Início Notícias TV Brasil estreia documentário “Ao Aroma do Café”

TV Brasil estreia documentário “Ao Aroma do Café”

Produção realizada pelo Instituto Câmara Clara lança olhares sobre a cultura do café no país

0
Divulgacao: TV_Brasil

Registros fotográficos sobre o cotidiano do trabalho na cafeicultura brasileira são resgatados no documentário inédito “Ao Aroma do Café” (2018), produção do Instituto Câmara Clara que a TV Brasil estreia neste sábado (23), às 22h, na faixa DOC Especial. O filme fica disponível também no aplicativo TV Brasil Play.

Em formato média-metragem, o filme traça um panorama sobre a cultura do café no país. O doc apresenta fotografias feitas pelo agrônomo Armínio Kaiser no período de 1954 a 1970 com destaque para São Paulo e Paraná, estados onde trabalhou pelo Instituto Brasileiro do Café.

Quais os segredos latentes nas imagens registrada por Armínio Kaiser? Durante mais de cinquenta anos, milhares de fotografias realizadas pelo agrônomo permaneceram guardadas, à espera, em antigas latas de biscoito.

A luz e o ar foram capazes de corroer o ferro, mas não os sais de prata. Fotografadas em sua maioria entre 1954 e 1970, as imagens retratam o cotidiano do trabalho na cafeicultura brasileira principalmente nos estados de São Paulo e Paraná, onde Armínio Kaiser atuou como agrônomo pelo extinto órgão federal, mas também na Bahia, em Minas Gerais e Santa Catarina.

Depoimentos costuram a produção

Durante o documentário em cartaz na programação da emissora pública, historiadores, antropólogos, agrônomos, trabalhadores do café e familiares de Armínio Kaiser dão vida às fotografias que revelam o perfil de uma época.

O filme “Ao Aroma do Café” traz depoimentos do próprio Armínio Kaiser em diversos momentos para os realizadores. Ele conta curiosidades e recorda histórias sobre a cafeicultura. A produção é dedicada ao agrônomo que faleceu em 2014, com quase 90 anos de idade.

Sob a sonoridade da viola caipira o olhar percorre os trilhos do tempo: dos terreiros da memória às areias movediças da história. Olhares, vozes e sentidos em torno de quadros silenciosos que permanecem à espreita, a provocar antigos sentimentos e novos questionamentos.

Além da exibição na telinha do canal público, o documentário “Ao Aroma do Café” também pode ser assistido no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Ficha Técnica

Realização: Instituto Câmara Clara

Direção: Daniel Choma e Tati Costa

Produção: Tati Costa

Assistência de Produção: Edson Vieira

Trilha sonora original: Domingos de Salvi

Ano: 2018

Duração: 36 min.

Classificação indicativa: Livre

Serviço

DOC Especial – “Ao Aroma do Café” – sábado, dia 23/1, às 22h, na TV Brasil

DOC Especial – “Ao Aroma do Café” – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui