A pandemia trouxe o maior desafio da nossa geração em todos os contextos e em todas as áreas. Uma crise avassaladora se instalou em nossa economia com o fechamento do comércio de norte a sul do país. Os grandes players do mercado, como mega varejistas e redes de restaurantes foram, em tese, menos afetados. Em contrapartida, o pequeno comércio local sofreu um forte baque. Mesmo após a reabertura, o cenário tem se mostrado bastante preocupante e de difícil recuperação.
Os pequenos negócios, diferente das grandes redes, não estavam financeiramente preparados para um período tão longo de recessão, e foi pensando em ajudar o setor que a Fecomércio-MT lançou uma campanha que busca a valorização do pequeno comércio. O objetivo é despertar no público o sentimento de ajudar o comerciante local e, assim, comprar dele.
A campanha foi criada pela agência Renca e traz como sua peça principal um filme em formato de storytelling, onde os protagonistas são pai e filha. Ele, dono de um pequeno comércio local em dificuldades. Ela, uma criança curiosa e perspicaz.
“A ideia era contar uma história emocional, de peito aberto, sem rótulos ou bandeiras. Pensamos em como uma criança, com seu olhar inocente de mundo, tentaria ajudar seu pai. E, a partir daí, como a ação dela cativaria o público a fazer o mesmo”, diz Douglas Bastos, Redator da campanha e criador do filme.
“Nosso cuidado foi apresentar ao público que o pequeno comércio também é feito de pessoas que têm suas próprias batalhas diárias para vencer. Estamos em um momento onde cuidar de quem está perto é essencial para superarmos essa crise, especialmente do comércio local”, afirma Natália Darini, Sócia e Diretora da Renca.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Fecomércio Mato Grosso
Agência: Renca
Redação/Roteiro: Douglas Bastos
Diretor de Arte: Janssen Barufe
Produção: Camila Carreira
Atendimento: Fernanda Rieira
Diretora de Criação: Natalia Darini
Diretor de Planejamento: João Barros
Produtora: Plano B Filmes
Diretor: Bruno Bini