Início Notícias Renault Group e STMicroelectronics anunciam parceria estratégica em eletrônica de potência

Renault Group e STMicroelectronics anunciam parceria estratégica em eletrônica de potência

Esta parceria marca uma nova etapa na descarbonização progressiva da indústria da mobilidade, graças à maior eficiência e melhor performance energética dos veículos elétricos e híbridos.

0

O Renault Group e a STMicroelectronics anunciaram hoje sua cooperação estratégica na concepção, desenvolvimento, produção e fornecimento, para o Renault Group, de produtos e sistemas da STMicroelectronics para conjuntos eletrônicos de potência usados em veículos movidos à bateria e híbridos. Estas tecnologias são destinadas a reduzir a perda de potência e melhorar a eficiência e terão um grande impacto na autonomia e recarga de veículos elétricos, o que se traduzirá por uma queda no custo das baterias, aumento do número de quilômetros por recarga, redução do tempo de recarga e diminuição dos custos para o usuário.

O Renault Group e a STMicroelectronics vão trabalhar juntos para melhorar a performance energética das aplicações do Renault Group para veículos elétricos e híbridos, com base em tecnologias e produtos de semicondutores de banda larga da STMicroelectronics. Os dois grupos estão trabalhando em conjunto no desenvolvimento de componentes eficientes, adaptados e modulares, pautados pela compreensão das necessidades tecnológicas do Renault Group em matéria de dispositivos de carbeto de silício (SiC), transistores de nitreto de gálio (GaN), bem como módulos e controladores associados. Como parceiro-chave da Renault em matéria de inovação, a STMicroelectronics vai se beneficiar dos grandes volumes de produção garantidos para a utilização anual destes módulos e transistores de potência, a partir de 2026-2030. 

“Estamos entusiasmados em colaborar com um líder de mercado, integrar sua eletrônica de potência avançada e desenvolver tecnologias em conjunto com a STMicroelectronics, para melhorar a performance e a capacidade energética das baterias dos nossos veículos elétricos e híbridos, tanto nas ruas como durante a recarga. Esta parceria garante o futuro abastecimento de componentes-chave, que vão contribuir para a redução de 45% da perda de energia e diminuir em 30% o custo da motorização elétrica. Esta cooperação tecnológica vai nos ajudar a concretizar nossa ambição de democratizar os veículos elétricos, para que eles sejam tanto acessíveis como rentáveis”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

“A ST está na vanguarda do desenvolvimento de semicondutores de potência avançados, permitindo que o setor de mobilidade evolua para plataformas eletrificadas. Graças a produtos e soluções mais eficientes no plano energético, baseados em materiais de ponta como o carbeto de silício e o nitreto de gálio, vamos apoiar a estratégia do Renault Group dedicada à próxima geração de plataformas elétricas e híbridas”, declarou Jean-Marc Chéry, Presidente do Conselho de Administração e CEO da STMicroelectronics. “A ST e o Renault Group compartilham uma visão comum em relação à necessidade de uma mobilidade mais sustentável. Esta parceria marca uma nova etapa no processo de descarbonização progressiva já iniciada pelo setor da mobilidade e sua cadeia logística.”

O desenvolvimento e a tecnologia sustentável estão no coração da visão e das soluções do Renault Group e da STMicroelectronics. Para a ST, esta parceria comprova mais uma vez que suas tecnologias e produtos são indispensáveis para permitir a transição para uma mobilidade mais sustentável, bem como uma gestão avançada da energia e da potência, em todos os tipos de sistemas e dispositivos. A transição para tecnologias mais eficientes no plano energético e a melhoria das performances energéticas para o funcionamento dos veículos 100% elétricos e híbridos vão permitir que o Renault Group continue melhorando a redução de suas emissões de forma concreta, de acordo com seu objetivo de atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2040 e em todo o mundo até 2050.

Durante a coletiva de imprensa virtual Renault eWays programada para a próxima quarta-feira, 30 de junho, às 6h (horário de Brasília), será compartilhada uma apresentação do ecossistema tecnológico da Renault, incluindo esta cooperação estratégica com a STMicroelectronics. Durante este evento, Luca de Meo e sua equipe vão apresentar a estratégia para posicionar o Renault Group na ponta da eletrificação, produzindo veículos elétricos acessíveis e rentáveis. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui