Início Notícias CI&T e IC/UNICAMP lançam Cognitive LAB

CI&T e IC/UNICAMP lançam Cognitive LAB

Objetivo do C-LAB é estudar a compreensão das máquinas sobre diálogos humanos, desenvolvendo novas tecnologias que aprimorem a qualidade e a assertividade em operações como consumer care, vendas e cobrança.

319
0

Como parte do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais, o Cognitive LAB nasce em conjunto com o IC/UNICAMP e clientes da companhia. O programa tem por objetivo analisar de forma rápida e automática grandes volumes de conversas (voz e texto) de consumidores/clientes. A partir disso, visa-se desenvolver soluções digitais de inteligência artificial para melhorar a qualidade e assertividade em operações como atendimento a clientes (call centers/customer care), vendas, cobrança, entre outros. 

Na era de foco no consumidor, a capacidade das máquinas entenderem diálogos em linguagem natural, criando compreensões e recomendações assertivas, gera um conjunto de vantagens competitivas e diferenciadas para as empresas. Isso inclui velocidade de resposta, precisão e compreensão imediata de reclamações e comentários dos usuários. Adicionalmente, potencializa o entendimento de oportunidades de mercado e permite que as empresas atuem de forma muito mais rápida, certeira e eficiente com seus públicos.  

O Cognitive LAB explorará trabalhos do estado da arte na literatura científica, combinando ferramentas existentes e propostas novas e originais de soluções para análise semântica e inferência sobre diálogos em linguagem natural. Objetiva-se aprimorar o poder de análise e resolução da solução computacional com base em técnicas de processamento da língua Portuguesa.

“Estamos muito felizes em anunciar o nascimento do C-LAB junto com o Instituto de Computação da UNICAMP. Acredito muito na cooperação entre Universidades e Empresas, como forma de alavancar benefícios para a sociedade, acelerando ciclos de aprendizado e inovação. Em particular, é uma honra trabalhar com o IC, de onde nasceu a própria CI&T, há 26 anos”, celebra César Gon, Founder e CEO da CI&T, e Unicamp Alumni.

Do IC/UNICAMP participará um time de pesquisa com professores, bolsistas incluindo mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. A equipe estará dedicada a superar desafios sobre a análise semântica de diálogos em língua portuguesa.

“Desafios atuais da Sociedade e da Computação exigem parcerias público privadas para avançarmos em pesquisas e soluções que façam sentido às partes interessadas. Este projeto com a CI&T é um ótimo exemplo nessa direção. Estamos motivados com os potenciais benefícios na formação dos alunos e nos resultados científicos e tecnológicos inovadores que podem ser gerados no projeto”, complementa o Prof. Julio Cesar dos Reis (IC/UNICAMP) – coordenador do Projeto no IC/UNICAMP.

Sobre o IC/UNICAMP

O Instituto de Computação foi criado pela UNICAMP em 1996, de acordo com a Deliberação CONSU-A-001/1996 de 26/03/1996, para cumprir sua missão de ensino, pesquisa e outros serviços à sociedade nas áreas de Ciência e Tecnologia da Computação.

Artigo anteriorAvanço da tecnologia transforma a relação do brasileiro com o dinheiro, aponta Kantar
Próximo artigo70% dos brasileiros adultos foram expostos a um golpe de suporte técnico, de acordo com estudo da Microsoft
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui