Início Notícias Impulsionado pelo Norte e Nordeste, consumo das classes C e D cresce...

Impulsionado pelo Norte e Nordeste, consumo das classes C e D cresce 5% em julho, aponta Superdigital

Gastos com Rede Online, Transportes, Restaurantes, Supermercado, Combustíveis e Prestadores de Serviços foram os destaques de alta;

0

O consumo das classes C e D no Brasil cresceu 5% em julho ante o mês anterior, de acordo com a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. Quase todas as regiões registraram crescimento, mas as que impulsionaram o resultado total foram Norte e Nordeste, com aumento de 23,5% e 8,5%, respectivamente. O Sul avançou 7,7%, enquanto o Sudeste, 3,5%. Já o Centro-Oeste teve leve queda de 0,5%. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil de consumo das classes C e D.

Segundo Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, os números de julho consolidam a recuperação no consumo destas classes sociais, dado o histórico dos últimos dois meses. “Tivemos uma leve queda em junho em decorrência de um alto crescimento em maio, principalmente, por conta do Dia das Mães. A tendência é que o segundo semestre mostre uma recuperação mais robusta à medida que a vacinação contra Covid-19 avance e setores da economia que ainda sofreram bastante no primeiro semestre comecem a se recuperar”, diz.

Os setores que mostraram recuperação mais significativa no consumo foram Rede Online (8%), Transportes (7%), Restaurantes (6%), Supermercado (5%), Prestadores de Serviços (5%) e Combustível (5%). Na outra ponta, os gastos que mais caíram foram com Diversão e Entretenimento (-8%).

O levantamento mostra também que o principal gasto no orçamento ainda é em Supermercados (35%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%), com uma pequena variação entre os meses de junho e julho.

Em julho, 82% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a junho. Observa-se, por exemplo, crescimento de 4% nos gastos em Restaurantes e de 22% em Diversão e Entretenimento.

Em relação ao ticket médio, houve aumento significativo nos setores Rede Online (9%), Transporte (5%), Prestadores de Serviços (3%) e Combustível (2%). Na avaliação da executiva, a inflação dos últimos meses, acima da meta, tem contribuído para esse aumento do ticket médio em alguns itens. “É cada vez mais fundamental o aprimoramento e crescimento da educação financeira também nas classes sociais C e D”, explica.

Para acessar os dados completos da pesquisa, clique aqui.

Recortes regionais

SUDESTE

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o consumo em julho avançou 7% ante junho. Os setores que mais cresceram foram Rede Online (16%), Companhias Aéreas (10%), Hotéis e Motéis (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Supermercado (5%), Prestadores de Serviços (4%) e Transportes (4%).  As quedas foram observadas nos setores de Diversão e Entretenimento (-10%), Lojas de Roupas (-2%) e Automóveis e Veículos (-2%).

São Paulo

Em São Paulo, o aumento no consumo foi 3,5% sobre junho. O resultado foi puxado, principalmente, por Rede Online (13%), Hotéis e Motéis (9%), Transportes (7%), Prestadores de Serviços (4%), Restaurantes (4%), Lojas de Artigos Diversos (3%) e Supermercado (3%). No entanto, foram observadas quedas nos gastos com Automóveis e Veículos (-7%), Diversão e Entretenimento (-5%) e Companhias Aéreas (-2%).

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o consumo ficou praticamente estável, com leve alta de 1% em relação ao mês anterior. Os setores que apresentaram altas nos gastos foram Combustível (19%), Lojas de Artigos Diversos (9%), Transportes (8%), Restaurantes (7%), Supermercado (4%), Telecomunicações (4%), Drogaria e Farmácia (3%). No entanto, houve queda em Companhias Aéreas (-35%), Diversão e Entretenimento (-33%), Hotéis e Motéis (-15%) e Prestadores de Serviços (-14%).

Espírito Santo

No Espírito Santo, o consumo fechou o mês com alta de 1,5%. Rede Online apresentou aumento de 44%, seguido de Telecomunicações (24%), Serviços (12%), Transporte (9%) e Supermercado (6%).  Em contrapartida, o setor Companhias Aéreas, depois da alta expressiva do mês passado, teve uma queda de 74%. Outros setores que caíram foram Hotéis e Motéis (-33%), Combustível (-18%), Diversão e Entretenimento (-12%), Lojas de Roupas (-12%), Drogaria e Farmácia (-11%) e Restaurante (-7%).

SUL

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, a alta no consumo foi de 11% sobre junho, puxado, principalmente, por Companhias Aéreas (103%), Diversão e Entretenimento (16%) Transporte (14%), Serviços (12%), Combustível (10%), Restaurante (9%) e Supermercado (8%). Houve queda em Prestadores de Serviços (-11%), Rede Online (-4%) e Lojas de Roupas (-1%).

Paraná

No Paraná, julho apresentou aumento no consumo de 7% ante junho. Os setores mais representativos foram Companhias Aéreas (85%), Lojas de Artigos Diversos (12%), Combustível (9%), Restaurantes (8%), Rede Online (3%), Transporte (3%) e Supermercado (3%). No entanto, houve queda em Diversão e Entretenimento (-13%), Serviços (-11%), Hotéis e Motéis (-10%), Lojas de Roupas (-4%).

NORTE

Amazonas

No Amazonas, o consumo apresentou um cenário quase estável, com alta de 1% em julho ante junho. O resultado foi impulsionado pelos setores Transportes (13%), Prestadores de Serviços (12%), Supermercado (9%), Telecomunicações (7%), Diversão e Entretenimento (6%) e Combustível (5%). Já as quedas foram, principalmente, nos setores Hotéis e Motéis (-39%), Automóveis e Veículos (-27%), Companhias Aéreas (-26%) e Lojas de Artigos Diversos (-5%).

Pará

No Pará, julho apresentou alta no consumo de 57% sobre o mês anterior. As maiores altas foram nos setores Drogaria e Farmácia (91%), Prestadores de Serviços (72%), Lojas de Artigos Diversos (62%), Serviços (52%), Supermercado (43%), Combustível (38%), Rede Online (31%) e Restaurante (30%). O único setor que apresentou queda foi o de Telecomunicações, de 5% nos gastos.

NORDESTE

Bahia

O consumo na Bahia teve alta de 3% em julho ante junho. Os principais setores que apresentaram alta foram Companhias Aéreas (52%), Rede Online (17%), Combustível (17%), Supermercado (12%), Restaurantes (10%), Hotéis e Motéis (9%), Drogaria e Farmácia (9%) e Transportes (5%). Recuaram os gastos com os setores Automóveis e Veículos (-10%), Telecomunicações (-7%) e Serviços (-6%)

Ceará

O Ceará teve um aumento de 10% no consumo em julho ante junho. Os setores mais beneficiados foram Companhias Aéreas (47%), Rede Online (26%), Serviços (25%), Automóveis e Veículos (19%), Hotéis e Motéis (19%), Transporte (15%) e Lojas de Roupas (12%). Entretanto, caíram os gastos com Lojas de Artigos Diversos (-10%), Diversão e Entretenimento (-3%) e Drogaria e Farmácia (-1%).

Pernambuco

Em Pernambuco, o consumo teve uma alta de 7% em julho em comparação com junho. Os setores que se destacaram foram Companhias Aéreas (131%), Prestadores de Serviços (21%), Lojas de Artigos Diversos (16%), Automóveis e Veículos (15%), Restaurante (15%), Transporte (10%), Combustível (10%). Por outro lado, a classe C e D em Pernambuco gastou menos com Hotéis e Motéis (-27%), Diversão e Entretenimento (-20%) e Rede Online (-4%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui