Início Notícias Cordel de Sergipe participa de campanha de valorização do patrimônio cultural

Cordel de Sergipe participa de campanha de valorização do patrimônio cultural

O cordelista Ademarcos Santana já lançou cinco folhetos de sua autoria. Residente da cidade de Nossa Senhora Aparecida/SE, ele integra o grupo Poesia e Cultura Popular, que conta com mais de 160 poetas, a maior parte deles de Sergipe.

0
A ação Conectando Patrimônios busca promover bens culturais como a Literatura de Cordel em Sergipe, estimulando a venda de livretos, xilogravuras e outros produtos relacionados ao bem. (Foto: Francisco Moreira da Costa)

Cordelistas de Sergipe ganharam espaço para divulgar seus trabalhos na campanha Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores. Lançada em Sergipe nesta quarta-feira, 14 de julho, a ação é realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com comunidades detentoras da Literatura de Cordel. O objetivo é promover o Patrimônio Cultural Imaterial, incentivando a venda de produtos associados a bens registrados em todo o país.

Diante da situação de emergência em saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19, shows, apresentações e todo tipo de evento tiveram de ser adiados em todo o Brasil. Isto impactou o cotidiano de festas e rituais realizados por mestres e mestras de bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. Neste cenário, essas comunidades buscaram alternativas para lidar com o isolamento social. O Ciclo do Marabaixo (AP), por exemplo, foi realizado por meio de lives e bailes do Fandango Caiçara tiveram transmissão on-line. Grupos de carimbó também realizaram rodas transmitidas pelas redes sociais.

Com o objetivo de criar um espaço de visibilidade para detentores e suas respectivas manifestações culturais, o site da campanha vai apresentar coletivos de detentores de vários estados com os seus respectivos contatos de telefone e redes sociais. Quem se interessar, poderá entrar nas páginas virtuais dos coletivos e adquirir produtos desses grupos, como gêneros alimentícios e biojóias produzidas por indígenas do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro (AM), bem como livretos de artistas da Literatura de Cordel (CE e DF). A compra, o pagamento e a entrega dos produtos são realizadas diretamente entre o detentor e o comprador.

CORDELISTAS EM SERGIPE

Registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro desde 2018, a Literatura de Cordel é uma das formas de expressão que fazem parte da identidade de Sergipe. Presente na cultura nacional desde o final do século XIX, o cordel é ofício, gênero literário, veículo de comunicação e uma importante forma de expressão da nossa sociedade.

O cordelista Ademarcos Santana já lançou cinco folhetos de sua autoria. Residente da cidade de Nossa Senhora Aparecida/SE, ele integra o grupo Poesia e Cultura Popular, que conta com mais de 160 poetas, a maior parte deles de Sergipe. Para Ademarcos, o Conectando Patrimônios será fundamental para dar mais visibilidade ao trabalho dos cordelistas sergipanos. “O Iphan já tem um grande cuidado com a valorização da poesia, e essa campanha vai levar nosso trabalho para outros estados, mostrar nosso cordel para pessoas que ainda não conhecem”, enfatiza.

Visando promover a sustentabilidade de bens registrados como Patrimônio Cultural, a campanha é uma ação de salvaguarda inserida na Política Nacional do Patrimônio Imaterial que, em 2020, completou 20 anos de criação.

Para viabilizar a ação, as superintendências do Iphan nos estados mobilizaram coletivos de mestres e mestras que participam da ação. Mas a chamada continua. Os grupos que tiverem interesse em participar devem entrar em contato com a superintendência do Iphan em Sergipe que dará os detalhes sobre como aderir à ação.

Serviço:
Ação “Conectando Patrimônios: redes de artes e sabores”
Lançamento:
14 de julho de 2021
Endereço: portal.iphan.gov.br/conectapatrimonios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui