Início Notícias B3 inicia negociação do primeiro ETF verde de Bitcoin do Brasil

B3 inicia negociação do primeiro ETF verde de Bitcoin do Brasil

Sob gestão da Hashdex, fundo possibilita investimento na principal criptomoeda do mercado

0
Crédito: Cauê Diniz

Foi realizado no dia (5), na B3, o toque de campainha para comemorar o início da negociação do primeiro ETF que proporciona 100% de exposição ao Bitcoin, principal ativo digital do mercado, e que irá operar de maneira ecologicamente responsável.

Sob o ticker BITH11, o Hashdex Nasdaq Bitcoin Reference Price, da Hashdex Gestora de Recursos, replica a performance do índice Nasdaq Bitcoin Reference Price, fundo constituído nas Ilhas Cayman e listado na Bermuda Stock Exchange (BSX).

O novo ETF busca neutralizar as emissões de carbono decorrentes do investimento em Bitcoin. Em vista dos impactos ambientais do consumo de energia no processo de mineração do ativo virtual, a empresa alemã Crypto Carbon Ratings Institute (CCRI) produzirá relatórios anuais com o cálculo e estimativas do consumo de energia e emissão de carbono relativos aos Bitcoins adquiridos pelo fundo de índice alvo do BITH11.

Os relatórios serão divulgados publicamente e, com base nos cálculos, o Hashdex Nasdaq Bitcoin ETF irá reduzir sua pegada de carbono, arcando com a aquisição de créditos de carbono e investimentos em projetos neutralizadores. O limite dessas aquisições será o valor equivalente a 0,15% ao ano do patrimônio líquido médio do fundo no exterior.

“O novo ETF oferece ao investidor exposição às variações do principal ativo digital do mundo, com todo o seu potencial de crescimento e reserva de valor, de maneira regulada, segura e sob metas de sustentabilidade”, diz Rogerio Santana, diretor de Relacionamento da B3. “Com o lançamento desse ETF, também aumentaremos a prateleira de produtos ESG da B3 disponíveis para o mercado”, completa o executivo.

Em abril, a Hashdex lançou o HASH11, o primeiro ETF de criptoativos da B3. Com o BITH11, registra o quarto ETF referenciado em criptoativo disponível na bolsa do Brasil, também destinado para investidores em geral. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui