Início Notícias Braskem prioriza diversidade e inclusão no seu Programa de Estágio 2022

Braskem prioriza diversidade e inclusão no seu Programa de Estágio 2022

Companhia conta com seleção às cegas e demais iniciativas com o objetivo de ter um quadro interno cada vez mais diverso e inclusivo. Inscrições começam no dia 2 de agosto

0

A Braskem abre as inscrições, de 02 a 27 de agosto, para seu Programa de Estágio 2022, pelo site https://www.braskem.com.br/carreira. Focada nos pilares de diversidade, equidade e inclusão, a companhia realiza diferentes iniciativas no processo seletivo a fim de aumentar a diversidade e representatividade dos candidatos, com foco principalmente em universitários negros.

Com condução 100% on-line e gamificada, a seleção busca alinhamento do perfil do candidato com a cultura e os valores da empresa. Nesta edição, o programa oferece mais de 212 vagas para os seguintes estados: São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Alagoas. 

Para atingir suas metas, a Braskem também flexibilizou alguns critérios de seleção, um deles é o inglês. O idioma deixou de ser obrigatório e os candidatos que ingressarem no programa serão elegíveis a bolsa de inglês. Além disso, a avaliação de currículos acontece às cegas, sem acesso a informações como idade, instituição de ensino e experiência prévia. Outro destaque é que o teste de raciocínio lógico foi substituído por uma avaliação de tomada de decisão permitindo conhecer de forma mais inclusiva os candidatos.

A companhia ainda conta com o apoio da Cia de Talentos para realizar iniciativas direcionadas a atração, contratação, desenvolvimento e inclusão de grupos minorizados na sociedade.

Em 2021, o Programa de Estágio da Braskem contratou 250 estudantes. Desse total, 38% negros, 54% mulheres, 45% pessoas de baixa renda e 5% acima de 28 anos. “A Braskem busca ter, cada vez mais, um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. Com o nosso Programa de Estágio buscamos, ano a ano, inovar e superar nossos desafios para alcançar a nossa meta de aumentar a representatividade de grupos minorizados no nosso quadro de colaboradores, principalmente a de negros”, explica Camila Fossati, responsável pela área de Diversidade e pelo Programa de Estágio da Braskem.

Neste ano, a Braskem traz quatro etapas diferentes para selecionar os candidatos: Exploração é a fase que o candidato troca experiências com personagens em um game, para conhecer a companhia e seu negócio; Inovação é a dinâmica que trabalha ideias que causem impacto dentro e fora da empresa; Transformação será realizada em grupo, para os candidatos aprovados nas duas primeiras etapas, na qual os líderes da Braskem terão a oportunidade de avaliar como os participantes tomam decisões práticas para transformar ideias em ação; e, por fim, acontece a Entrevista Individual, que é a porta de entrada para iniciar a carreira na companhia. 

As vagas são para estudantes universitários que estejam cursando a partir do segundo ano de graduação nos cursos de: Engenharias (Química, Elétrica, Mecânica e Produção), Administração, Economia, Ciências Contábeis, Psicologia, Química, Publicidade, entre outros. É necessário ter disponibilidade para estagiar em média 30 horas semanais. O Programa de Estágio da Braskem tem duração de um a dois anos, com início a partir de janeiro de 2022.

Vozes da experiência
Segundo o estudante de Relações Públicas, Robert Santos, 21 anos, o processo seletivo para o Programa de Estágio da Braskem é muito humanizado. Mesmo nas fases iniciais, quando interagiu apenas com o sistema, sentiu que a companhia teve uma preocupação com o bem-estar dos candidatos. “A Braskem é uma empresa muito acolhedora, que te motiva a ser você em todos os momentos. Somos convidados a participar de agendas que buscam mostrar a importância do respeito, da autoaceitação e do acolhimento ao próximo. A empresa não se limita ao discurso, mas promove ações que impactam de verdade na visão e posicionamentos de cada colaborador”, explica.

Já para Letícia Ramos, 22 anos, estudante de Psicologia, o game é um diferencial notável e foi o que mais chamou a sua atenção durante o processo seletivo. Segundo ela, a ausência de testes de lógica, de inglês e de exatas evidencia uma preocupação da companhia em proporcionar uma experiência diferenciada, pois o candidato foca em ser ele mesmo e consegue transmitir seus conhecimentos e sua experiência. Ela ainda comenta sobre questões relacionadas a diversidade, equidade e inclusão: “Trabalhar diversidade, equidade e inclusão são pontos cruciais no meio corporativo, porque somos regidos por vieses inconscientes e estamos imersos em estruturas de preconceito, o que nos faz julgar, desrespeitar e menosprezar determinadas pessoas por conta de suas características. Sendo uma mulher preta e pobre, passei por diversas situações de racismo, de menosprezo e sempre tive em mente que para tudo que fosse fazer eu teria que ser a melhor, mil vezes mais dedicada, pois caso contrário não seria nem notada. O meio corporativo tem uma potência em termos de empregabilidade e exemplo para outras empresas e até para a sociedade, e deve exercer essa potência para tornar os ambientes cada vez mais respeitosos, inclusivos, favorecendo o bem-estar geral”, declara.

Por fim, para Sarah Nogueira, 24 anos, estudante de Engenharia Química, a Braskem realiza um processo seletivo inovador, desafiador e transformador, uma vez que o game dá a oportunidade de experimentar como é a realidade da companhia, através dos desafios propostos. Segundo ela, a relação da empresa com o tema diversidade e inclusão foi um dos fatores que levou em consideração na hora de escolher a Braskem. “É uma empresa onde realmente, no dia a dia, podemos vivenciar a diversidade e a inclusão. Nos times, é normal ter pessoas de diferentes raças, cores, gêneros, de diversas regiões do país e do mundo e com vastas bagagens e experiências. É ótimo trabalhar em um ambiente onde você pode aceitar o outro como ele é e reconhecer sua importância para o time, além de poder ser você mesmo e trazer suas contribuições”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui