Início Notícias Digital Websérie do Time Ajinomoto conta alguns dos segredos do judô, o esporte...

Websérie do Time Ajinomoto conta alguns dos segredos do judô, o esporte que nasceu no Japão

Os judocas Gabriela Chibana, Larissa Pimenta e Rafael Silva são os personagens do último episódio da série "Desafie o Seu Sistema"

0
Reprodução

Modalidade que mais medalhas olímpicas rendeu ao Brasil na história, 22 no total, o judô tem parte de seus segredos revelados no último episódio da websérie “Desafie o Seu Sistema”. Gabriela Chibana, Larissa Pimenta e Rafael Silva, o Baby, integrantes do Time Ajinomoto, mostram qual a receita para ter sucesso no tatame e falam um pouco sobre as regras deste esporte, que nasceu no Japão, terra que receberá os Jogos de Tóquio a partir desta sexta (23).

O vídeo, com cerca de 2min30s de duração, está disponível a partir de hoje nas redes sociais da Ajinomoto do Brasil (@ajinomotodobrasil), de aminoVITAL® GOLD (@aminovitalbrasil) e do site Olimpíada Todo Dia (@otd_oficial), responsável pela produção. As gravações foram feitas seguindo todos os protocolos sanitários.

“Difícil dizer qual a receita para ter o sucesso no judô, mas acredito que os principais fatores são muita força de vontade, disciplina e dedicação nos treinamentos”, diz Rafael Silva, que compete na categoria dos pesados (acima de 100 kg). “Para mim, o judô é um esporte diferente, porque nem sempre o mais forte vence”, aponta Larissa Pimenta, da categoria meio-leve (até 52 kg). “Em um segundo você pode definir a luta, como pode perder”, completa a peso ligeiro (até 48 kg) Gabriela Chibana.

Os três integram a seleção brasileira de judô, que representará o Brasil nos Jogos de Tóquio. O que torna essa edição ainda mais especial é que a modalidade nasceu justamente no país-sede da competição.  “O judô significa ‘caminho suave’, teve origem no Japão e para mim representa a tradição da minha família”, comenta Gabriela, que disputará sua primeira edição dos Jogos.

Mais experiente da equipe do Brasil e com duas medalhas de bronze no currículo (Londres-2012 e no Rio-2016), Baby explica no episódio como é o golpe mais importante do judô, o ippon, que define a luta. “O principal objetivo é derrubar o seu oponente com as costas completamente no solo. É um golpe que precisa ter velocidade, potência e também controle”, diz o judoca do Time Ajinomoto.

A preparação intensa, com dois treinos por dia, de segunda a sábado, impõe a necessidade de um cuidado a mais com a alimentação. Neste ponto, a suplementação com o aminoVITAL® GOLD teve um peso decisivo na preparação. “O que faz você treinar bem é a alimentação e o descanso. Faz muita diferença”, afirma Larissa Pimenta, outra estreante nos Jogos. “O aminoVITAL® GOLD me ajuda bastante na questão de recuperação. Tomo os aminoácidos geralmente antes do treino e isso facilita a recuperação para a próxima sessão de treinamentos”, completa Baby.

“A websérie ‘Desafie o Seu Sistema’ pretende despertar o desejo da torcida brasileira de acompanhar o dia a dia destes grandes ídolos do nosso esporte, como são os nossos judocas. Com este episódio, acredito que alcançamos o objetivo de valorizar o empenho de todos os atletas do Time Ajinomoto. Temos a honra de apoiar estes esportistas que representam tão bem o nosso país”, afirma a gerente de comunicação da Ajinomoto do Brasil, Priscila Santana.

A websérie “Desafie o seu Sistema” foi lançada em setembro de 2020 e mostra, em 12 episódios, detalhes da preparação de atletas do Time Ajinomoto para os Jogos de Tóquio. Os episódios anteriores trouxeram depoimentos de Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Bruna Takahashi (tênis de mesa), Milena Titoneli (taekwondo), Arthur Nory e Francisco Barretto (ginástica artística), Verônica Hipólito e Rosângela Santos (atletismo), Gustavo Carneiro (tênis em cadeira de rodas), Henrique Avancini (ciclismo mountain bike), Douglas Brose e Valéria Kumizaki (karatê), Adriana Silva, Andrea Aparecida Hessel e Valdilene dos Santos (atletismo),  Dayanne Silva (natação paralímpica) e Maik Santos (handebol).

Veja abaixo o novo episódio da websérie “Desafie o seu Sistema”:

Projeto Vitória

O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 32 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui