Início Notícias Departamento de Energia dos EUA aposta nos processadores AMD EPYC™ para supercomputador...

Departamento de Energia dos EUA aposta nos processadores AMD EPYC™ para supercomputador do Laboratório Nacional de Argonne

O novo supercomputador Polaris, do Laboratório Nacional de Argonne, otimizará atividades de Inteligência Artificial, engenharia e projetos científicos

0

A AMD (NASDAQ: AMD) anuncia que o Laboratório Nacional de Argonne (Argonne) do Departamento de Energia dos EUA (DOE) escolheu os processadores AMD EPYC™ para alimentar um novo supercomputador, chamado Polaris, que irá preparar pesquisadores para o futuro supercomputador exascale em Argonne, chamado Aurora. O Polaris foi construído pela Hewlett Packard Enterprise (HPE), usará processadores EPYC de 2ª Geração e, em seguida, será atualizado para processadores AMD EPYC de 3ª Geração, permitindo que cientistas e desenvolvedores testem e otimizem códigos de software e aplicativos para lidar com uma variedade de tarefas de IA, engenharia e projetos científicos.

“Os processadores de servidor AMD EPYC™ continuam sendo a escolha líder para a pesquisa moderna e HPC, oferecendo o desempenho e os recursos necessários para ajudar a resolver os problemas complexos que a computação pré-exascale e exascale resolverá”, disse Forrest Norrod, VP Sênior e Gerente geral de Datacenter e Datacenter e Embedded Solutions na AMD. “Estamos extremamente orgulhosos de apoiar o Laboratório Nacional de Argonne e suas pesquisas em áreas como tecnologias de baixo carbono, medicina, astronomia, energia solar e muito mais, à medida que nos aproximamos da era exascale.” 

O supercomputador Polaris usará os processadores AMD EPYC 7532 e EPYC 7543, e NVIDIA® A100 Tensor Core GPUs, para fornecer aproximadamente 44 petaflops de desempenho de precisão de pico duplo, que é 4x mais rápido do que os atuais servidores da Argonne.

Inicialmente, o Polaris será usado por equipes de pesquisa que participam de iniciativas como o Exascale Computing Project do DOE e o Early Science Program do ALCF. Comunidades de usuários dentro do Projeto de Computação Exascale do DOE também usarão Polaris para otimizar tarefas de engenharia para o futuro supercomputador exascale de Argonne, que inclui escalonamento de sistemas combinados de CPU e GPU e a integração de fluxos de trabalho combinando modelagem, simulação, IA e outros componentes de dados intensivos.

Polaris está programado para ser entregue e instalado em agosto de 2021 e entrará em uso no início de 2022. E mais amplamente, a comunidade HPC poderá acessar o sistema a partir da primavera de 2022 para preparar as cargas de trabalho da próxima geração de recursos de HPC do DOE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui