Início Notícias Capes e Natura fecham parceria e lançam prêmio para pesquisas sobre sustentabilidade...

Capes e Natura fecham parceria e lançam prêmio para pesquisas sobre sustentabilidade e biodiversidade

0

Estimular a produção de artigos de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico voltados à sustentabilidade e à biodiversidade. Esse é o objetivo do Prêmio Capes/Natura Campus de Excelência em Pesquisa. O edital do concurso foi publicado nesta terça-feira, 14 de janeiro, no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Capes).

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site da premiação a partir desta quarta-feira, 15 de janeiro, até as 18 horas de 28 de fevereiro.

Segundo a Capes, podem concorrer trabalhos individuais ou em coautoria, de mestres ou doutores ou matriculados em programas de mestrado ou doutorado, vinculados à instituição de pós-graduação e pesquisa e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Os textos precisam abordar um dos dois temas indicados:
• Ciências moleculares e bioinformática com aplicações em tecnologias cosméticas;
• Amazônia: a ciência de dados contribuindo para conservação socioambiental e uso sustentável dos recursos naturais.

O vencedor, um para cada categoria, vai receber R$ 25 mil mais passagem área e diária para participar da cerimônia de premiação — data e local serão divulgados em breve. Os nomes dos vencedores serão publicados em junho, no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o edital, os artigos devem, obrigatoriamente, atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

terem sido publicados por autor(es) em atividade no Brasil, sendo considerado para a premiação o primeiro autor;
• terem sido publicados em decorrência de trabalho de pesquisa relacionada à dissertação de mestrado ou à tese de doutorado, defendida no Brasil, mesmo em caso de cotutela, em programa de pós-graduação reconhecido pelo MEC e devidamente registrado na Plataforma Sucupira;
• terem sido publicados de 2016 até a data de encerramento das inscrições, e decorrentes de dissertações ou teses defendidas no período de 2015 até a data de encerramento das inscrições, ou, mestrado ou doutorado em andamento até a data de encerramento das inscrições;
• cada autor poderá concorrer com apenas um artigo em uma das categorias;
• caso nenhum artigo cumpra os critérios de premiação, pode-se decidir pela não atribuição do Prêmio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui