Início Notícias Digital Associação Brasileira dos Produtores de Abacate cria site para os apaixonados pela...

Associação Brasileira dos Produtores de Abacate cria site para os apaixonados pela fruta

0
Divulgação

O site www.amoabacate.com.br já está no ar. É um canal exclusivo que a Abacates do Brasil – Associação Brasileira dos Produtores de Abacate, organização que reúne cerca de metade da produção nacional do fruto, criou para se comunicar com os consumidores de forma mais direta e efetiva, e assim orientar para a diversidade de uso e consumo do fruto, que pode ser desde uma entrada, prato principal, bebidas e sobremesas. Além disso, a página traz também dicas de como utilizar o abacate para os benefícios à estética com receitas para a beleza e hidratação da pele, uso terapêutico, as variedades da fruta, receitas gourmet e dicas de nutrição.

 
Recentemente numa parceria com a escritora e pesquisadora Conceição Trucom a Abacates do Brasil patrocinou o livro Amo Abacate, como forma de incentivar o consumo no Brasil. Muito além da forma doce, consumo tradicional entre os brasileiros, o livro traz receitas salgadas e funcionais, receitas de cosmética natural e ainda como trabalhar a fruta no campo terapêutico. O lançamento aconteceu em junho, durante a Biobrazilfair – 15ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e da Agroecologia em São Paulo. Esse também foi mais um movimento da Abacates do Brasil no sentido de incentivar o consumo no mercado interno.


De acordo com Jonas Octávio, diretor presidente da Abacates do Brasil “ A Abacates do Brasil percebeu que o público consumidor está se fortalecendo e querendo informação especializada sobre Abacate, por essa razão decidimos montar um canal específico para quem Ama Abacate, seja por receitas, vídeos ou conteúdo especializado, os apaixonados por abacate podem por meio do site, ter acesso a informação online em tempo real sobre o fruto. ”

Ainda de acordo com Jonas, a Abacates do Brasil vê e acompanha o crescimento de consumo de Abacate em todo o país, e espera contribuir com este crescimento trazendo ao consumidor todas as vantagens de consumo do fruto. Para ele os hábitos de consumo estão mudando, há um aumento do crescimento do veganismo e vegetarianismo e o abacate é um alimento muito importante para esse segmento e para o público em geral.

“Nosso papel também está no outro lado na produção, onde incentivamos nossos associados produtores, a trabalharem com as boas práticas de produção, e com novas tecnologias, aumentando a produtividade e trabalhando em sinergia com o meio ambiente, sempre em busca da preservação”, destaca Jonas.


Amo Abacate

No livro Amo Abacate, a pesquisadora e escritora Conceição Trucom trata de maneira clara e leve, como aumentar o conhecimento da população brasileira sobre os muitos benefícios do consumo desta fruta, desmistifica enganos sobre seu poder calórico, e assim provocar o reconhecimento e segurança de mais esta soberania alimentar. O livro é comercializado no Portal Doce Limão: www.docelimao.com.br


Associação Abacates do Brasil
A Abacates do Brasil foi criada em 2006, é uma organização civil sem fins lucrativos, organizada por produtores rurais e demais elos representados na cadeia produtiva do Abacate.


Ela atua em todo o território nacional, e tem como objetivo central a promoção de Abacate como produto no campo da produção, comercialização, industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outros benefícios.


Seu objetivo é unir os produtores de abacate imprimindo sustentabilidade na cadeia produtiva.
A associação Abacates do Brasil atua no desenvolvimento das seguintes finalidades:
• Buscar constantemente o desenvolvimento tecnológico da cadeia do Abacate;
• Incentivar o aumento do consumo per capita de Abacate no Brasil e no exterior;
• Garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do abacate no Brasil;
• Preservar o meio ambiente.

A associação Abacates do Brasil fomenta o crescimento da cadeia produtiva do Abacate, amparada na força nutricional do fruto.


Dados da produção no Brasil

A produção de frutas no Brasil representa 41.023.611 toneladas, conferindo ao país o 3º lugar na produção mundial de frutas. Segundos dados do CEAGESP (2016), o consumo de abacate está posicionado em 12º lugar no consumo dos brasileiros. A produção brasileira de Abacate chega a 195.492 toneladas, o destaque de região produtora fica com os Estados de São Paulo (160.945 toneladas), Minas Gerais e Paraná. O IBGE (POF 2008) aponta que o consumo percapta no Brasil é de apenas 1kg/ano. Para um país de tamanho continental como o Brasil, esse consumo fica bem abaixo do esperado, já que em outros países como o México o consumo percapta fica em 8 quilos e nos EUA é de 5 quilos.

Segundo dados do IBGE na Pesquisa Agrícola de Municípios, a área brasileira destinada a produção de abacate foi de 10.868 hectares, em 2016. O destaque fica para a região Sudeste.

Os associados da Abacates do Brasil são produtores de abacate, muitos deles diversificaram sua produção com subprodutos usando o abacate como matéria prima. Mas um dos produtos novos é o Óleo de Abacate e de Avocado. Óleo funcional extremamente nutritivo e com amplo uso na culinária e gastronomia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui