exterior, empresa retomou 20% da sua oferta de assentos, para 13 destinos já restabelecidos

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Divulgação

No Brasil, a LATAM vai operar em setembro 82% da sua oferta doméstica de assentos (medida em ASK*) em comparação com setembro de 2019 (período anterior à pandemia). Se comparado com setembro de 2020, a oferta de assentos da empresa vai dobrar (220%) neste mês. Ao todo, serão 466 voos nacionais diários da LATAM no Brasil, impulsionados por crescimentos no Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas.

Estamos cada vez mais próximos dos níveis pré-pandêmicos nos voos domésticos e atentos ao avanço do processo de vacinação contra a Covid-19. É por isso, por exemplo, que acabamos de inaugurar nosso voo regular para Comandatuba e já superamos a quantidade de aeroportos brasileiros que atendíamos antes da pandemia. E a retomada não é diferente no internacional. Embora mais lenta, já incrementamos rapidamente a oferta para os próximos meses mediante as recentes aberturas de fronteiras para o turista brasileiro”, afirma Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Em 2 de setembro, a LATAM inaugurou voo regular direto de São Paulo/Congonhas para Comandatuba (BA), o que fez a companhia superar no Brasil o número de aeroportos atendidos antes da pandemia de Covid-19. Como isso, agora a LATAM voa para 45 destinos no Brasil: São Paulo (Congonhas), São Paulo (Guarulhos), Brasília, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte (Confins), Curitiba, Rio de Janeiro (Galeão), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Campo Grande, Cuiabá, Belém, Porto Alegre, Aracaju, Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Comandatuba, Recife, Maceió, Vitória, Natal, Foz do Iguaçu, Navegantes, Manaus, Goiânia, Londrina, João Pessoa, Teresina, São Luís, Uberlândia, Rio Branco, Imperatriz, Palmas, Maringá, Porto Velho, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Boa Vista, Marabá, Macapá, Joinville, Santarém, Jaguaruna e Chapecó.

Ainda neste ano, a companhia vai abrir mais 4 novos destinos no Brasil a partir de novembro: Juazeiro do Norte (CE), Jericoacoara (CE), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA).

Voos internacionais a partir do Brasil

Do Brasil para o exterior, a LATAM retomou 20% da sua oferta de assentos (medida em ASK) em relação a setembro de 2019, com voos restabelecidos para 13 destinos: Santiago, Madri, Frankfurt, Lisboa, Assunção, Montevidéu, Cidade do México, Miami, Nova York, Buenos Aires, Cancún, Paris e Bogotá. Com as recentes aberturas a turistas brasileiros, a companhia ampliou e/ou antecipou a retomada de voos do Brasil para Espanha, Portugal, França, entre outros países. Para mais detalhes desses voos, acesse aqui.

Operação global do Grupo LATAM

Somadas todas as suas filiais, o Grupo LATAM prevê retomar até 53% da sua oferta total de assentos (em ASK) em setembro de 2021, em comparação com setembro de 2019, e espera retomar entre 65% e 70% desta capacidade até dezembro. Em agosto deste ano, o Grupo LATAM havia retomado 49,7% do ASK.

Ao todo, o Grupo LATAM deve operar neste mês quase 970 voos diários (domésticos e internacionais) para 117 destinos em 16 países. Na divisão de cargas, a companhia programou 990 voos em aeronaves cargueiras, o que representa 16% a mais do que em setembro de 2019. Todas as projeções estão sujeitas à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países.

Em agosto de 2021 (em comparação com agosto de 2019), o Grupo LATAM registrou uma demanda de passageiros (medida em RPK) de 44,7% e uma oferta de assentos (medida em ASK) de 49,7%, resultando em uma taxa de ocupação de 75,3% (redução de 8,5 pontos percentuais). No transporte de cargas, também em comparação com agosto de 2019, registrou uma ocupação de 61,9% (aumento de 7,4 pontos percentuais).

*ASK: sigla em inglês para AssentosQuilômetros Oferecidos

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Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

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