Início Notícias NVIDIA amplia NVIDIA Clara e convoca parceiros de serviços de saúde globais...

NVIDIA amplia NVIDIA Clara e convoca parceiros de serviços de saúde globais para tratar Covid-19

0

Em uma grande expansão da plataforma de serviços para saúde NVIDIA Clara, a NVIDIA anuncia um desempenho revolucionário, parcerias importantes e novos recursos para ajudar a comunidade médica a rastrear, testar e tratar melhor a Covid-19.

Unindo IA e computação acelerada, a plataforma ajuda pesquisadores da área da saúde, fornecedores de soluções de tecnologia e hospitais a enfrentar a pandemia mais rapidamente e de outras formas:

  • Sequenciamento de genoma em tempo recorde O software de genômica computacional NVIDIA Clara Parabricks®, disponível gratuitamente por 90 dias para pesquisadores da Covid-19, quebrou um novo recorde, analisando toda a sequência de DNA do genoma humano em menos de 20 minutos.
  • Modelos de IA para detecção de doenças — já disponíveis, os modelos de IA desenvolvidos em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA podem ajudar pesquisadores a investigar a gravidade da Covid-19 a partir de tomografias computadorizadas do tórax e desenvolver novas ferramentas para entender, avaliar e detectar melhor as infecções.
  • NVIDIA Clara Guardian para hospitais inteligentes — lançada hoje, a NVIDIA Clara Guardian™ usa tecnologias inteligentes de análise de vídeo e reconhecimento de voz automático para garantir que a nova geração de hospitais inteligentes possa monitorar os sinais vitais dos pacientes e limitar a exposição da equipe.

“A pandemia da Covid-19 forçou os setores de tecnologia, pesquisa e saúde a colaborarem entre si para desenvolver novas soluções de computação que facilitem a compreensão da disseminação, dimensão e gravidade da doença”, afirma Kimberly Powell, vice-presidente da área de saúde da NVIDIA. “Nunca vimos uma necessidade tão grande de aplicar as melhores tecnologias de IA e computação acelerada a todas as facetas do setor de saúde como agora, e os efeitos repercutirão após a pandemia e em todo setor daqui para frente.”

“No Brasil, a NVIDIA Enterprise já tem auxiliado diversos hospitais, laboratórios e startups de saúde no desenvolvimento de soluções para combater a Covid-19”, conta Marcio Aguiar, gerente sênior da NVIDIA Enterprise para América Latina. “No caso mais recente, nos aliamos ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) para liberar o acesso ao supercomputador Santos Dumont, localizado no LNCC, com o software Parabricks instalado para qualquer cientista ou pesquisador no país que esteja com um projeto envolvendo o novo coronavírus.”

Pipelines de análise genômica na velocidade da luz

Executado nas GPUs NVIDIA A100, anunciadas recentemente, o NVIDIA Clara Parabricks quebrou o recorde de análise de sequenciamento do DNA de todo o genoma humano, reduzindo o tempo de análise a cerca de 20 minutos. A NVIDIA também divulgou os pipelines de sequenciamento de RNA acelerados por GPUs que geram resultados em menos de 2 horas, oferecendo aos pesquisadores informações essenciais sobre a suscetibilidade do paciente à doença, sua progressão e resposta ao tratamento.

“No nosso trabalho, o tempo é fundamental. Os pesquisadores do Center for Rare Childhood Disorders estão usando o NVIDIA Clara Parabricks para determinar o tratamento mais eficaz para cada paciente e atingir nossa meta de entregar resultados no mesmo dia”, explica Glen Otero, vice-presidente de computação científica do Translational Genomics Research Institute.

Acelerar a análise genômica abre caminho para a criação de conjuntos de dados maiores e de alta qualidade genômica. Um programa de genoma populacional recentemente anunciado pelo Departamento de Saúde de Abu Dhabi está usando o supercomputador Artemis do Grupo 42, equipado com os sistemas NVIDIA DGX™ e NVIDIA Clara Parabricks, para criar um genoma de referência representativo específico para cidadãos dos Emirados Árabes Unidos e incorporar a análise genômica em um programa abrangente para melhorar a qualidade clínica.

Para que os usuários usem a aceleração do NVIDIA Clara Parabricks na nuvem com mais facilidade, a NVIDIA firmou uma parceria com a plataforma em nuvem corporativa de análise genômica DNAnexus para disponibilizar, executar e gerar resultados da melhor maneira possível.

Novos modelos de IA para ajudar a detectar Covid-19

Para oferecer aos pesquisadores mais uma ferramenta na batalha contra a Covid-19, a NVIDIA lançou um conjunto de modelos de IA que podem ajudar pesquisadores a detectar e monitorar pacientes infectados por meio de dados de tomografias computadorizadas do tórax.

Os modelos estão disponíveis no mais atual lançamento da Clara Imaging no centro de software NGC™.

Desenvolvidos em uma parceria entre a equipe de pesquisa aplicada da NVIDIA e os médicos e cientistas de dados dos NIHs por meio de um acordo cooperativo de pesquisa e desenvolvimento, os modelos usaram dados de locais com taxas elevadas de infecções de Covid-19, como China, Itália, Japão e Estados Unidos.

Os modelos de IA foram criados com a estrutura de aplicações NVIDIA Clara para imagens médicas. A NVIDIA Clara oferece ferramentas específicas de treinamento de IA e fluxo de implementação que permitiram que a NVIDIA e os NIHs desenvolvessem modelos em menos de três semanas.

Desenvolver modelos de IA confiáveis é uma prioridade global, mas compartilhar dados entre países ainda é um desafio. Liderada pela NVIDIA e pelo Mass General Brigham, uma iniciativa de aprendizagem federada multinacional sobre a Covid-19 está sendo desenvolvida para expandir os modelos de IA da Covid-19 para imagens de raios X que possibilitem a adaptação ao local sem compartilhar dados de pacientes e sem violar sua privacidade.

NVIDIA Clara Guardian ajuda hospitais na linha de frente

Com a nova estrutura de aplicações NVIDIA Clara Guardian, é possível criar um ecossistema de soluções de IA extremamente importante para a segurança pública do hospital e o monitoramento dos pacientes, transformando sensores comuns em sensores inteligentes. Os principais casos de uso são a medição automática da temperatura corporal, a detecção de máscaras protetoras, o distanciamento social seguro e o monitoramento de pacientes remotos.

Parceiros de todo o ecossistema estão usando modelos pré-treinados e transfer learning para desenvolver e implementar aplicações de IA que reúnem visão, fala e processamento de linguagem natural. A implantação com a plataforma Edge AI NVIDIA EGX™ oferece aos fornecedores de soluções a capacidade de implementar e gerenciar as frotas de dispositivos de frota no ambiente hospitalar de maneira segura.

Diversos parceiros de soluções, como AnyVision, BriefCam, Care.ai, Chooch AI, Deep Vision, Diycam, IntelliSite, Malong Technologies, Ouva, SafelyYou, SAFR by RealNetwork, SmartCow, TeiaCare, Tonbo Imaging e Whiteboard Coordinator, já estão implementando soluções desenvolvidas com a NVIDIA Clara Guardian em mais de 50 hospitais e 10 mil leitos hospitalares no mundo todo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui