Início Notícias “Consumidor Turista” é lançado para orientar viajantes

“Consumidor Turista” é lançado para orientar viajantes

Primeiras edições vão abordar temas relacionadas à aviação

0

Os ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública lançaram, em live pelos canais do Ministério do Turismo nesta quarta-feira (1/9), a primeira edição da publicação “Consumidor Turista”, produzida em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e que reúne dicas e orientações sobre as relações de consumo. O primeiro, do total de três boletins voltados à aviação, vai abordar temas relacionados antes da viagem. As outras duas publicações servirão para tirar dúvidas sobre durante e após a viagem. A primeira edição da cartilha — “Consumidor Turista: transporte aéreo – antes da viagem” — já está disponível para acesso (clique no link).

Participaram da live de lançamento o Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) Tiago Pereira, o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo, William França, e a Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da justiça, Juliana Domingues.

Durante sua apresentação no evento online, o diretor da ANAC Tiago Pereira destacou a importância da iniciativa conjunta entre os órgãos na busca pela orientação e bem-estar dos passageiros na preparação de viagens e na contratação de serviços. Segundo ele, “o consumidor informado tem capacidade de tomar melhores decisões e consumir melhor”.

O diretor ressaltou ainda a importância da plataforma Consumidor.gov.br para a resolução de problemas com empresas aéreas que precisam de mediação e indicou que a Agência utiliza a ferramenta para colher dados e realizar a fiscalização das companhias para garantir uma performance cada vez melhor.

Boletim Consumidor Turista

As primeiras três edições do boletim serão dedicadas exclusivamente ao transporte aéreo, e estão divididas em antes, durante e depois da viagem. As cartilhas contêm as principais informações de interesse do passageiro, como as cobranças diferenciadas de tarifas, os cuidados necessários nas viagens com crianças e adolescentes, acessibilidade e, também, o que fazer em caso de alteração no voo, incluindo, ainda, regras excepcionais diante da pandemia de Covid-19. No documento também estão listadas legislações sobre o tema, com indicação para os canais que irão detalhar questões relacionadas ao segmento.

CidadeMarketing com informações da ANAC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui