Início Notícias UFBA realiza Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na modalidade virtual

UFBA realiza Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na modalidade virtual

Evento acontece de 1º a 10 de dezembro e está com inscrições abertas para submissão de trabalhos até 12/10; para ouvintes o prazo segue até 06/11

0
Fotografia: Thales Brandão/Pelourinho-Salvador/BA

A Universidade Federal da Bahia e a  Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) realizam em dezembro deste ano o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2020. O mais tradicional evento da área de Comunicação no país, que reúne em torno de quatro mil pesquisadores, tem como temática central “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”. As inscrições estão abertas para submissão de trabalhos até 12 de outubro; para ouvintes o prazo segue até 06 de novembro.  https://intercom2020.ufba.br/.

Este ano, em função da impossibilidade de realização de eventos científicos presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus, o congresso irá acontecer, pela primeira vez na sua história, de forma totalmente virtual. A realização anual do congresso, mesmo diante de um contexto tão adverso de emergência sanitária que envolve todos os países do mundo, evidencia o compromisso da INTERCOM e sua efetiva contribuição na constituição do campo científico da Comunicação, em diálogo constante com diversas áreas do conhecimento.

Para o presidente da INTERCOM e professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, Giovandro Marcus Ferreira, as adversidades estão fazendo a entidade  repensar todos os eventos que organiza anualmente.  “Já decidimos pela realização do Encontro Inter-Regiões e do Congresso Nacional  online, seguindo diferentes associações internacionais e nacionais. Agora, estamos na fase de pensar cada atividade com muita conversa com todos que colaboram com a realização do evento, como os responsáveis pelos Grupos de Pesquisas e coordenadores de fóruns e colóquios. Estamos analisando as possibilidades tecnológicas para facilitar a participação de um grande número de pessoas, em suas diversas formas de acesso, no país e fora dele”.

O professor Giovandro Ferreira explica ainda que a entidade, sensível ao cenário atual, reduziu o valor das inscrições com o objetivo de facilitar a participação de estudantes e pesquisadores, estimulando que os participantes se associem à INTERCOM. “Quem se associar e pagar a anuidade, terá isenção da taxa de inscrição do Congresso Nacional e também abrimos um edital para que estudantes e pesquisadores possam solicitar isenção desse valor.  Enfim, estamos na busca de criar meios para proporcionar a participação, cada vez maior, de pesquisadoras e pesquisadores em  nossos eventos. Estamos muito otimistas nessa investida”, destaca.

INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do Portal da Intercom até o dia 12 de outubro para submissão de trabalhos, com pagamento até o dia 06/10; e até o dia 06 de novembro para quem quiser participar como ouvinte. Os valores são diferenciados para cada categoria, sendo elas: estudante de graduação ou recém graduado; associado da Intercom; professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação; e profissionais da área.

Para submissão de trabalhos, estudantes de graduação e aqueles que se formaram em 2019 ou 2020, devem se inscrever na modalidade Intercom Júnior. Para saber mais sobre as áreas do Intercom Júnior, clique aqui.

Doutores, doutorandos, mestres e mestrandos; estudantes de pós-graduação ou graduados devem submeter os artigos aos Grupos de Pesquisa. As ementas dos grupos de pesquisa podem ser encontradas aqui.

INTERCOM

Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)  é uma entidade  sem fins lucrativos, destinada a reunir pesquisadores e profissionais da Comunicação em uma perspectiva interdisciplinar. Seus associados estão distribuídos por todas as regiões do Brasil e no exterior.

O Congresso Nacional da INTERCOM é o principal evento da área de comunicação do país, com apresentação de pesquisas de ponta e de excelência na área de Comunicação. O evento tem como marca histórica a reunião de todos os segmentos da Comunicação e áreas que fazem interface, o que se reflete na quantidade e diversidade de participantes em cada evento realizado e na forma como o congresso é estruturado.

Desde a fundação da INTERCOM, há 42 anos, o evento conta com o apoio continuado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e das maiores agências de fomento do país, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo  (FAPESP).

UFBA

Apesar da mudança de modalidade – de presencial para virtual – a 43a edição do Congresso Nacional da INTERCOM continuará contando com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que sediaria o encontro presencial. Mas, este ano, o palco para as discussões sobre o mundo contemporâneo e suas múltiplas vozes, e para o diálogo entre professores, alunos e profissionais de diversos setores sociais e áreas de conhecimento será o ambiente virtual.

Na UFBA, a organização do INTERCOM 2020 está sendo liderada pela Faculdade de Comunicação e está sob a coordenação geral da professora Ivanise Hilbig de Andrade. A FACOM/UFBA tem mais de 30 anos de existência e é reconhecida como uma referência na formação de profissionais e de pesquisadores na área da Comunicação, não só no Brasil como em outros países.

“Estamos diante de um grande desafio que é o de realizar um congresso tão tradicional como esse, no formato virtual. Por isso, trabalhamos para garantir que as e os congressistas possam ter a melhor experiência durante os 10 dias de evento, seja em termos de acolhimento, de estrutura técnica para a participação e apresentação de trabalhos, seja para o encontro, que é a grande marca dos congressos da Intercom”, explica Ivanise Andrade.

A diretora da Faculdade de Comunicação, Suzana Barbosa, considera que é uma grande oportunidade receber, ainda que virtualmente, o 43º Congresso da Intercom e que, embora a  UFBA seja a instituição anfitriã, a comissão organizadora  conta com os colegas de outras instituições da Bahia. “Adoraríamos receber todos presencialmente na UFBA, em Salvador, mas com a pandemia mudamos o curso, assim como outros eventos no Brasil. Estamos todos e todas bastante motivados para a realização deste Congresso. Mesmo considerando um momento desafiador para todos nós, desejo que tenhamos o melhor Congresso, com muitos inscritos, participação em todos os GPs e oficinas. Tenho certeza que a comunidade da Facom, do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) e das demais instituições de ensino superior participarão ativamente”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO

O Congresso Nacional da INTERCOM manterá, mesmo na modalidade virtual, as discussões dos pesquisadores de pós-graduação no Encontro dos Grupos de Pesquisa (GPs); dos alunos de graduação na Jornada de Iniciação Científica em Comunicação (Intercom Jr.); a apresentação de trabalhos resultados práticos do ensino nas categorias da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). No Ciclo de Estudos da Comunicação (CECOM), que reúne as reflexões dos mais renomados pesquisadores do Brasil e do mundo em torno do tema anual do Congresso, os participantes poderão acompanhar a análise das temáticas mais contemporâneas e que podem transformar as perspectivas epistemológicas da área.

Complementam as atividades: o lançamento de livros e produtos editoriais dos congressistas; as Oficinas e Minicursos; o Colóquio Acadêmico, que premia os melhores trabalhos dos anos anteriores apresentados no Encontro dos Grupos de Pesquisa e no Intercom Jr.; e o Fórum que discute especificamente as tendências e problemas referentes ao Ensino da Comunicação (Ensicom). Todos esses eventos estão mantidos na modalidade virtual, sendo realizados em formatos de videoconferências,  webinários, entre outros.

A programação completa do evento será divulgada em breve no Portal da Intercom, no site e redes sociais do Congresso. (https://intercom2020.ufba.br/).

SERVIÇO

O que: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2020

Quando: de 1 a 10 de dezembro

Onde: Online

Inscrições: https://intercom2020.ufba.br/inscricoes/

Informações: https://intercom2020.ufba.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui