Início Notícias UFC 251®: USMAN x MASVIDAL

UFC 251®: USMAN x MASVIDAL

0

UFC 251: Usman x Masvidal

Horário:              19h – Card preliminar

              23h – Card principal

Local:                  UFC Fight Island, Abu Dhabi, Emirados Árabes

Como assistir: Combate e Combate Play. As duas primeiras lutas da noite serão transmitidas também no SporTV2 e no Twitter e no Facebook do UFC. Já no Tik Tok, Vicente Luque, No. 12 do peso meio-médio do UFC, e a criadora de conteúdo Isa Machado, tricampeã de Kung Fu, comandam uma live comentando os dois primeiros combates pela primeira vez na plataforma.

PRINCIPAIS ASSUNTOS:

Cinturões em jogo

O UFC 251 marca a estreia da UFC Fight Island, localizada na Ilha de Yas, em Abu Dhabi, e sede dos próximos quatro eventos da maior organização de MMA do mundo. O primeiro, que acontece neste sábado, dia 11 de julho, reúne três disputas de cinturão e mais uma série de lutas eletrizantes.

O confronto principal da noite sofreu uma baixa no final da semana passada, quando o brasileiro Gilbert Burns, que seria o desafiante ao cinturão peso-meio-médio do campeão nigeriano Kamaru Usman (16-1-0), teve de ser retirado do card por testar positivo para Covid-19. Em seu lugar, com apenas seis dias de antecedência, entrou o americano Jorge Masvidal (35-13-0), terceiro no ranking da divisão. Dono do cinturão BMF do UFC (em inglês, algo como “o maior durão de todos”), “Gamebred” vem de três nocautes, incluindo o de cinco segundos sobre Ben Askren, considerado o mais rápido da história.

Já o campeão Kamaru tem um cartel que fala por si. Com 15 vitórias seguidas, “The Nigerian Nightmare” entrou no octógono pela última vez em dezembro, quando nocauteou o americano Colby Covington. 

Na luta co-principal da noite, o campeão peso-pena Alexander Volkanovksi (21-1-0) e o ex-dono do cinturão Max Holloway (21-5-0) fazem a tão esperada revanche. Os dois se enfrentaram pela primeira vez no UFC 245, em dezembro. Na ocasião, o australiano dominou o havaiano e conquistou o título da divisão. Líder da categoria até 65kg, Holloway espera retomar o cinturão, que defendeu com sucesso por três vezes, e, de quebra, interromper a sequência de 18 vitórias de Volkanovski.

José Aldo de volta

Depois do campeão Henry Cejudo anunciar sua aposentadoria no começo maio, o cinturão peso-galo do UFC volta a ter um dono neste sábado. De um lado do octógono estará o russo Petr Yan (11-1-0), terceiro da divisão e invicto no UFC com seis vitórias seguidas. Do outro, a lenda José Aldo (28-6-0). O brasileiro, que foi dono do título peso-pena do UFC por mais de quatro anos, busca se tornar um dos poucos atletas da história a ser campeão em duas divisões diferentes. Com apenas uma luta na categoria até 62kg – uma derrota por decisão dividida para Marlon Moraes – Aldo espera conquistar sua primeira vitória na divisão e, de quebra, retomar seu posto de campeão do povo.

Mulheres em ação

Duas brasileiras também fazem parte da lista das estrelas que compõem o card principal do UFC 251. A ex-campeã peso-palha Jessica Andrade (20-7-0) enfrenta a americana Rose Namajunas (9-4-0). As duas lutaram pela primeira vez no UFC 237, no ano passado, quando a brasileira tirou o cinturão de Namajunas. Dois meses depois, em agosto, foi Jessica que perdeu o título ao ser nocauteada pela chinesa e atual campeã Weili Zhang. A vencedora da luta deste sábado deve sair de Abu Dhabi como a nova e experiente desafiante.

Já pelo peso-mosca, Amanda Ribas (9-1-0) enfrenta Paige VanZant (8-4-0). O confronto entre as duas chegou a ser marcado para o UFC Brasília, em março, mas a americana lesionou o braço e teve de ser retirada do card. Em ascensão no peso-palha, Amanda topou subir para a categoria até 57kg para a tão esperada luta contra VanZant. A mineira de Varginha está invicta no UFC, com três vitórias seguidas.

Esquadrão brasileiro em Abu Dhabi

Mais cinco atletas completam o esquadrão brasileiro na UFC Fight Island. O peso-meio-médio Elizeu Zaleski (22-6-0) enfrenta o russo Muslim Salikhov (16-2-0), o peso-leve Leo Santos (17-4-1) retorna contra o invicto cazaque Roman Bogatov (10-0-0), o peso-mosca Raulian Paiva (19-3-0) encara Zhalgas Zhumagulov (13-3-0), e as atletas peso-galo Karol Rosa (12-3-0) e Vanessa Melo (10-7-0) fazem um duelo brasileiro.

CARD PRINCIPAL

Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Jorge Masvidal

Peso-pena: Alexander Volkanovski x Max Holloway

Peso-galo: Petr Yan x José Aldo

Peso-palha: Jessica Andrade x Rose Namajunas

Peso-mosca: Amanda Ribas x Paige VanZant

CARD PRELIMINAR

Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Jiri Prochazka

Peso-meio-médio: Elizeu Zaleski dos Santos x Muslim Salikhov

Peso-pena: Makwan Amirkhani x Danny Henry

Peso-leve: Leo Santos x Roman Bogatov

Peso-pesado: Marcin Tybura x Alexander Romanov

Peso-mosca: Raulian Paiva* x Zhalgas Zhumagulov

Peso-galo: Karol Rosa x Vanessa Melo**

Peso-galo: Martin Day x Davey Grant

*Raulian Paiva irá ceder 20% da sua bolsa para o seu oponente

**Vanessa Melo irá ceder 30% da sua bolsa para a sua oponente

CONFIRA O QUE AS ESTRELAS DO UFC 251 TÊM A DIZER ANTES DE SUAS LUTAS:

José Aldo

Preparação para a luta: “Eu estava me preparando para lutar no dia 9 de maio, em São Paulo, quando tudo isso aconteceu. Fiquei na quarentena, me resguardei durante duas semanas e depois comecei a treinar com o Matheus Naccache, que ficou comigo o tempo todo. Aí a luta foi cancelada e logo depois surgiu a oportunidade de lutar na Ilha. Eu comecei a fazer a preparação física em casa e depois voltamos para a academia, só nós, já que ela estava fechada. Selecionamos três atletas e ficamos sempre nós quatro durante todo o camp. Eu sempre tento olhar o lado positivo das coisas, então penso que foi uma preparação muito boa. Porque eu pude treinar sozinho e escolher meus parceiros.”

Peso-galo: “Eu sempre tive em mente lutar em outra categoria, mas pensava que seria no peso de cima. Depois da minha última luta na divisão até 65kg, o Dedé Pederneiras propôs que a gente tentasse descer para o peso-galo. Eu procurei profissionais para entender se eu teria condições de bater esse peso e todo mundo disse que era totalmente possível. Na primeira vez, foi uma experiência, eu não tinha certeza como meu corpo iria reagir. Agora já sei como funciona, estou bem mais tranquilo. Lutar em uma categoria diferente me motiva e me rejuvenesce.”

Novo cinturão: “É uma motivação diferente, poder conquistar um cinturão em uma nova divisão. Acho que essa conquista me colocaria entre os melhores de todos os tempos, que pra mim são Georges St-Pierre, Anderson Silva e Jon Jones. Quero vencer sábado, defender meu cinturão até o final do ano e lutar mais no ano que vem. Esse é o meu plano.”

Jessica Andrade

Preparação para Rose: “Eu já estava me preparando para enfrentar a Rose, então foi uma continuação do que eu já vinha fazendo. Mas foi muito bom, porque eu tive tempo e oportunidade de melhorar em tudo. Como a Rose já conhecia o meu jogo, aproveitamos para fazer algumas mudanças na minha movimentação e na entrada de queda. Posso garantir que não serei mais um alvo fixo como fui na primeira luta e isso vai fazer muita diferença dentro do octógono.”

Voltar a vencer: “É o que eu mais quero. Sei que não preciso provar nada para ninguém. Eu e a Rose somos duas atletas que nos dedicamos muito, mas ganhar é sempre bom. Muita coisa mudou desde a nossa primeira luta. Não vai ser igual. Mas eu não sou muito de falar, prefiro deixar para sábado e surpreendê-la com o meu novo jogo.”

Nova chance pelo cinturão: “É sempre importante poder mostrar o quanto a gente melhorou, se dedicou e merece. Acredito que quem vencer essa vai ter a oportunidade de lutar com a Zhang e imagino que muito em breve. Vamos ver quem tem mais coração e vontade no sábado.”

Amanda Ribas

Lutar na UFC Fight Island: “Eu estou muito feliz. Me sentindo grande de estar em um card principal, em um evento desse tamanho e ainda por cima na estreia da Ilha da Luta. Acho que estou aqui para mostrar que eu posso treinar numa cidade pequena, como Varginha, e posso ser uma das melhores.”

Paige VanZant: “Preciso tomar cuidado, estar preparada para qualquer coisa. Eu assisti muito as lutas dela e sei que ela pode ser imprevisível. Estou entrando sábado pronta para enfrentar a melhor Paige VanZant que já surgiu no UFC. Estou colocando todo o meu coração para também apresentar a melhor Amanda Ribas possível.”

Peso-mosca: “É um grande teste para mim. É bom porque não tenho que cortar tanto peso e ao mesmo vou ver se posso ser competitiva. Estou me sentindo forte e rápida, o que é muito bom. Eu sou ambiciosa, mas mantenho meus pés no chão. Nessa semana, meu foco é todo na Paige. Semana que vem, pode ser em uma atleta Top 10, no final do ano, quem sabe não é no cinturão.”

PERFIS – CARD PRINCIPAL

Kamaru Usman

Categoria:          Campeão peso-meio-médio do UFC (6ª no ranking peso-por-peso masculino)

Cartel:                16-1-0

Apelido:              The Nigerian Nightmare

De:                       Auchi, Nigéria

Lutando por:      Dallas, Texas, EUA

Idade:                  33                                                                    

Altura:                  182cm

Peso:                77kg

Envergadura:     193cm 

Alcance de pernas: 104cm

Mais informações:

·        Sete vitórias por nocaute, uma por finalização

·        Em uma sequência de 15 vitórias

·        Vencedor da 21ª temporada do The Ultimate Fighter

·        Possui vitórias sobre nomes como Colby Covington, Tyron Woodley, Rafael dos Anjos e Demian Maia

Jorge Masvidal

Categoria:          3º no peso-meio-médio

Cartel:                 35-13-0

Apelido:              Gamebred

De:                       Miami, Flórida, EUA                     

Lutando por:      Miami, Flórida, EUA

Idade:                  35                                                                    

Altura:                 180cm

Peso:                77kg

Envergadura:     187cm

Alcance de pernas: 100cm

Mais informações:

·        16 vitórias por nocaute, duas por finalização

·        3-0 em 2019

·        Possui vitórias por nocaute sobre nomes como Nate Diaz, Ben Askren e Darren Till

·        Nocaute sobre Askren foi o mais rápido da história (cinco segundos)

Alexander Volkanovski

Categoria:          Campeão peso-pena do UFC (7º no ranking peso-por-peso masculino)

Cartel:                 21-1-0

Apelido:              The Great

De:                       Shellharbour, Austrália                

Lutando por:      Shellharbour, Austrália

Idade:                  31                                                                    

Altura:                 167cm

Peso:                65kg

Envergadura:     181cm 

Alcance de pernas: 91cm

Mais informações:

·        11 vitórias por nocaute, três por finalização

·        Em uma sequência de 18 vitórias

·        Sete vitórias no primeiro round

·        Possui vitórias sobre nomes como Max Holloway, José Aldo, Chad Mendes e Darren Elkins

Max Holloway

Categoria:          1º no peso-pena (10º no ranking peso-por-peso masculino)

Cartel:                 21-5-0

Apelido:              Blessed

De:                       Oahu, Havaí                     

Lutando por:      Waianae, Havaí

Idade:                  28                                                                    

Altura:                 180cm

Peso:                65kg

Envergadura:     175cm 

Alcance de pernas: 106cm

Mais informações:

·        Ex-campeão peso-pena do UFC

·        Defendeu o cinturão peso-pena três vezes

·        Venceu 14 das últimas 15 lutas no peso-pena

·        10 vitórias por nocaute, duas por finalização

·        Possui vitórias sobre nomes como José Aldo, Frankie Edgar, Brian Ortega e Anthony Pettis

Petr Yan

Categoria:          3º no peso-galo

Cartel:                 11-1-0

Apelido:              No Mercy

De:                       Krasnoyarsk, Rússia                      

Lutando por:      Krasnoyarsk, Rússia

Idade:                  27                                       

Altura:                 171cm

Peso:                62kg

Envergadura:     170cm 

Alcance de pernas: 96cm

Mais informações:

·        Seis vitórias por nocaute, uma por finalização

·        Em uma sequência de nove vitórias

·        Três vitórias no primeiro round

·        Possui vitórias sobre nomes como Urijah Faber, Jimmie Rivera e John Dodson

José Aldo

Categoria:          6º no peso-galo

Cartel:                28-6-0

Apelido:              Não tem

De:                       Manaus, Brasil

Lutando por:      Rio de Janeiro, Brasil

Idade:                  33                                                      

Altura:                 170cm

Peso:                62kg

Envergadura:     177cm

Alcance de pernas: 101cm

Mais informações:

·        Ex-campeão peso-pena do UFC

·        Defendeu sete vezes o seu cinturão peso-pena

·        17 vitórias por nocaute, uma por finalização

·        12 vitórias no primeiro round

·        Possui vitórias sobre nomes como Frankie Edgar, Chad Mendes e Urijah Faber

Jessica Andrade

Categoria:          1ª no peso-palha (4ª no ranking peso-por-peso feminino)

Cartel:                 20-7-0

Apelido:              Bate Estaca

De:                       Umuarama, Paraná, Brasil

Lutando por:      Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Idade:                  28                                                      

Altura:                 155cm

Peso:                52kg

Envergadura:     157cm

Alcance de pernas: 89cm

Mais informações:

·        Ex-campeã peso-palha do UFC

·        Sete vitórias por finalização, sete por nocaute

·        Venceu oito das últimas 11 lutas

·        Oito vitórias no primeiro round

·        Nove lutas no peso-palha (7-2)

Rose Namajunas

Categoria:          2ª no peso-palha (6ª no peso-por-peso feminino)
Cartel:                 9-4-0

Apelido:              Thug

De:                       Milwaukee, Wisconsin, EUA

Lutando por:      Denver, Colorado, EUA 

Idade:                  28                                                                    

Altura:                 155cm

Peso:                52kg

Envergadura:     165cm

Alcance de pernas: 100cm

Mais informações:

·        Ex-campeã peso-palha do UFC

·        Finalista do The Ultimate Fighter 20, que definiu a primeira campeã peso-palha do UFC (Foi derrotada por Carla Esparza)

·        Seis vitórias por finalização, uma por nocaute

·        Venceu seis das últimas oito lutas

·        Quatro vitórias no primeiro round

Amanda Ribas

Categoria:          Peso-mosca

Cartel:                 9-1-0

Apelido:              Não tem

De:                       Varginha, Minas Gerais, Brasil                  

Lutando por:      Varginha, Minas Gerais, Brasil

Idade:                  26                                                                    

Altura:                 160cm

Peso:                57kg

Envergadura:     167cm 

Alcance de pernas: 93cm

Mais informações:

·        Em uma sequência de quatro vitórias

·        Três vitórias por nocaute, três por finalização

·        Quatro vitórias no primeiro round

·        Faz sua primeira luta no peso-mosca do UFC

Paige VanZant

Categoria:          Peso-mosca

Cartel:                 8-4-0

Apelido:              12 Gauge

De:                       Newberg, Oregon, EUA                              

Lutando por:      Portland, Oregon, EUA

Idade:                  26                                                                    

Altura:                 162cm

Peso:                57kg

Envergadura:     165cm

Alcance de pernas: 93cm 

Mais informações:

·        Três vitórias por finalização, duas por nocaute

·        Uma vitória no primeiro round

·        Venceu seis das últimas nove lutas

MATERIAIS DE APOIO:

Por favor, veja abaixo materiais que podem auxiliar no seu conteúdo sobre o UFC 251: Usman x Masvidal e outros eventos do UFC:

B-Roll e conteúdos em vídeo

Kamaru Usman, Jorge Masvidal, Alexander Volkanovski, Max Holloway, Petr Yan, José Aldo, Jessica Andrade e Rose Namajunas

https://spaces.hightail.com/space/zTLJ78btay

Por favor, note que este conteúdo só deve ser usado em conteúdos editoriais e não em redes sociais. O conteúdo em vídeo com trechos do evento estará disponível em 1 ou 2 dias após o mesmo.

Conteúdos UFC Docs

O UFC Docs é uma plataforma que reúne todo o conteúdo audiovisual produzido pelo Canal Combate e produtoras nacionais em parceria com o UFC Brasil. Ao todo, são mais de 70 horas de material, divididas em mais de 100 episódios de 17 títulos diferentes, todas disponibilizadas de forma gratuita pelo site https://www.ufcdocs.com.br/.

Laboratório da Luta

A série testa os limites físicos de grandes nomes do MMA para explicar cientificamente o que faz de um lutador um tipo único de atleta

3ª temporada, episódio 3 – José Aldo

2ª temporada, episódio 4 – Jessica Andrade

Nascidos para o Combate

A série mergulha na história de vida e rotina de treinamentos de importantes lutadores

1ª temporada, episódio 2 – José Aldo

3ª temporada, episódio 4 – Jessica Andrade

Mulheres na Luta

A série acompanha de perto atletas de MMA e suas rotinas, dificuldades, fragilidades e desejos

1ª temporada, episódio 6 – Base Forte (Jessica Andrade)

A evolução do Combate

A série acompanha a rotina de um grupo de atletas que se submetem a baterias de testes e treinos no UFC Performance Institute

1ª temporada, episódio 5 – Jessica Andrade

Futuros Campeões

A série acompanha promissores lutadores de MMA, que compartilham suas histórias, origens, experiências de vida e sonhos.

1ª temporada, episódio 2 – Jessica Andrade

1ª temporada, episódio 6 – Leo Santos

A Reação Brasileira

A série conta a trajetória de atletas mostrando seus caminhos até chegarem ao UFC

1ª temporada, episódio 1 – Jessica Andrade

Matérias especiais

De Olho na Luta, por Vitor Miranda: Max Holloway x Alex Volkanovski

https://www.ufc.com.br/video/de-olho-na-luta-por-vitor-miranda-volkanovski-x-holloway

UFC na Ilha da Luta: 4 eventos e história sendo feita

https://www.ufc.com.br/video/ufc-na-ilha-da-luta-4-eventos-e-historia-sendo-feito

Diário da Ilha da Luta: Episódio 1

https://www.ufc.com.br/video/diario-da-ilha-da-luta-episodio-1

Diário da Ilha da Luta: Episódio 2

https://www.ufc.com.br/video/diario-da-ilha-da-luta-episodio-2

UFC 251: Embedded – Episódio 1

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-embedded-episodio-1

UFC 251: Embedded – Episódio 2

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-embedded-episodio-2

UFC 251: Embedded – Episódio 3

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-embedded-episodio-3

UFC 251: Countdown – Episódio completo

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-countdown-episodio-completo

UFC 251: Melhores nocautes e finalizações dos atletas do card

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-melhores-nocautes-e-finalizacoes-dos-atletas-do-card

Contando a história: José Aldo

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-contando-historia-jose-aldo

De Olho na Técnica: o chute baixo de José Aldo

https://www.ufc.com.br/video/de-olho-na-tecnica-o-chute-baixo-de-jose-aldo

Contando a história: Jéssica Andrade

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-contando-historia-jessica-andrade

Todos os nocautes e finalizações de José Aldo

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-todos-os-nocautes-e-finalizacoes-de-jose-aldo

Top nocautes e finalizações de Max Holloway

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-top-nocautes-e-finalizacoes-de-max-holloway

Todos os nocautes e finalizações de Jorge Masvidal

https://www.ufc.com.br/video/todos-os-nocautes-e-finalizacoes-de-jorge-masvidal

Todos os nocautes e finalizações de Elizeu Capoeira

https://www.ufc.com.br/video/todos-os-nocautes-e-finalizacoes-de-elizeu-capoeira

UFC 251: Como é lutar na Ilha da Luta?
https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-como-e-lutar-na-ilha-da-luta

De Olho na Técnica: as armas de Kamaru Usman

https://www.ufc.com.br/video/de-olho-na-tecnica-armas-de-kamaru-usman

José Aldo: “Será um novo legado e um novo domínio na categoria”

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-jose-aldo-sera-um-novo-legado-e-um-novo-dominio-na-categoria

Amanda Ribas: “Vou fazer ela entrar no meu jogo”

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-amanda-ribas-vou-fazer-ela-entrar-no-meu-jogo

Jéssica Andrade: “Vou mostrar minha nova versão”

https://www.ufc.com.br/video/ufc-251-jessica-andrade-eu-vou-mostrar-minha-nova-versao

“Minha estratégia é colocar o coração no Octógono”, diz Amanda Ribas

https://www.ufc.com.br/news/minha-estrategia-e-colocar-o-coracao-no-octogono-diz-amanda-ribas

Atualizações sobre a Ilha da Luta

https://www.ufc.com.br/news/atualizacoes-sobre-ilha-da-luta

Conheça o estreante Carlos “Boi”

https://www.ufc.com.br/news/conheca-o-estreante-carlos-boi

Ricardo Ramos e Raulian Paiva: dois nomes para ficar de olho na Ilha da Luta

https://www.ufc.com.br/news/ricardo-ramos-e-raulian-paiva-dois-nomes-para-ficar-de-olho-na-ilha-da-luta

Léo Santos e Davi Ramos: dois brasileiros “em casa” na Ilha da Luta

https://www.ufc.com.br/news/leo-santos-e-davi-ramos-dois-brasileiros-em-casa-na-ilha-da-luta

Treinos em casa e testes semanais: como brasileiras se prepararam para a Ilha da Luta

https://www.ufc.com.br/news/treinos-em-casa-e-testes-semanais-como-brasileiras-se-prepararam-para-ilha-da-luta

“Ronda me transformou em uma verdadeira vilã”

https://www.ufc.com.br/news/ronda-me-transformou-numa-verdadeira-vila

“Vão ficar surpresos com minha atuação”, diz José Aldo

https://www.ufc.com.br/news/vao-ficar-surpresos-com-minha-atuacao-diz-jose-aldo

Treinadores comentam preparação dos brasileiros para a Ilha da Luta

https://www.ufc.com.br/news/treinadores-comentam-preparacao-dos-brasileiros-para-ilha-da-luta

Conheça os brasileiros que estarão em ação no UFC 251

https://www.ufc.com.br/news/conheca-os-brasileiros-que-estarao-em-acao-no-ufc-251

Kamaru Usman x Jorge Masvidal: a história da rivalidade

https://www.ufc.com.br/news/kamaru-usman-e-jorge-masvidal-historia-da-rivalidade

+ Retrospectiva: o primeiro semestre brasileiros em 2020

https://www.ufc.com.br/news/retrospectiva-o-primeiro-semestre-brasileiro-em-2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui