Início Notícias Líder indígena Davi Kopenawa participa da Conferência Ethos SP

Líder indígena Davi Kopenawa participa da Conferência Ethos SP

Davi Kopenawa, uma das lideranças indígenas mais importantes do país, participa de Conferência Ethos em SP Xamã participará de dois painéis

150
0

Um dos responsáveis pela demarcação do território Yanomami em 1992, Davi Kopenawa, escritor, xamã, líder Yanomami e presidente da Hutukara Associação Yanomami, entidade criada com o objetivo de fortalecer o povo Yanomami e defender seus interesses e direitos, estará presente na Conferência Ethos 360º 2019 em São Paulo.

Reconhecido internacionalmente por sua luta pelos direitos indígenas, Davi Kopenawa estará presente em dois painéis no dia 04/09, levando uma contribuição sobre a importância do olhar, do discurso indígena e, principalmente do conhecimento dessa liderança, para conter o desmatamento, a poluição, a mudança climática, a exploração de terras e lidar com os desafios desse cenário que parece irreparável.

A discussão vai permear a percepção das mudanças do clima e de suas ameaças no dia-a-dia dos povos indígenas e dialogar sobre a intimidação constante da exploração minerária em terras indígenas.

O painel “A queda do céu – considerações para que a Floresta continue viva”, marcado para às 9h, será um bate-papo sobre a visão Yanomami da floresta e sobre seus esforços para a defesa do povo indígena e de seus territórios, além de abordar a trajetória e o papel do xamã na manutenção da floresta, da saúde e dos equilíbrios do mundo.

Às 14h, Davi também participará do painel “Por que não minerar em terras indígenas?”, que trará um debate sobre o grave problema das invasões para garimpos ilegais em terras indígenas que resultam em situações de assédio, conflito e violência. A discussão também vai levantar a necessidade de compromisso de parte do setor de mineração em garantir a segurança e os direitos dos povos indígenas, bem como os posicionamentos e esforços do atual governo para a elaboração e aprovação de um projeto de lei que regularize a mineração em terras demarcadas lançando mão dos mecanismos de royalties para justificar este modelo para enfrentamento do garimpo ilegal, um caminho que não tem dialogado com os movimentos indígenas.

Kopenawa, que já foi ameaçado de morte por garimpeiros pela sua atuação na Terra Indígena Yanomani, recebeu o Prêmio Global 500 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (único brasileiro além de Chico Mendes a receber a honraria), tem uma autobiografia best-seller em francês (na qual denunciou a destruição do seu povo) e foi convidado a assinar o Harvard Guest Book, honraria reservada a personalidades históricas e cientistas, como Dalai Lama, Nelson Mandela e Stephen Hawking.

Com todo esse repertório e consciência política de seu papel e representação, sua articulação é relevante para as questões relacionadas a demarcação de terras indígenas, Davi defendeu e defende, frente a todos os últimos governos, os direitos indígenas previstos na Constituição, lutando para que a lei seja respeitada e os povos indígenas sejam preservados.

Sobre a Conferência Ethos 360º em São Paulo

Realizada desde 1998, a Conferência Ethos mantém a dinâmica 360º: palestras simultâneas acontecem num mesmo espaço, sem divisórias ou isolamento acústico e fones de ouvido permitem que os participantes possam migrar de um painel para outro e alternar a audiência conforme o interesse e, assim, aproveitar melhor os diálogos.

A Conferência Ethos privilegia um espaço integrado para o desenvolvimento de carreiras e negócios. Gestores, empreendedores e especialistas de diferentes setores estarão reunidos para debater alternativas em prol da agenda dos negócios e do desenvolvimento sustentável do país.

IMPRENSA

SERVIÇO

O quê: Conferência Ethos 360º São Paulo 2019

Quando: 03 e 04 de setembro de 2019

Onde: Piso Térreo + Mezanino do Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal)

Endereço: Avenida Pedro Alvares Cabral, S/N – Parque Ibirapuera – Portão 03 – São Paulo (SP)

Inscrições: https://www.ethos.org.br/conteudo/inscricao-conferencia-ethos-2019-sao-paulo/?id=821

Mais informações: www.conferenciaethos.org/saopaulo

INVESTIMENTO

Empresas não associadas: R$ 1.300,00

Associadas Ethos: têm descontos e benefícios correspondentes a cada plano de associação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui