Início Notícias GOL Linhas Aéreas comemora 20 anos com mais de 500 milhões de...

GOL Linhas Aéreas comemora 20 anos com mais de 500 milhões de clientes transportados em 4,2 milhões de voos

A Companhia, que permitiu a milhares de brasileiros o acesso ao transporte aéreo, completa duas décadas de história neste 15 de janeiro, com mais de 500 milhões de Clientes transportados em 4,2 milhões de voos.

295
0
Divulgação

A história da GOL Linhas Aéreas teve início com o voo 1741 de um Boeing 737-700 que decolou de Brasília às 6h56 e pousou em Congonhas, São Paulo, exatamente às 8h30 do dia 15 de janeiro de 2001. Na tripulação encarregada dessa primeira decolagem estavam o comandante Grabler e a comissária Giselle, que junto a outros 127 colaboradores comemoram igualmente hoje seus 20 anos de empresa. Esse grupo é um extrato do nosso Time de Águias, composto por milhares de pessoas que se dedicam incondicionalmente à GOL todos os dias, fortalecendo as bases da nossa contribuição para transformar a história do transporte aéreo e a própria sociedade brasileira. Uma jornada que nos trouxe à liderança do mercado de aviação no Brasil.

Milhões de brasileiros voaram pela primeira vez com a GOL e esse é o melhor resultado que a criação de uma Companhia aérea realmente nova poderia ter produzido. Essa conquista importantíssima evidencia que o nosso esforço permanente, os inúmeros aprendizados dessa jornada e a opção por atuar sempre de forma corajosa e disruptiva em diversas frentes – da cultura organizacional aos produtos e serviços oferecidos – democratizaram, com qualidade e em caráter irreversível, o acesso ao transporte aéreo no Brasil.

Mas essas conquistas não estariam sendo celebradas hoje, se a palavra inovação não estivesse gravada desde sempre no código genético da GOL. A ideia original de romper com o modelo aeroviário restritivo predominante já revelava a vocação da empresa para a modernidade, palavra que, com o passar do tempo, tornou-se indissociável da tecnologia. Combinando os mais avançados recursos tecnológicos disponíveis com as mentes inquietas do seu Time de Águias, a Companhia desenhou sua forma de se colocar no mundo: simples, humana e inteligente. Tudo se resumia a oferecer às pessoas aquilo que elas realmente precisam, no momento oportuno, com rapidez, segurança, praticidade, gentileza e, sobretudo, pioneirismo. Para a GOL, é fundamental entregar uma experiência de viagem tranquila, agradável e conectada ao espírito do seu tempo.

“É uma alegria enorme ver o efeito que a construção de uma Companhia aérea comprometida com a eficiência operacional e organizada de forma simples, humana e inteligente conseguiu produzir ao longo dessas duas décadas. Temos a honra e o grande orgulho de ser uma Companhia brasileira que levou milhões de pessoas a voarem pela primeira vez. Que os próximos 20 anos sejam ainda mais transformadores e que a GOL possa continuar exercendo o seu papel fundamental, de fazer sempre os novos tempos acontecerem”, celebra Constantino Junior, sócio fundador e presidente do conselho da GOL.

Dizer que a GOL sempre conviveu com o futuro, é uma conclusão natural de quem olha para a história dos 20 primeiros anos da empresa. Da aposta firme e pioneira na venda de passagens pela internet (foi a primeira na América Latina a oferecer e estimular essa possibilidade), à atitude igualmente inovadora de simplificar o cartão de embarque ou, bem mais recentemente, de desenvolver na GOL Labs, o laboratório de inovação da Companhia, em 2019, o primeiro serviço de embarque por biometria facial do Brasil, o “Selfie Check-In”. No mesmo ano nasceu a GAL, o robô de autoatendimento que esclarece dúvidas dos Clientes antes do voo, no aeroporto. Em 2020, foram disponibilizados o check-in pelo WhatsApp e um aplicativo de tradução de libras a bordo, para citar apenas alguns exemplos de inovações importantes que foram pensadas e introduzidas ao longo dessas duas primeiras décadas.

As questões sociais também ganharam corpo e relevância no caminho. Tudo começou já no primeiro ano da empresa, em 2001, com o apoio da GOL ao Projeto Felicidade, voltado a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Em 2010, nascia o Instituto GOL com a missão de capacitar mão de obra para a aviação por meio do ensino profissionalizante de jovens de baixa renda. Com o sucesso da iniciativa, no ano de 2014 o Instituto passou a assinar os projetos sociais da Companhia e a protagonizar seu desempenho nesse setor. Hoje, são mais de 57 organizações apoiadas, entre elas a AACD, a Amigos do Bem, o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Teto, a Fundação GOL de Letra e o Instituto Fernando Fernandes.

E por fim, mas não mesmo importante, no ano passado, a GOL passou a ser a única Companhia brasileira a integrar uma seleta lista das 13 aéreas mundiais reconhecidas com a certificação de Estágio 1 da Avaliação Ambiental concedida pela IATA – a IEnvA. Um atestado importantíssimo de que a empresa desenvolveu uma política ambiental consistente e está exercendo suas responsabilidades. Na última década, por exemplo, a Companhia reduziu a emissão de CO2 por passageiro em 26%. Ao final de 2021, a GOL buscará a entrada no Estágio 2 da IEnvA, fato que já aponta para onde os próximos anos vão nos levar.

2020: o maior desafio da Companhia sendo convertido em mais aprimoramento

Inserida num dos setores mais fortemente atingidos pela crise da covid-19, a GOL entendeu imediatamente que a solidariedade assumiria o protagonismo. No fim de março de 2020, já à época operando unicamente uma malha essencial, a GOL foi a primeira a oferecer passagens aéreas gratuitas aos profissionais de saúde em deslocamento pelo País, compromisso que mantém até hoje. Lançou em seguida o projeto Aproximando Distâncias, plataforma de e-commerce sem fins lucrativos que promove o contato virtual dos seus passageiros com artistas e artesãos nacionais afetados pela paralisação do turismo, uma maneira inovadora de permitir que os Clientes possam fortalecê-los comprando artigos genuínos e brasileiríssimos sem sair de casa.

Como a Saúde e a Segurança são temas prioritários da Companhia, ao longo dos últimos meses, a empresa desenvolveu em parceria com o Hospital Albert Einstein, autoridade em saúde privada e pública no Brasil e na América Latina, um projeto consultivo para a avaliação, reestruturação e certificação das suas já rigorosas medidas de higienização contra o contágio pelo coronavírus em aeronaves e aeroportos. É a primeira e única Companhia do País a obter o selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19.

Passamos a utilizar com atenção total todos os nossos canais de comunicação como ferramentas eficazes para esclarecer dúvidas e informar aos Clientes sobre os novos protocolos de Segurança estabelecidos para o período de pandemia, e continuamos incansáveis na vigilância dos procedimentos especiais para esse momento inédito que o planeta enfrenta, e que vai passar.

Agora a GOL está pronta, alerta e disponível para atender às demandas dos órgãos governamentais em relação ao programa nacional de imunização.

O futuro

A chegada aos 20 anos em um momento tão único inspirou a GOL a utilizar a comemoração da data como uma alavanca. A Companhia vai se permitir ser ainda mais efetiva na missão de superar limitações, aprender muito e evoluir incessantemente para gerar ainda mais impacto positivo no setor aéreo, no país e, em alguma medida, no mundo. Por todo o ano de 2021 a celebração dos feitos dessas 2 décadas estará presente como direcionadora dos debates, das pautas e das iniciativas da GOL para o futuro.

“Decidimos, em pleno aniversário, mergulhar ainda mais fundo nas nossas vulnerabilidades, entender onde e como podemos superá-las e aprofundar o aprendizado nas questões mais complexas que temos pela frente, como os desafios ligados ao meio ambiente, às questões sociais e à própria organização interna da empresa. Sabemos bem que haverá erros e acertos, mas garantimos uma atitude: não vamos nos esquivar muito menos abrir mão do papel de aprendizes esforçados e, ao mesmo tempo, de ente atuante e relevante. O protagonismo é a nossa marca desde 15 de janeiro de 2001”, completa Paulo Kakinoff, presidente da GOL.

GOL: 20 anos em números

Com seus sonhos, esperanças, alegrias, saudades, prosperidade, preocupações e tudo mais que é inerente ao ser humano, nossos Clientes realizaram 509 milhões de viagens pela GOL até hoje, em 4.220.798 voos.

Para os 17 destinos existentes em janeiro de 2001, com 26 rotas, hoje são 63 bases domésticas (58 são próprias e 5 operadas por meio de parceiras regionais exclusivas) e 169 rotas. Para os 120 voos diários iniciais, temos agora 513 a cada 24 horas – um número que chegou a 800 decolagens diárias, na fase pré-pandemia.

Líder na ponte aérea, uma das mais movimentadas do planeta, a GOL já realizou, entre o Santos Dumont (SDU) e Congonhas (CGH), nada menos que 252.628 voos de ida e volta, conduzindo 24,8 milhões de passageiros (Santos Dumont-Congonhas-Santos Dumont).

Se em janeiro de 2001 eram 13 aviões, hoje cruzam os céus do Brasil e das Américas 127 aeronaves da GOL: 23 Boeings 737-700 (com capacidade para 138 Clientes), 97 Boeings 737-800 (186 Clientes) e 7 Boeings 737-MAX8 (186 Clientes), sendo este último modelo uma das máquinas mais modernas e eficientes já produzidas e que faz parte da renovação atual da frota da GOL. A projeção para 2021 é de uma oferta total de 3.391.138 assentos. São operações assistidas de perto e à distância por uma comitiva de 14.819 Colaboradores, divididos em 4.999 aeronautas e 9.820 aeroviários. Um time forte e apaixonado que, há 20 anos, desenha o futuro da GOL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui