Início Notícias Pesquisa de Mercado Multishow: Estudo analisa a importância da música no contexto de isolamento social

Multishow: Estudo analisa a importância da música no contexto de isolamento social

320
0

Desde 2012 o Multishow realiza um estudo profundo da indústria musical, analisando e antecipando as principais tendências do segmento e do comportamento do consumidor. A edição 2020/2021 do Music Trends foi apresentada ao mercado em junho e traz informações atuais, mostrando como o papel da música foi ressignificado pelo isolamento social neste contexto de pandemia e quais caminhos já podem ser apontados para o futuro. A pesquisa, feita em parceria com a Box 1824, especializada em tendências em consumo, comportamento e inovação, está disponível em Plataforma Gente, desde esta quinta-feira, 3 de setembro.

“Música e Multishow são sinônimos. Ajudamos a contar a história da música brasileira desde que nascemos, investindo e atuando fortemente na indústria. E uma das iniciativas que contribui para nortear nossas decisões é a Music Trends. A pesquisa traz insights e ajuda a guiar nossa programação, o desenvolvimento de novos formatos, a construção de branded content para anunciantes, entre outros”, avalia Juliana Costantini, gerente de conteúdo musical do Multishow.

Esta edição do Music Moods analisa o cenário pré e durante a pandemia e como as mudanças afetaram a forma de se consumir, produzir e de se transmitir, usando como ponto de partida as novas formas de interação social, que vão influenciar de forma permanente o comportamento do consumidor. O estudo explora 10 tendências, sendo cinco na esfera individual e outras cinco na coletiva, neste momento em que a música reforçou sua vocação social e cultural, conectando pessoas no meio de tantas narrativas diferentes, assumindo o papel de protagonista e ajudando a sociedade a atravessar este momento único de restrições impostas, levando às pessoas momentos de relaxamento e positividade.

“Uma das áreas de maior impacto nesse momento da Covid-19 foi a do entretenimento, especialmente o ao vivo e que depende de aglomeração da indústria. Algumas projeções que a gente enxergava para daqui a 5 ou 10 anos se anteciparam muito rapidamente, porque começamos a viver esse distanciamento social e a aproximação virtual. Todas as relações foram potencializadas virtualmente e com a música isso não foi diferente. O estudo procura traduzir essas mudanças em termos práticos”, explica Henrique Diaz, head de tendências e futuro da Box 1824.

O virtual continuará intenso após as mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19 e será hora de reforçar o ciclo virtual no mundo real. A indústria muda, os artistas mudam, a forma de se relacionar se transforma. Como ficam os formatos? As plataformas? As relações com as marcas? As relações com pessoas na esfera coletiva? Dentro desse contexto, a pesquisa procura mostrar o que são estes novos produzir e transmitir e como vai se estruturar o mercado. A Music Trends busca responder ainda qual o novo modelo de marketing que surgirá, para onde e para quem serão direcionados os investimentos e quem são os principais agentes deste ecossistema.

Sobre a Plataforma Gente

Gente tem como propósito compartilhar conhecimento baseado em pautas contemporâneas da sociedade, no comportamento do consumidor e nos hábitos dos brasileiros. Gente é a plataforma de estudos e insights sobre o consumidor brasileiro. É aberta a todos, acesse: gente.globo.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui