Início Notícias Copos plásticos distribuídos na São Silvestre são reciclados e transformados em lixeiras...

Copos plásticos distribuídos na São Silvestre são reciclados e transformados em lixeiras para escolas públicas

27 mil alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo serão beneficiados por meio do projeto idealizado pelo Movimento Plástico Transforma, que ressalta o conceito de economia circular e a importância da destinação correta dos resíduos

200
0
Divulgação

Os copos plásticos de água descartados pelos participantes da 95ª Corrida Internacional de São Silvestre, realizada em 31 de dezembro de 2019, foram transformados em lixeiras, entregues às escolas públicas de cidades como São Carlos e Jaguariúna, interior de São Paulo. A iniciativa é resultado da parceria entre o Movimento Plástico Transforma, a Fundação Cásper Líbero, a Gazeta Esportiva e a Yescom, organizadora da corrida mais tradicional do Brasil. As lixeiras foram produzidas pela empresa Jaguar Plásticos, também responsável pela entrega às secretarias de educação de cada cidade, no dia 12 de maio, que distribuirão as lixeiras às escolas. A entrega precisou ser adiada por causa da pandemia da COVID-19, que paralisou as atividades escolares e impactou a produção.

Os copos de água distribuídos aos mais de 35 mil participantes da corrida, ao longo dos 15 km de percurso, foram coletados e transportados até uma recicladora. Posteriormente, foram selecionados e transformados em resina plástica pós-consumo, utilizada para a produção das 1.800 lixeiras, separadas em coletores para resíduos recicláveis e orgânicos. A expectativa é que 27 mil alunos de 46 escolas sejam impactados em sete municípios, segundo a secretaria de educação da cidade de São Carlos, responsável pela entrega dos kits.

De acordo com a Jaguar Plásticos, participar de iniciativas como essas é motivo de orgulho. A empresa informou que, com a coleta realizada, foi possível transformar os copos em 900 kits com 2 lixeiras de 93L cada, uma para resíduos recicláveis e outra para orgânicos, que serão identificadas com adesivos. “Contribuímos com a transformação do plástico descartado em um produto que apoiará a conscientização para o descarte correto e reciclagem de resíduos de toda a sociedade, a começar pelas escolas. É uma forma de inovarmos e o meio ambiente agradece”, conta o diretor comercial Luiz Bascheira, responsável pela ação no grupo Jaguar Plásticos.

Para o Movimento Plástico Transforma, a ação é de extrema importância, pois exemplifica os benefícios da destinação correta dos resíduos. “É gratificante acompanhar o encerramento deste ciclo, que começou com a coleta dos copos plásticos, durante a São Silvestre, um dos eventos mais importantes do Brasil. Nós entendemos que essa é uma ótima oportunidade de materializar o conceito de Economia Circular e estimular a conscientização da sociedade sobre as vantagens de adotar atitudes sustentáveis”, afirma Fernanda Maluf, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma.

Ana Paula Matsumoto, coordenadora do Núcleo Pedagógico e uma das responsáveis pela área de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, concorda. Para ela, os kits de lixeiras demonstrarão a parte do processo da reciclagem que os estudantes só veem na teoria. “A ação dará visibilidade ao encurtamento da logística reversa. Saber que elas foram confeccionadas a partir dos copinhos descartados na Corrida São Silvestre torna esse processo muito mais valoroso”, comenta. A entrega para as unidades escolares fez parte da programação da II Semana de Meio Ambiente promovida pela Diretoria de Ensino Regional São Carlos. Com data ainda a ser definida, a ação trará oficinas de compostagem, biogás e lives sobre a importância da reciclagem do plástico.

Artigo anteriorCom Simone e Duda Beat, Bauducco lança releitura da música “Família” em maior promoção de sua história
Próximo artigoDevassa patrocina programa Trace Trends exibido pelo Multishow e Globoplay
Editor Executivo do Portal CidadeMarketing.com.br > Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe. Possui MBA Executivo em Administração com ênfase em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas - Rio de Janeiro. Consultor, Palestrante e Pesquisador sobre Empreendedorismo, Marketing, Redes Sociais e Negócios Digitais. Professor, Palestrante TedxTalks e Campus Party.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui