Início Notícias Scania traz nova evolução em Serviços com o programa de manutenção Premium...

Scania traz nova evolução em Serviços com o programa de manutenção Premium Flexível Uptime

Marca vem revolucionando o mercado desde 2013; novidade tem foco total na máxima disponibilidade para aumentar a receita do cliente

0
Divulgação

A Scania inova mais uma vez e apresenta o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime, o mais completo serviço já disponibilizado no país. A união de conectividade e inteligência de gestão traz as novidades da Control Tower, que promete reduzir em até 30% o tempo de parada nas concessionárias, e a modalidade Pay per Use com cobertura customizável (pague o que usar), criações inéditas da Scania Brasil em relação à atuação global da marca. Até o final de julho, todos os clientes do PMS Premium Flexível terão a inclusão da Control Tower sem custo adicional.

“A equipe brasileira prova de novo sua competência e visão de futuro dentro da Scania, após a inovação com a manutenção flexível cobrada pela faixa de economia de diesel. Queremos sempre antecipar tendências e trazer o que o cliente vai precisar para manter sua logística rentável. Desta vez, o divisor de águas foi aumentar como nunca a disponibilidade da frota”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Há muitas promessas no mercado, mas é a Scania quem avança perante a concorrência comprovando o quanto de real disponibilidade passará a proporcionar à gestão do cliente. São até 30% de redução comprovada da permanência nas oficinas, ou seja, mais horas para o caminhão faturar. Isso significa que, além de reduzir os custos, apoiará o aumento da receita da operação do transportador. A conectividade e a evolução das soluções de serviços, que temos disponibilizado desde 2017, continuam sendo a base de tudo.”

O Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime mantém todas as vantagens do pioneiro PMS Premium Flexível, e da conectividade pelo pacote Desempenho (o mais completo) com a avaliação do motorista em tempo real (a mais detalhada análise da viagem do mercado). Após o sucesso dos inéditos planos flexíveis (2017), a Scania lançou na Fenatran 2019 o PMS Premium Flexível, que reduz em até 25% o custo total da manutenção. Ele contempla as manutenções preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada e que infuencia também diretamente na disponibilidade pois há menos paradas para manutenções. Há contratos de adesão de três, quatro ou cinco anos.

O cliente paga apenas pela quilometragem rodada (se não rodou, não paga) e pode diminuir ainda mais o custo por quilômetro se  reduzir o consumo de combustível. Gastou menos, paga menos. A análise é feita por meio de uma tabela estimada de preço por km por faixa de consumo. “Fomos os primeiros a criar este modelo de sucesso, e, agora, melhoramos o que já era bom”, relembra Montanha.

A Control Tower atua na gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede Scania para que o veículo retorne à operação o mais rápido possível garantindo até 30% de redução no tempo de parada. Em razão disso, além do veículo com PMS Flexível já parar menos para manutenções, as paradas também serão ainda mais ágeis.

O primeiro passo foi criar um mapeamento e definir cercas virtuais nas áreas de cobertura das Casas Scania em todo o país. Essas geocercas identificam que o caminhão conectado do cliente PMS Premium Flexível Uptime entrou nesta região para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva e a equipe técnica da Control Tower Scania é notificada para iniciar o monitoramento e acompanhar indicadores de tempo desde o processo de recebimento do veículo, abertura e fechamento da ordem de serviço até a liberação da oficina e saída da concessionária. O controle atua proativamente com a Casa Scania quando há qualquer risco de atraso na manutenção, com suporte técnico, diagnósticos rápidos e precisos para entregar o caminhão dentro do menor tempo possível. Por isso, o cliente não precisa ter contato com a Control Tower que atua na fábrica e suporta as Casas Scania. Após a conclusão do atendimento, indicadores de disponibilidade são gerados para o acompanhamento da performance da manutenção. Essa gestão compartilhada mostrará frequentemente ao cliente, via relatórios, como está a frota monitorada em termos de disponibilidade mecânica ou física em relação à manutenção Scania.

Desde novembro de 2020, foram realizados testes com frotas-piloto de clientes em operações reais. Nos resultados analisados de todos os veículos monitorados se observou uma redução próxima a 30% no tempo de permanência nas oficinas após o monitoramento e ações proativas da Control Tower. Além do aumento da disponibilidade, a previsibilidade também foi um dos benefícios apontados pelos clientes que participaram, pois sabiam o tempo que seus caminhões estariam na oficina.

“Essa rapidez se traduziu em horas adicionais que os veículos puderam rodar e ganhar mais capacidade de geração de frete, favorecendo um aumento da receita das transportadoras e mais flexibilidade no planejamento e alocação da frota. Saber a disponibilidade mecânica esperada ao longo de toda a vida útil do produto é necessidade do cliente, com isso é possível fazer uma gestão completa e eficiente do negócio”, conta Gustavo Andrade, gerente do Portfólio de Serviços da Scania no Brasil. “Por isso, a Control Tower se tornará essencial para o transportador manter sua logística rentável. São redução de custo e aumento de receita garantidos, e de forma gratuita para quem já é premium flexível e aos futuros novos interessados”, salienta o gerente.     

Já a modalidade Pay per Use (pague o que usar) permite personalizar ainda mais a cobertura e o modelo de gestão financeira de acordo com as necessidades de cada operação, e também avança na oferta de disponibilidade comprovada. É uma opção mais voltada a médias e grandes frotas. Ao optar por ela, o cliente passa a ter uma modalidade financeira com 100% do resultado do programa de manutenção. “A grande novidade é o preço ajustado ao custo real utilizado na manutenção, sem uma estimativa pré-combinada. A cada três meses serão apurados custos e receitas. Ajustes, se necessários, serão feitos buscando o equilíbrio do fluxo de caixa do cliente e da concessionária” diz Andrade.

Outra vantagem será a opção de aumento da cobertura de itens que não estão inclusos no PMS Premium Flexível. “O cliente poderá customizar a cobertura do plano, adicionando por exemplo as manutenções preditivas, baterias ou peças de acabamento do veículo. Dessa forma, o cliente ganha tempo no atendimento e sem necessidade de aprovações destes orçamentos, laudos técnicos e serviços na oficina usufruindo das vantagens dos preços acordados no PMS”, salienta Andrade. “Graças a isso, o veículo ficará menos tempo parado nas oficinas e os proprietários menos ocupados em tratar de processos administrativos. Com o PMS Premium Flexível Uptime criamos um divisor de águas na geração de valor ao cliente. A partir de agora, disponibilidade máxima, medida e comprovada é parte integrante do pacote de benefícios exclusivos, tudo isso para impulsionar ainda mais o negócio dos clientes Scania”, conclui Andrade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui