Início Notícias JBS Ambiental amplia gestão de resíduos em 2019

JBS Ambiental amplia gestão de resíduos em 2019

Total de materiais reaproveitados chega a 17 mil toneladas no ano: alta de 15% em relação a 2018; Empresa inaugurou duas centrais no ano e outras três unidades passaram por modernização.

0

JBS Ambiental, divisão da JBS Novos Negócios responsável pela gestão de resíduos nas operações da Companhia, reaproveitou, em 2019, 17 mil de toneladas de resíduos diversos. O volume é 15% maior do que o registrado em 2018, quando a empresa reutilizou 14,5 mil toneladas de materiais.

Em 2019, três tipos de resíduos tiveram aumento mais expressivo: papelão (passou de 3 mil para 4 mil toneladas), plásticos (de 2,8 mil ton para 3,4 mil ton) e metais (8 mil toneladas contra 6,1 mil ton no ano anterior). O volume de plástico reaproveitado pela empresa no último ano é equivalente a 567 milhões de sacolas de supermercado que deixaram de ser despejadas no meio ambiente.

Os materiais são processados pela JBS Ambiental no processo de ciclo fechado e reinseridos como matéria-prima para outras funcionalidades nas operações da própria Companhia. “Nosso objetivo é dar utilidade ao material o maior tempo possível dentro da cadeia, gerar valor aos produtos, recursos e materiais e reduzir os resíduos, promovendo um ganho sustentável completo”, afirma a diretora da JBS Ambiental, Susana Carvalho.

Como exemplo da reutilização desses resíduos, o plástico que vem das embalagens de alimentos vira pallet ou estrado utilizado para o transporte de produtos, saco de lixo e até mesmo serve de insumo para a fabricação de lixeiras, mesas e bancos em protótipos que a empresa vem desenvolvendo para uso próprio.

A empresa também reaproveitou mais de 50 mil litros de óleos, graxas e similares no ano passado, ampliando em 32% (12 mil litros) o volume de 2018 (38 mil L). Esse material é destinado para reciclagem.

Expansão

Um dos fatores que contribuiu para o aumento do reaproveitamento de resíduos na cadeia produtiva foi a abertura de unidades da JBS Ambiental e a modernização de operações já existentes. Ao todo, a empresa já opera 10 unidades de reciclagem, nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Somente em 2019, foram inauguradas duas centrais de resíduos, incluindo as plantas de Goiânia e Senador Canedo, ambas em Goiás. Além das aberturas, a empresa investiu na modernização de três unidades no estado de São Paulo: Andradina, Barretos e Lins. Somadas, as inaugurações e reformas totalizam R$ 1,6 milhão em investimentos feitos pela JBS Ambiental em 2019.

Para 2020, a JBS Ambiental prevê inaugurar outras duas centrais, além de ampliar e modernizar as unidades de Campo Grande (CG1 e CG2) e Naviraí, em Mato Grosso do Sul, e Ituiutaba, no estado de Minas Gerais, no próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui